Novo submarino Tonelero será lançado ao mar no fim de março, no Rio de Janeiro

Embarcação militar de 71,6 metros é oriunda do Programa de Desenvolvimento de Submarinos, selado entre Brasil e França

29/02/2024
Foto: LinkedIn ICN/ Reprodução

Depois de muita espera, está chegando o dia do submarino Tonelero conhecer os mares pela primeira vez. A embarcação, que é a terceira da Classe Riachuelo (também chamada de S 42), será lançada oficialmente em 27 de março, durante cerimônia militar.

O evento de lançamento será realizado no Estaleiro de Construção (ESC), localizado no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro. A data foi divulgada pelo comandante da Marinha, almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen — que também foi diretor-geral de desenvolvimento nuclear e tecnológico da Marinha do Brasil.

Foto: LinkedIn ICN/ Reprodução

O submarino Tonelero faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), um projeto ambicioso, fruto de um acordo estratégico selado entre Brasil e França em 2008, que tem como objetivo transferir tecnologia para a fabricação de embarcações militares.

 

A primeira seção do Tonelero foi entregue em janeiro de 2017, pela Nuclebras Equipamentos Pesados S/A (Nuclep). Em outubro de 2020, a Itaguaí Construções Navais (ICN) iniciou a transferência da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UEFM) para o Estaleiro de Construção (ESC).

Foto: LinkedIn ICN/ Reprodução

Assim, a transferência da segunda seção marcou a fase de preparação final do terceiro submarino convencional do PROSUB. Vale ressaltar que a cerimônia de integração do S-BR3 aconteceu junto do lançamento ao mar da S-BR2, realizado no final de 2020, no Complexo Naval de Itaguaí.

Conheça o submarino Tonelero

O “batismo” do Tonelero vai marcar o início do processo de testes para o futuro comissionamento (fase que assegura que os sistemas e componentes estejam de acordo com as necessidades e requisitos operacionais) de mais um submarino da Classe Riachuelo.

Foto: LinkedIn ICN/ Reprodução

Baseado no projeto Scorpène, da gigante francesa Naval Group e construído pela ICN, a embarcação militar conta com 71,6 metros de comprimento e pesa aproximadamente 1.870 toneladas — o equivalente a 234 carros populares.

 

Assim, o submarino Tonelero será o segundo a carregar este nome na Marinha do Brasil, em homenagem às Fortificações do Passo do Tonelero, à margem direito do rio Paraná. O local foi conquistado em batalha pela esquadra do Império do Brasil na Guerra do Prata.

Origens do submarino Tonelero

O primeiro Tonelero, segundo da Classe Humaitá e chamado de S 21, tem origem britânica e foi construído pelo estaleiro Vickers Limited, em Barrow-in-Furness Lancashire, na Inglaterra. Lançado ao mar em 22 de novembro de 1972, ele foi incorporado à Armada Brasileira em 1977.

Foto: Tonelero e quatro IKL-209-1400, saindo para exercício/ Serviço de Relações Públicas da Marinha (SRPM)/ Divulgação

Após 24 anos de serviço ativo, o famoso submarino Tonelero sofreu baixa em 2001. Durante mais de duas décadas, ele atingiu 168.368 milhas (cerca de 270 mil quilômetros), sendo 1.286 dias de mar e 18.468 horas de imersão na água. Além disso, lançou 154 torpedos durante sua atividade na Marinha do Brasil.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Mestre em Mecânica, Ricardo Paragon ensina a evitar panes no mar no NÁUTICA Talks

    Empresário e técnico premiado compartilhará dicas importantes durante o Rio Boat Show 2024

    Marinha anuncia regras para barcos durante show da Madonna, no Rio

    Área delimitada para o evento só aceitará embarcações identificadas, vistoriadas previamente e que respeitem os limites de lotação

    Hélio Magalhães divide décadas de experiência como velejador no NÁUTICA Talks

    Com 45 anos de mar e mais de 200 milhas náuticas navegadas, palestrante compartilhará ensinamentos no Rio Boat Show 2024

    Na Holanda, live permite acionar "campainha de peixes" para liberar passagem de animais por eclusa

    Transmissão ao vivo mostra quando um peixe aguarda passagem; espectadores avisam operadores ao "tocar campainha"

    Renault apresenta veleiro desmontável, jet elétrico e prancha motorizada

    Marca francesa propõe novas soluções de mobilidade e mostrou inovações durante lançamento de carro elétrico