Estaleiro inglês adere a programa de redução de carbono a partir de tecnologia de biomassa
O estaleiro britânico Sunseeker International anunciou o lançamento de seu mais recente projeto: um programa de redução de carbono, em parceria com a fundação AMP Clean Energy. Como parte da iniciativa, o estaleiro usará tecnologia de biomassa para transformar resíduos de madeira em calor renovável.
Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações
A Sunseeker, que produz cerca de 1 360 toneladas de madeira utilizável em seu processo de produção — tanto em Poole, no Reino Unido, quanto em Portland, nos Estados Unidos — decidiu aderir a esse reaproveitamento de materiais: esses resíduos serão utilizados como fonte de calor renovável em seus dois locais, economizando aproximadamente 1 200 toneladas de carbono por ano.
Para isso, a AMP Clean Energy financiou e instalou duas caldeiras de biomassa nas sedes do estaleiro: uma de 500 kW, no Centro de Tecnologia Sunseeker que fica em Mannings Heath, Poole; e uma de 1 MW — acompanhada de equipamento auxiliar — que fica em Osprey Quay, em Portland. As duas unidades proverão aquecimento sob um contrato de fornecimento de energia de 20 anos.
Você quer ver sua marca dentro das plataformas NÁUTICA? Saiba como anunciar!
Como resultado, a Sunseeker substituirá o combustível fóssil como fonte primária de calor, levando a construção de embarcações para um futuro de manufatura mais sustentável. Além disso, o estaleiro economizará cerca de 24 mil toneladas de carbono — o que equivale a cerca de 100 mil euros por ano, ou 2 milhões de euros durante o acordo.
Leia também
» Programa de reequipamento promete aumentar vida útil de barcos de forma sustentável
» Fabricante sueca de barcos elétricos expande atividades para os Estados Unidos. Confira
» Estaleiro francês especializado em catamarãs construirá iates movidos a hidrogênio
“Este é um projeto realmente inovador que apoia nosso desenvolvimento sustentável e nossa responsabilidade de reduzir as emissões de carbono em todas as operações”, disse a CEO da Sunseeker, Andrea Frabetti.
Ela continua: “Toda a madeira que usamos no processo de construção de barcos vem de fontes certificadas pelo FSC, e esta solução tem dois lados positivos: evita que os resíduos acabem em aterros e nos fornece uma fonte renovável de calor. Os custos e as reduções de carbono falam por si, e isso significa que podemos continuar a reduzir a dependência de combustíveis fósseis em nossas instalações, bem como reduzir as emissões em toda a cadeia de abastecimento”.
O diretor executivo da AMP Clean Energy, Richard Burrell, descreveu a parceria como uma “economia circular”: “Nossa solução foi mostrar como os resíduos de madeira na fábrica Sunseeker poderiam ser limpos, lascados e processados no local e então reutilizados como biomassa para fornecer calor renovável a dois locais principais”.
O diretor completou: “Esta é realmente a economia circular em ação — estamos falando sobre reutilizar os resíduos de madeira que surgem durante o processo de fabricação, reduzir o volume de material que vai para o aterro, fornecer calor renovável para suas instalações de fabricação e reduzir a dependência da Sunseeker do petróleo e gás para aquecer seus edifícios”.
Por Naíza Ximenes, sob supervisão a jornalista Maristella Pereira.
Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Equipamentos da tradicional marca japonesa prometem manutenção simples, com taxa abaixo de 3%
Dois grandes sucessos da marca atracarão no salão, de 28 de novembro a 1º de dezembro, no Lago de Itaipu
Espécie não era vista na costa de Washington desde 1970; um dos animais avistados é sobrevivente das capturas
Preparado em uma tradicional panela de barro, prato exclusivo é o carro-chefe do restaurante especializado em frutos do mar
Evento acontece em paralelo com o salão náutico, no dia 30 de novembro, no Iate Clube Lago de Itaipu