Terra à vista! Tripulação de Náutica navega até Santa Helena em novo vídeo de travessia

Muita imersão a bordo e pura navegação recheiam o terceiro episódio da série "Uma Aventura no Atlântico"

23/02/2023

A saga da tripulação de NÁUTICA pelo oceano Atlântico a bordo de um catamarã a motor ganha intensidade no terceiro episódio de “Uma Aventura no Atlântico”, que estreou nesta quinta-feira (23), no Canal Náutica.

O episódio acompanha oito dias de pura navegação, com muita imersão no barco. O espectador se sente parte da tripulação seguindo os bastidores da aventura, a preparação das comidas a bordo e até os cuidados com os motores Yanmar, como o processo de descarbonização – essencial para uma jornada segura.

A tripulação parte de Luderitz, na Namíbia, ponto estratégico para a travessia do oceano Atlântico – destino também escolhido por Amyr Klink, em sua travessia realizada em 1984. A próxima parada do catamarã é em Santa Helena, a remota ilha que é território britânico e foi o último refúgio de Napoleão Bonaparte

É hora de conferir todos os detalhes, manobrar o barco e apontar para o mar aberto – Guilherme Kodja, comandante da travessia

Mas, primeiramente, é hora de cruzar o Meridiano de Greenwich, a linha que divide o planeta entre leste e o oeste, bem como serve de guia para determinar todos os fusos horários do planeta. A equipe também aproveita par fazer um experimento oceanográfico, apelando para a milenar tradição de mandar recados pelo mar, com uma mensagem dentro da garrafa. Assista abaixo!

 

 

“A ideia é saber mais sobre correntes marítimas e a dispersão de materiais no oceano. Além disso, também buscamos uma forma de conectar pessoas e culturas distantes, criando um elo de curiosidade e descoberta, usando o oceano como conexão”, explica Guilherme Kodja.

A sensação de estar isolado do mundo exterior é realmente transformadora e a conquista de atravessar grandes distâncias é incrível – Guilherme Kodja

Golfinhos navegaram lado a lado com o catamarã da travessia e, depois de oito dias seguidos no mar, Guilherme Kodja e a tripulação finalmente desembarcam em Santa Helena e têm um dia livre para conhecer a ilha.

Acompanhado de um guia de turismo, a equipe faz um tour completo pelo destino, descobrindo belas paisagens, pontos históricos e a história de Santa Helena, que já foi domínio português, holandês e britânico. A equipe também visita a casa que foi o último exílio de Napoleão Bonaparte e o túmulo onde ele foi enterrado, em 1821.

 

Saiba mais sobre “Uma Aventura no Atlântico”

Um catamarã a motor com quatro tripulantes encara o desafio de cruzar 4.455 milhas náuticas pelo oceano Atlântico. Com todo o trajeto documentado em vídeo, a viagem deu origem à nova série de NÁUTICA: “Uma Aventura no Atlântico”.

Sucesso de público, a produção recebeu centenas de elogios dos espectadores desde que seu lançamento. “Prevejo que essa série será a melhor do ano. Isso sim é conteúdo náutico de primeira”, foi um dos comentários que o primeiro episódio recebeu.

 

A emocionante jornada durou cerca de um mês e incluiu paradas em ilhas remotas e avistamento de baleias e golfinhos. Nos sete episódios da série, divulgados semanalmente no Canal Náutica, você pode conferir os detalhes desta navegação, rotina a bordo, lugares e as experiências incríveis.

A travessia começou na Cidade do Cabo, a bordo de um catamarã de 46 pés com dois motores Yanmar 8LV370 biturbo — extremamente silenciosos e eficientes, como atestou a equipe nesta navegação. O destino final é a catarinense Itajaí. Inscreva-se no canal para acompanhar tudo sobre essa aventura.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Circuito Ilhabela de Vela Oceânica - Copa Mitsubishi de Vela começa em 1º de março

    Dividida em dois finais de semana, primeira etapa da temporada 2024 acontece nos dias 2, 3, 9 e 10 de março

    Arquiteto cingalês cria projeto de restaurante à beira-mar com formato de tartaruga gigante

    Estabelecimento, além de criar conexão com o animal, se conecta com a natureza e com a sustentabilidade

    FS 290 Outboard estreia sobre as águas de Fort Lauderdale, na Flórida

    Embarcação é fruto do recém-inaugurado novo centro de distribuição da FS Yachts nos EUA

    Público do Rio Boat Show 2024 tem desconto exclusivo em hotel oficial

    Bem localizado, Novotel Leme oferece condições especiais para visitantes do salão náutico mais charmoso da América Latina

    Visita de mergulhador a restos de baleia vence concurso de fotos subaquáticas do mundo; veja imagens

    Competição de fotos de dentro do mar acontece anualmente e conta com diversas categorias