Tocha Olímpica é transportada no maior barco a remo do mundo; veja
Reta final do revezamento levou o símbolo dos Jogos para as águas em momento emocionante com 24 atletas
A Tocha Olímpica está prestes a concluir sua jornada pela França, iniciada em maio após deixar a Grécia. Mas no último domingo (21), a 63ª etapa do revezamento chamou a atenção ao transportar o grande símbolo dos Jogos no maior barco a remo do mundo.
Confira todos os atletas brasileiros de esportes aquáticos que estarão nas Olimpíadas de Paris
Olimpíadas de Paris: você sabia que o surfe não será disputado na França?
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Batizada de Stampfli Express, a embarcação tem 42 metros de comprimento e comporta 24 pessoas, mais o timoneiro. Geralmente, barcos a remo só têm espaço suficiente para até oito remadores.
Na ocasião, duas dúzias de atletas ficaram encarregados de transportar a Tocha pelas águas de Val-de-Marne — que receberá as provas de canoagem e remo das Olimpíadas. O emblemático objeto foi passado de mão em mão antes do percurso, conforme mostra o vídeo abaixo:
Ver essa foto no Instagram
Construído em 2001 pela fabricante suíça Stampfli Racing Boats, o maior barco a remo do mundo não fará parte da competição oficial, que só permite disputas com remadores solitários ou em equipes de duas, quatro ou oito pessoas.
A Stampfli Express, inclusive, só é usada em grandes ocasiões, como eventos comemorativos ou simbólicos. Ainda assim, a presença dela em um momento tão marcante como o revezamento da Tocha Olímpica emocionou a empresa suíça, que celebrou a conquista pelas redes sociais.
Há 24 anos, quando construímos o maior barco a remo, não sabíamos que honra teríamos este ano de fazer parte desse incrível revezamento da tocha com Stampfli Express– Stampfli Racing Boats, no Instagram
Marcada para a próxima sexta-feira (26), a abertura das Olimpíadas de Paris promete entrar para a história ao substituir as arquibancadas pelo cais. Afinal, a celebração acontecerá a bordo de 94 barcos, dispostos ao longo do famoso rio Sena.
A cerimônia está marcada para acontecer a partir das 14h30 (horário de Brasília), com cerca de 10,5 mil atletas.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Parada técnica do cruzeiro Villa Vie Odyssey rendeu a Gian Perroni e Angela Harsany um novo rumo além do programado roteiro mundial de 3 anos
Piloto brasileiro de F1 participou ativamente da construção de seus 3 barcos; um deles, Ayrton jamais conheceu
Novidade teve investimento de R$ 10 milhões e promete centro de eventos, bar rooftop e área vip na Marina da Glória
Essa será a primeira vez que um país africano receberá a competição, que acontece de 1º a 11 de maio de 2025; hexacampeão, Brasil briga por vaga
Animal só foi encontrado sete vezes ao longo da história, o que o torna um verdadeiro enigma para a ciência