Superiate da década de 1980 é afundado de propósito em prol da vida marinha
Iniciativa visa transformar a embarcação de mais de 30 anos em recife artificial de corais
Parece difícil de acreditar que um barco afundado seja uma boa notícia, mas, desta vez, é. Isso porque, na Flórida (EUA), um iate de 1980 foi afundado de propósito para virar um recife artificial de corais que, no futuro, vai ajudar a criar um novo habitat para vidas marinhas.
Reino Unido quer abrigar migrantes ilegais em espécie de prisão flutuante
Assine NÁUTICA e ganhe convites para visitar o Boat Show!
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
O barco é um M/Y Time, construído pelo estaleiro Palmer Johnson Yachts há 36 anos, ainda em 1987. Agora, já a 48 metros de profundidade, a embarcação ganhou um novo nome, passando a se chamar A.A. Hendry Artificial Reef.
A ação partiu da organização sem fins lucrativos Marine Cleanup Initiative, em parceria em com a McCulley Marine Services e o St. Lucie County Artificial Reef Program. Essa não é a primeira vez que a entidade afunda um barco. Ao todo, já são cinco embarcações no fundo do oceano. O intuito é sempre o mesmo: criar um habitat no mar para peixes e outras formas de vida aquática.
A expectativa é que o iate acumule esporos de Oculina varicosa (também conhecido como coral do arbusto de marfim) com o passar do tempo. Por serem ricos em plâncton (importantes para o ecossistema aquático, sendo fundamentais na cadeia alimentar), os barcos conseguem atrair pequenos animais e acumular corais incrustados e esponjas, colaborando para o florescimento da vida marinha.
“Se as teorias se mostrarem corretas, em 50 anos ela (a embarcação) será agraciada com Oculina varicosa fora dos bancos de Oculina”, afirmou a organização, que pretende atingir sua meta de recuperar os recifes de corais danificados pela atividade humana ou por fatores naturais, que afetam os oceanos e os recursos hídricos.
Segundo a Marine Cleanup Initiative, mergulhadores nadarão ao redor e dentro do recife artificial nas próximas semanas para verificar o progresso do iate afundado.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Dois grandes sucessos da marca atracarão no salão, de 28 de novembro a 1º de dezembro, no Lago de Itaipu
Espécie não era vista na costa de Washington desde 1970; um dos animais avistados é sobrevivente das capturas
Preparado em uma tradicional panela de barro, prato exclusivo é o carro-chefe do restaurante especializado em frutos do mar
Evento acontece em paralelo com o salão náutico, no dia 30 de novembro, no Iate Clube Lago de Itaipu
Público poderá conferir equipamentos a partir de R$ 9,5 mil no estande da marca; salão acontece no Lago de Itaipu, de 28 de novembro a 1º de dezembro