No Salvador Boat Show, Marinha do Brasil falou sobre sua atuação na Bahia
Visitantes puderam conferir maquetes de embarcações atuantes na patrulha naval; veja fotos
A Marinha do Brasil marcou presença no 1º Salvador Boat Show, que terminou neste domingo (10), na Bahia Marina. O primeiro-sargento Ítalo foi um dos oficiais presentes no estande da entidade. Por lá, ele falou sobre a atuação da Marinha na Bahia, assim como tirou dúvidas da comunidade náutica — com direito a maquetes de embarcações utilizadas na patrulha naval.
Pessoas com baixa visão velejaram na Baía de Todos-os-Santos
Salvador Boat Show: Confira quem passou pelo Lounge NÁUTICA nos últimos dias de evento
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
De acordo com o primeiro-sargento, a Marinha tem a função de preservar a vida das pessoas e atuar no combate à poluição. “Nossa finalidade seria a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição hídrica”, explicou.
Além disso, com as lanchas de patrulha, a entidade também faz a fiscalização de embarcações. “A gente se aproxima, faz abordagem, se apresenta e cobra a documentação do barco e habilitação”, disse.
Feito isso, eles conferem os dados dos tripulantes e o material de segurança e salvatagem (conjunto de medidas tomadas para resgatar ou manter a vida das pessoas em situação de emergência). “Se estiver tudo certo com a embarcação, ela é liberada. Caso contrário, ela é notificada para prestar esclarecimentos, podendo até ser autuada posteriormente para manter a segurança no mar”, falou.
Tudo isso é feito a bordo de embarcações como a Corveta Caboclo, um tipo de navio de guerra de escolta. A embarcação fica sediada na Base Naval de Aratu, na península do Paripe, em Salvador. Mas, uma maquete do navio estava disponível no estande para os visitantes conferirem.
A Corveta Caboclo faz patrulha naval e reboque– disse Ítalo
Outra maquete disponível no estande da Marinha do Brasil no Salvador Boat Show, o primeiro 100% sobre as águas, foi a de um modelo de lancha também usado na fiscalização marítima. Segundo o primeiro-sargento, a embarcação é usada para o serviço de polícia administrativa.
1º Salvador Boat Show
O Salvador Boat Show chegou em grande estilo, com 100% de seus expositores sobre as águas da Bahia Marina, na inconfundível Baía de Todos-os-Santos. Embarcações de diversos modelos, motores, equipamentos, acessórios e serviços ligados ao setor estiveram na capital baiana.
Visitantes tiveram a sensação genuína de imergir no universo náutico visitando estandes flutuantes, conferindo barcos lado a lado, em um cenário mais que convidativo para uma vida no mar. Já consagrado como o maior salão náutico do Nordeste, o evento ainda apresentou experiências exclusivas e um mar de oportunidades.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Com imóveis cada vez mais caros, viver a bordo tem se tornado uma boa opção para quem vive no país
Com estreia ainda em 2024, nova SR170 Viper é opção para quem procura pelo primeiro barco com recursos multifunções
Navio do explorador Ernest Shackleton afundou em 1915, forçando fuga surpreendente da tripulação de 28 homens
Serão mais de 800 km de trajeto total, passando por cidades como Rosana, Guaíra e Foz do Iguaçu, no Lago de Itaipu
Marca comandada por Paulo Fernando esteve presente no Salvador Boat Show com suas carretas e revelou novidade em primeira-mão