São Paulo Boat Show bate recordes e se consolida como principal palco de negócios náuticos da América Latina
Ao todo, 40 mil pessoas passaram pelo evento, onde mais de 700 barcos foram vendidos em seis dias
Com registro de números recordes, o São Paulo Boat Show terminou no último dia 24, reafirmando seu título de principal palco para o mercado náutico na América Latina. Durante os seis dias de evento, mais de 700 barcos foram comercializados, enquanto cerca de 40 mil visitantes passaram pelo salão.
Lancha que pertenceu a Ayrton Senna emociona visitantes do São Paulo Boat Show
Evolução dos jets é destaque no Museu da Moto Aquática, no São Paulo Boat Show
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Para alcançar números expressivos, o salão deste ano foi ampliado. Em um espaço de 32 mil m² no São Paulo Expo, na zona sul de São Paulo, mais de 170 embarcações foram expostas, sendo 50 lançamentos.
As ofertas atenderam a consumidores de diferentes perfis econômicos, já que o evento exibiu desde cotas compartilhadas de barcos a partir de R$ 25 mil e motos aquáticas de R$ 65 mil, até iates de luxo avaliados em mais de R$ 15 milhões.
Além das embarcações, os visitantes encontraram uma ampla gama de produtos, como motores, brinquedos náuticos, equipamentos de segurança, decoração, serviços e até cursos de pilotagem e apólices de seguros.
Entre as inovações apresentadas no evento, destaque para o jet que vira prancha, um futurista carro que navega sobre as águas e um barco em formato de casa. Isso sem falar do sorteio de uma lancha Fibrafort equipada com motor Yamaha, avaliada em mais de R$ 200 mil.
Mais do que uma exposição, o São Paulo Boat Show se tornou o destino preferido para quem deseja adquirir embarcações ou realizar upgrades, inclusive, com uma mudança no perfil dos consumidores, que agora aguardam a realização dos salões ao longo do ano para fechar suas negociações. Vale destacar que em 2024 já foram quatro Boat Shows, e mais dois estão por vir — em Salvador e em Foz do Iguaçu.
“O São Paulo Boat Show deste ano confirmou uma tendência que temos observado: o público náutico cada vez mais espera pelos Boat Shows para realizar suas compras. O feedback dos expositores foi extremamente positivo, com vendas sendo concretizadas durante todos os dias do evento. Esse comportamento tem causado oscilações no mercado ao longo do ano, com um aumento expressivo nas vendas coincidindo com os eventos”, afirma Thalita Vicentini, diretora geral da Boat Show Eventos.
O sucesso deste ano, não apenas em São Paulo, mas também nos outros Boat Shows do calendário, deve contribuir diretamente para que o setor encerre 2024 com saldo positivo, já que cerca de 70% das vendas de barcos no Brasil ocorrem por conta desses eventos– completou a diretora
Essa mudança no comportamento dos consumidores também foi percebida por Eduardo Colunna, presidente da Acobar. “Observamos uma oscilação nas vendas do setor náutico em 2024, mas o saldo para o ano será extremamente positivo, superando os números de 2023”.
Atingiremos a marca de 150 mil postos de trabalho, um crescimento de 25% em relação ao ano passado, quando tínhamos 120 mil– ressaltou Colunna
O presidente da Acobar destacou ainda que “esse aumento de emprego abrange todo o setor, desde a construção de embarcações até serviços de manutenção, marinas e outras áreas relacionadas”. Para ele, “a indústria náutica brasileira atingiu um nível de excelência construtiva, com mão de obra qualificada e produtos que se tornaram referência internacional, reforçando nossa competitividade global”.
Expositores também reforçaram a importância dos Boat Shows como o principal cenário para a concretização de negócios náuticos no país. Márcio Schaefer, CEO da Schaefer Yachts, foi um dos que celebrou os resultados obtidos.
“Alcançamos nossa meta, que desde o início foi bastante ousada. O público presente foi extremamente qualificado e conseguimos superar com folga as expectativas do ano passado. Isso reforça a importância do evento para o setor e o nosso compromisso com a excelência”, comentou Schaefer.
A Ventura Experience compartilhou dos resultados positivos. Para a marca, “este é o maior evento náutico da América Latina, que vende, atrai público e transforma empresas. Todos os anos, o salão se supera, e este ano não foi diferente. Lançamos um produto de pequeno porte que se tornou o mais vendido de toda a nossa história”.
Fábio Bisolatto, sócio da WellCraft, igualmente destacou o impacto positivo do São Paulo Boat Show. “A feira cresce a cada ano e o público está extremamente qualificado. Recebemos muitos clientes de alto nível e o evento superou nossas expectativas. Este ano já é nosso recorde de vendas desde 2021, quando começamos a participar. Só temos a agradecer ao Boat Show”, revelou.
José Carlos Barros, diretor comercial da Sessa Marine, compartilhou a expectativa de resultados contínuos após o evento: “O São Paulo Boat Show sempre gera uma expectativa muito alta em termos de visitação qualificada e em volume de negócios. Algumas vendas já foram realizadas, mas muitas negociações ainda estão em andamento e acreditamos que o evento trará resultados ainda melhores à medida que essas negociações se concretizem nos próximos meses”.
Ainda em 2024, a Boat Show Eventos realizará mais dois eventos náuticos. De 6 a 10 de novembro ocorre o inédito Salvador Boat Show, na Bahia Marina. Já de 28 de novembro a 1º de dezembro será realizada a segunda edição do Foz Internacional Boat Show, no Lago de Itaipu.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Walk around cabinada de luxo chega recheada de tecnologia e empolga pela performance esportiva
Salão acontecerá entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, nas águas doces do Lago de Itaipu, no Paraná
Patrimônio histórico e cultural da cidade tem sofrido com o avanço das marés acima do normal
São quase 90 m² de área útil, com pernoite para seis pessoas e ingredientes de sobra para curtir rios, lagos, represas e baías abrigadas
Construído em 1974, este Swan 48 foi um dos destaques da 1ª etapa da competição, na classe RGS Clássicos