Teste Ventura 400 Crossover: conforto de cabinada com cockpit de lancha open

NÁUTICA testou o modelo, que tem até um lounge na proa, para curtir mesmo com o barco navegando

Por: Redação -
23/11/2022

Com seu belíssimo design italiano, a Ventura 400 (V400 para os íntimos) faz parte da linha premium da Ventura Marine, braço náutico do grupo Ventura Experience — que tem ainda uma divisão voltada aos Power Sports, com a fabricação de veículos off road 4×4 dos tipos ATV e UTV.

Há duas versões da V400: a HT e a Crossover — esta última lançada no Rio Boat Show 2022 e testada por NÁUTICA na Baía de Guanabara durante o salão carioca.

 

O estaleiro Ventura Marine é uma das referências no mercado brasileiro, com milhares de cascos na água, e há dez anos decidiu investir em barcos maiores, com grande sucesso.

 

Desde então, passou a dividir seu portfólio em duas linhas: a Comfort, com cascos de 18 a 30 pés; e a Premium, com embarcações de 35 a 45 pés. Somando todas as categorias, a empresa, com sede em Capitólio (MG) e um braço em Manaus, produz 16 modelos de lanchas nas versões Sport, Hard Top, Crossover e Flybridge.

O termo Crossover, emprestado do setor de automóveis, significa “cruzamento de estilos”, com o uso de elementos que se fundem e se complementam. No caso da V400 Crossover, a definição cai como uma luva, uma vez que essa 40 pés mescla o conforto interno de uma cabinada com o cockpit de uma lancha open.

 

Sim, a V400 apresenta todas as características de uma lancha de proa aberta (espaço enorme e uso da área dianteira), embora tenha cabine ampla e confortável.

 

Tirando proveito de truques inteligentes, seu projetista conseguiu criar espaços onde aparentemente isso não era possível, tanto no interior quanto do lado externo. A começar pela proa com um verdadeiro lounge a céu aberto.

O lançamento da V400 Crossover coincide com as comemorações dos 40 anos de atividades do estaleiro, agora sob o guarda-chuva do Grupo Ventura, comandado por André Felipe e Carlos Renato Motta — herdeiros de José Luiz Valente da Motta, o empresário que comandou a arrancada da Ventura Marine entre os anos de 2002 e 2014, transformando-a em uma das maiores fabricantes de lanchas do país.

 

Nessas quatro décadas, a Ventura já colocou na água mais de 16 mil barcos. São números e tanto para celebrar.

 

Apresentada pelo estaleiro como “A legítima proa aberta com cabine”, a Ventura 400 Crossover é uma lancha de 12,31 metros de comprimento (40,3 pés) perfeita para quem deseja fazer pequenos cruzeiros com a família e amigos, o que é a sua principal vocação, com a opção de pernoite a bordo para quatro pessoas.

Mesmo com a área ocupada por sofás na frente do cockpit, que remete a uma embarcação com proa aberta — aquela que fica com sua área social no mesmo nível do convés —, tem dois camarotes na cabine, com decoração elegante e toques refinados, como móveis revestidos de laca e anteparas de tecidos.

 

No cockpit, homologado para levar até 20 pessoas, contando o piloto, essa 40 pés com HT e teto solar de acionamento elétrico tem três sofás (um reto, outro em C e outro em L, paralelo ao posto de pilotagem), todos com encostos altos, que entregam conforto por mais tempo. Inclui também uma mesa removível, uma pia e uma caixa de gelo.

No posto de comando, com poltrona individual com assento rebatível, o painel acomoda bem os relógios e telas dos motores, o quadro de disjuntores e o rádio VHF, além de um eletrônico multifunção com tela de 12 polegadas. À exceção dos botões de acionamento de flaps, posicionados longe do volante, tudo é bem visível e acessível.

 

A altura do para-brisa favorece a visibilidade, dispensando movimentos da cabeça do piloto durante as manobras e nos deslocamentos, o que é muito bom. Além disso, nos dois bordos do hard top as janelas do tipo vigia se abrem, favorecendo tanto a ventilação como a comunicação durante as manobras de atracação.

Mas a grande diferença da V400 Crossover em relação às demais cabinadas está mesmo no aproveitamento da proa, na qual o estaleiro, tirando proveito de truques criativos, criou uma espécie de lounge, com uma mesa e dois sofás frente a frente.

 

Uma área perfeita reunir um grupo de pessoas para relaxar e curtir um coquetel ou petisco — e isso, atenção para o detalhe, mesmo com o barco navegando, dependendo das condições do mar, porque esse espaço é bastante seguro e confortável.

E ainda há o imprescindível solário, para duas ou três pessoas, que se abre e expande, além de oferecer apoio para as costas e regulagem de altura na cabeceira. A passagem para a proa pode ser feita tanto pelos bordos como por uma abertura bem ampla no para-brisa. Um verdadeiro corredor que conecta os ambientes, facilitando o deslocamento pelo barco.

 

Já na popa, destaque para a acolhedora plataforma submersível. Com bastante espaço. Ela está integrada ao móvel gourmet, que tem uma tampa ergonômica protegendo a churrasqueira, a pia com água pressurizada e a bancada de madeira, além de duas caixas de gelo e um armário. Inclui dois bancos removíveis (do tipo banqueta de bar), porta copos, uma prática lixeira, etc.

Sobre essa área se estende um stobag (toldo opcional, mas muito recomendável), de acionamento elétrico ou manual. A escada de popa, de quatro degraus, é telescópica, com um dispositivo de retração.

 

Na cabine, o conforto não é menor, embora só haja um camarote (na verdade, uma suíte), à meia-nau, por conta da proa aberta — afinal não se pode ter tudo ao mesmo tempo. Na entrada, que tem porta corrediça com travas e escada com passos alternados, a altura é de 1,82 metros.

Lá dentro, no que seria a sala do barco, a bombordo há um sofá em U com encosto removível, que pode ser convertido em cama de casal, e uma TV. A boreste fica uma bela cozinha, com pia, forno micro-ondas, cooktop e geladeira, além de armários embutidos.

 

O banheiro completo e fechado tem um box em curva, chuveiro ou ducha de mão, vaso, pia, armários e vigia com abertura para ventilação. Por não ter cabine de proa, o estaleiro poderia criar alguns armários por baixo no lounge, o que é algo sempre bem-vindo.

O visual da V400 Crossover é de uma lancha de passeio moderna, mas com pegada esportiva, apimentada por dois motores a gasolina de 350 a 380 hp cada (ou dois diesel de 270 a 320 hp cada).

 

Na casa de máquinas, aliás, tudo é acessível, dos motores ao gerador de 5 kVA, aos tanques e demais equipamentos. Enfim, um grande e feliz barco, perfeito para curtir os dias de sol, do jeito que o brasileiro gosta. E também as noites com todo o conforto.

Navegação da Ventura 400 Crossover

Testamos a Ventura 400 Crossover nas águas da Baía de Guanabara, num dia de mar relativamente calmo, com pequenas ondas e vento na casa dos 8 nós. A bordo havia três pessoas, 320 litros de combustível e 100 litros de água. Estava equipada com dois motores V8 Volvo Penta, de 350 hp cada.

 

Basta sentar no posto de comando, com assento duplo, para notar que se trata de uma lancha agradável de pilotar. Motores acionados, vem a certeza de estar a bordo de um casco navegador. Para começar, a lancha entra em planeio muito rápido, sem levantar a proa.

Depois, é impressionantemente veloz, com uma tremenda arrancada. A aceleração é agressiva, mas segura, sem nunca fugir ao controle do piloto. Nas curvas fechadas, ela aderna um pouco, mas sem assustar os mais desavisados e mantendo o curso firme e a velocidade estável. Essa sensação de controle total é ótima, além de ser divertida de pilotar com emoção.

 

Navegando na velocidade de cruzeiro, a cerca de 24 nós, o barco mostrou-se macio, mesmo ao cortar ondas médias e picadas. Para compensar o mar pouco agitado, cruzamos as esteiras da nossa lancha e de outras maiores que passavam por lá, e o casco amorteceu suavemente os impactos, não dando nenhuma pancada forte.

Na aceleração, os dois V8 foram da marcha lenta aos 20 nós em 9,2 segundos. A velocidade máxima ficou em ótimos 37,2 nós. Já fora da barra da Baía de Guanabara, havia ondas acima de meio metro de altura, mas desencontradas pelo vento médio, e o barco mostrou a qualidade do projeto consagrado, navegando com elegância e eficiência.

 

A estabilidade também foi posta à prova, sem que ela adernasse demasiadamente nas curvas fechadas. Enfim, uma grande lancha e outro grande acerto da Ventura Marine.

Saiba tudo sobre a Ventura 400 Crossover

Pontos altos

  • O desempenho quase esportivo
  • O lounge na proa aberta
  • O aproveitamento da cabine

Pontos baixos

  • Tem apenas um camarote
  • Botões dos flaps mal posicionados
  • Faltam mais armários na cabine

Características técnicas

Comprimento: 12,31 m (40,3 pés)
Boca: 3,55 m
Altura na cabine: 1,82 m
Tanque de combustível: 640 L
Passageiros dia/noite: 20/04
​Motorização: gasolina: 2x 350 a 2x 380 hp; diesel: 2x 270 a 2x 320 hp
Peso total: 7.100 kg

 

Quanto custa a Ventura 400 Crossover

O preço da Ventura 400 Crossover é a partir de R$ 1.399.990, com 2 motores Volvo V8 300 MEC. Preço pesquisado em novembro/2022. Para saber mais sobre o modelo testado, acesse o site oficial da Ventura Marine.

 

Consultor técnico: Guilherme Kodja
Edição de texto: Gilberto Ungaretti
Edição de vídeo: Luiz Becherini
Fotos: Victor Oliveira e Divulgação

 

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Só embarcar e navegar: conheça o programa de compartilhamento de catamarãs Lagoon

    Com o Fractional Ownership BYC, barcos têm até três proprietários e concierge que já deixa o veleiro pronto para usar

    Lanchas Focker atracam com nova loja da marca em Bauru (SP), nesta sexta-feira (13)

    Representada pela concessionária Moto Oeste, unidade contará com toda linha de lanchas fabricadas pela Fibrafort

    Com megafesta, NX Boats celebra 10 anos e revela meta ambiciosa para o futuro

    NX Summer Day reuniu mais de 850 clientes e parceiros do estaleiro na Praia dos Carneiros (PE); cerca de 30 lanchas NX também atracaram na festa

    Guia Lago de Itaipu faz raio-X e reúne atrações dos 16 destinos da região

    Produzido pela Revista Náutica, material gratuito traz atrativos turísticos de cidades lindeiras. Saiba como acessar

    Do mar para as ruas: conheça bicicleta feita de plástico retirado do oceano

    Batizada de RCYL e feita pela alemã igus, bike não enferruja, não precisa de óleo e é praticamente livre de manutenção