Operação Carnaval da Marinha: Bahia intensifica fiscalização de barcos para segurança

Detentora do maior carnaval de rua do mundo, capital baiana deve receber mais de 1 milhão de foliões entre terra e mar

09/02/2024
Foto: Marinha do Brasil / Divulgação

Considerado a maior festa de rua do mundo, o carnaval de Salvador, na Bahia, não poderia se limitar, literalmente, às ruas e avenidas — já que a cidade é detentora de praias paradisíacas e um grande destino náutico. Por isso, a Marinha do Brasil (MB) vai garantir a segurança dos foliões nas águas da capital baiana — que espera mais de 1 milhão de turistas na cidade.

A chamada Operação Carnaval da Marinha vai atuar em Salvador entre os dias 8 e 13 de fevereiro, período de maior fluxo de turistas na cidade durante a festa, tanto em terra quanto no mar.

 

A ação vai se concentrar especialmente nas áreas marítimas próximas aos circuitos carnavalescos, de onde é possível ter uma visão privilegiada dos blocos que arrastam multidões.

Foto: Marinha do Brasil / Divulgação

Reforço nas ações de fiscalização do tráfego aquaviário

As chamadas Ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário, que abrange o litoral baiano e também suas águas interiores, visam garantir que moradores locais e turistas naveguem com segurança durante o período carnavalesco.

 

Elas são realizadas pela Marinha — por meio da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), da Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus (DelIlhéus) e da Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro (DelPSeguro).

 

Para isso, na Operação Carnaval da Marinha serão empregados cerca de 300 militares e 36 embarcações (entre lanchas e motos aquáticas), além de 25 viaturas.

Foto: Marinha do Brasil / Divulgação

De acordo com a MB, na última edição da Operação Carnaval da Marinha, em 2023, foram realizadas pela CPBA 1.565 ações de inspeção naval em embarcações, que resultaram na emissão de 75 notificações e na apreensão de oito embarcações.

 

Vale ressaltar que as ações visam não somente fiscalizar, como também conscientizar condutores e passageiros a navegarem respeitando às normas da Marinha. Além de Salvador, a operação acontece ainda nos litorais sul e norte, onde estão localizadas cidades que também registram um aumento significativo no fluxo de embarcações durante essa época do ano.

 

“Não pouparemos esforços para garantir que todos aqueles que se lancem ao mar durante esse período festivo possam navegar nos mais altos níveis de segurança”, garantiu o Capitão de Mar e Guerra Wellington Lemos Gagno.

É de extrema importância a contribuição da sociedade, que pode denunciar quaisquer irregularidades por meio dos nossos canais de atendimento– Capitão de Mar e Guerra Wellington Lemos Gagno

Localidades que estão fora do circuito carnavalesco também terão a fiscalização reforçada, a exemplo do Arquipélago de Cairu, que abriga destinos turísticos como Morro de São Paulo e Boipeba.

 

“Embora não haja a previsão de eventos nessas localidades, nós sabemos da intensa atividade do turismo náutico e de transporte de passageiros que há na região, tornando necessária a presença da CPBA fiscalizando as embarcações”, explicou o Capitão Gagno.


Saiba como acionar o serviço de emergência

Em casos de embarcações em perigo, tanto no mar quanto em rios, o Salvamar Leste, Serviço de Busca e Salvamento da Marinha do Brasil operado pelo Comando do 2º Distrito Naval, disponibiliza o número de emergência 185, operado 24 horas por dia.

 

Além disso, a Marinha do Brasil recomenda aos navegantes compartilhem seus planos de viagem e localização através do aplicativo NavSeg, para que a Capitania dos Portos mais próxima possa acompanhar o trajeto. Dessa forma, permitindo uma velocidade maior em uma possível ação de socorro e salvamento.

 

O NavSeg está disponível para download gratuito tanto no Google Play quanto na App Store. Para utilizar a ferramenta, basta realizar o acesso por meio do login único do Gov.br e preencher todos os campos corretamente. Acesse as informações oficiais do app e saiba mais.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Casal troca apartamento para viver em veleiro com seis gatos

    Embora a rotina de manutenção do catamarã seja dura e exigente, Aline e José garante que vale a pena

    Novo submarino Tonelero será lançado ao mar no fim de março, no Rio de Janeiro

    Gigante equipamento militar equivale o peso de 234 carros populares e tem 71,6 metros de comprimento

    Carga bilionária: Colômbia vai extrair tesouros do "Santo Graal dos Naufrágios"

    Embarcação espanhola que naufragou em 1708 levou US$ 20 bilhões para o fundo do mar

    Recém-lançado, Neuboat Dock Raymarine é novidade da Marine Express

    Semelhante a uma câmera de ré, o Neuboat Dock é capaz de mapear o ambiente e trazer imagens 360º ao piloto

    Venda de ingressos para o Rio Boat Show 2024 é aberta; garanta o seu

    Evento conhecido por reunir o melhor do lifestyle náutico acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória