Segunda etapa do Campeonato Brasileiro de SUP reuniu mais de 170 atletas na Bahia

Por: Redação -
08/08/2017

Mais de 170 atletas participaram da segunda etapa do Campeonato Brasileiro de SUP, realizada pela ABASUP, CBSUP, CBS e SUP Bahia. O local escolhido para sediar a competição foi a Praia da Preguiça, com a raia de prova em percurso compreendido entre o Forte São Marcelo e o Farol da Barra.

Da praia, o mar parecia flat e sem vento, mas logo após o quebra mar os atletas se depararam com vento forte, corrente, maré reversa, numa prova tão dura quanto bela.

Pódio 100% baiano na Fun Race Masculina, com Rickson em primeiro, (Associação de Remo Salvador), Alexandre Midlej em segundo (Ilhéus) e Wanderson Santana em terceiro (Toucan Sports). O quarto lugar ficou para Emerson Santos, o Juba (SUPAXé) e o quinto para Paulo Rubem, o Shock (Toucan Sports). Foram mais de 20 competidores nessa categoria. Já no feminino, o lugar mais alto foi para a carioca Karine Aragão, seguida por Elaine Beserra e Juliana Amaral, atletas CTS e Rua K SUP Clube e na sequencia, Marina Penteado, do Yacht Clube da Bahia e Izabela Luz, também atleta CTS.

A Race Amador Masculino recebeu 25 atletas e a vitória foi do garoto Guilherme Cunha, seguido por Gabriel Ortiz, ambos de São Paulo. O terceiro lugar foi para o baiano Anderson da Anunciação, de Barra do Serinharém (Toucan Sports)seguido por Fabricio Rodrigues (Associação de Remo Salvador I Barra Paddle Team) e Guilherme Santos, também da Associação de Remo Salvador. Talita Silva puxou as meninas do Race Amador, seguida por Iris Azi, da Bahia, Liliane Martins e Paty Mesquita, do Rio de Janeiro e Nicole Saback, de Salvador.

Raia cheia também na categoria 14″ Masculino. Bruno Torquato, do Rio de Janeiro liderou a prova de ponta a ponta e chegou a ser o “fita azul” nos primeiros quilômetros.

O baiano João Carlos Mendes foi o segundo colocado, seguido Bruno Bonfim, também da Bahia. A quarta colocação ficou para Luiz Huka, de São Paulo e a quinta posição foi de Itamar do Carmo, do Rio de Janeiro. No feminino, vitória de Vanessa Castro, atleta do Yacht Clube da Bahia, seguida pela baiana Marina Mapuranga, do Barra Paddle.

Na categoria elite foram 3 baianas entre as top 5 do país e um total de 9 participantes. A carioca Lena Guimarães, recém chegada de uma temporada na Europa, foi a grande vencedora. As baianas Bárbara Brazil e Paloma Sapucaia ocuparam as 2ª e 3ª posições, seguidas por Aline Abad, de São Paulo e Mel Figueredo, da Bahia.

No Race 12,6″ Masculino foram mais de 30 atletas na raia, e as posições se alternaram muitas vezes. Arthur Santacreu (SP) liderou quase metade da prova, mas Luis Guida Animal (SP) aproveitou a boa leitura de mar, a experiência nessa raia e sobretudo a sua habilidade com o downwind para levar o primeiro lugar e depois fazer o trecho final inteiro surfando nos bumps. Santacreu, que fez uma excelnte prova, encerrou a prova em segundo lugar e Guilherme dos Reis (SP, Ilhabela) em terceiro. Os cariocas Eri Tenório e Márcio Adriani ficaram em quarto e quinto.

Cláudio Britto e Sinara Pazos chegaram na frente no Paddleboard e garantiram a vaga para o Mundial ISA, que vai acontecer em setembro, na Dinamarca.

Maurício Abubakir ficou com a segunda colocação e Genauto França com a terceira.

Antes da entrega de prêmios o atleta Eduardo Cantharino foi presenteado com uma prancha de SUP nova. Ele foi o ganhador do concurso de fotos realizado no Instagram. As fotos participantes estão na rede social com a hashtag BahiaRacePro.

Os resultados do evento também foram válidos para o Baiano de SUP. Esta foi a 5ª etapa do Baiano. Ainda estão previstas mais duas etapas, uma em Itacaré e a outra no Yacht Clube da Bahia, em datas a serem confirmadas.

Fotos: Nicole Saback

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Conheça a história de Frank Fiegel, o Popeye de verdade

    O verdadeiro marinheiro jurava nunca ter perdido uma briga e teve até uma namorada parecida com a Olivia Palito

    Tipos de proa: conheça os diferentes formatos e a indicação para cada barco

    Desenho desta parte da embarcação pode afetar drasticamente o desempenho do barco

    Saiba o que fazer em caso de queimadura por água-viva

    Com maior fluxo nas praias, período mais quente do ano colabora para casos de acidentes com o animal

    Teste Real 280 Special Deck: uma lancha de sangue quente

    O barco tem cockpit espaçoso, motor de popa e plataforma ao mesmo tempo; na navegação, chegou a quase 40 nós com um motor de 250 hp

    Habilitação náutica: entenda nova regra e saiba qual documento vale para pilotar cada barco

    Saiba quais barcos pode pilotar o habilitado nas categorias arrais amador, mestre amador, capitão amador e motonauta