Visita de mergulhador a restos de baleia vence concurso de fotos subaquáticas do mundo; veja imagens
Competição de fotos de dentro do mar acontece anualmente e conta com diversas categorias


Que a vida marinha atrai vários encantos todo mundo já sabe. Mas quando as maravilhas do mar são registradas em lentes de fotógrafos profissionais — e com total proibição de uso de inteligência artificial — só pode resultar no Ocean Art Underwater Photo Competition 2024, o maior concurso de fotos subaquáticas do mundo, com mais de 6,5 mil imagens participantes.
Crânio de pliossauro com 2 metros de comprimento foi descoberto em penhasco na Inglaterra; veja fotos
Registro de trio de baleias jubarte vence concurso de fotos do mar; confira as imagens
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
O prêmio de Underwater Photographer of the Year 2024 ficou com o fotógrafo sueco Alex Dawson, que tirou a foto de um mergulhador visitando restos mortais de uma baleia, vítima da caça industrial da espécie. A captura aconteceu em condições adversas, sob a capa de gelo da gelada Groenlândia.
O traje de mergulhador e a tocha dão uma sensação de ‘visita alienígena– Alex Mustard, um dos jurados do concurso
Já o português Nuno Sá foi responsável por tirar a foto de banhistas tentando salvar uma baleia encalhada perto da Costa da Caparica, em Portugal. Com essa “pintura” ele venceu a categoria Save Our Seas Foundation Marine Conservation — prêmio que busca conscientizar sobre a preservação dos mares e da vida marinha.


Também teve mulher vencedora no concurso de fotos subaquáticas. A americana Lisa Stengel foi premiada na categoria Up & Coming Underwater Photographer of the Year 2024. O clique registra um mahimani — comum de ser servido em restaurantes — caçando sardinhas.


“Poucas pessoas já olharam no olho de uma baleia”. Foi isso que Alex Mustard disse sobre a fotografia impressionante de Rafael Fernandez Caballero, fotógrafo espanhol que capturou em muitos detalhes o olho de uma baleia-cinzenta.


Caballero também tirou uma foto do exato momento em que a baleia de Bryde abocanha um cardume nas águas. Ambas as fotos foram capturadas na Baía de Magdalena, no México. Os cliques resultaram no prêmio Behaviour and Portrait (Comportamento e Retrato) ao espanhol — que já venceu a categoria principal outras vezes.


Confira abaixo outros registros da fotos subaquáticas que merecem destaque no Ocean Art Underwater Photo Competition:
















Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Durante a COP30, Natália Resende, da Semil-SP, destacou o alinhamento entre o projeto movido a hidrogênio e as metas do estado
Em visita ao JAQ H1, ministro destacou o projeto como símbolo da inovação verde e reforçou papel do Brasil como líder global em energia limpa
Com um robô subaquático, pesquisadores se depararam com milhares de ninhos circulares padronizados de peixes-rocha
Celso Sabino marcou presença no lançamento da revolucionária embarcação e rasgou elogios ao projeto, que estará exposto na COP30, em Belém (PA)
João Campos esteve em Belém durante o lançamento do JAQ H1 neste domingo (9) e reconheceu a importância da iniciativa do empresário para o Brasil




