Tsunami pode ter sido a causa do desaparecimento da população da Grã-Bretanha há 8 mil anos

Estudo correlaciona a dizimação dos habitantes locais ao desastre natural pela primeira vez

15/01/2024

Milhares de anos atrás, ainda na Idade da Pedra, um repentino declínio da população que habitava a região norte do que hoje é a Grã-Bretanha criou um mistério que, agora, parece ter sido resolvido. Pela primeira vez, um estudo sugere que o desaparecimento dos habitantes locais está relacionado a um enorme tsunami.

Há cerca de 8.200 anos, por volta de mil pessoas viviam em pequenos assentamentos costeiros na região noroeste da Europa quando o número de sítios habitados no local caiu repentinamente.

Até então, acreditava-se que o fato havia se dado após uma brusca queda na temperatura em todo o continente. Porém, um estudo publicado no Journal of Quaternary Science trouxe à tona uma nova possibilidade.

Seria o tsunami a solução para o mistério?

Segundo informações do IFLScience, os pesquisadores chegaram à conclusão de que o tsunami de Storegga — ocorrido entre 8.120 e 8.175 anos atrás — pode ter sido o responsável pela queda repentina na população da região.

 

Também chamado de três “Deslizamentos de Storegga”, o desastre está entre os maiores deslizamentos de terra conhecidos e ocorreu no limite da plataforma continental norueguesa, no Mar da Noruega. O fenômeno natural deu origem a um imenso tsunami no Atlântico Norte, com ondas de mais de 20 metros de altura.


Para chegar à conclusão de que essa teria sido a causa do desaparecimento da população da Grã-Bretanha, os pesquisadores criaram simulações computacionais dos impactos do tsunami em um importante local mesolítico chamado Howick, no nordeste da Inglaterra — onde foram encontrados sedimentos da época.

 

Para concretizar a teoria, os estudiosos foram além, simulando uma onda sob dois cenários diferentes de mudança do nível do mar. Com isso, eles descobriram que o tsunami poderia ter chegado até Howick — se ocorresse durante a maré alta.

 

Assim sendo, as consequências teriam sido catastróficas. Os pesquisadores explicam que “em Howick, as estimativas de mortalidade variavam, mas estavam até 100% dentro da zona entremarés rica em recursos”.

Isso fornece evidências que sugerem que o tsunami provavelmente foi o responsável pelo declínio populacional no norte da Grã-Bretanha no período após 8.200 [anos atrás] quando o tsunami ocorreu– concluíram os autores do estudo

Na prática, além de acabar com quem aparecesse em seu caminho, a onda também teria colocado fim nos recursos alimentares do local, contribuindo com a diminuição populacional.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira as palestras do dia 28 no Náutica Talks do Rio Boat Show

    Cinco nomes abrem o ciclo de bate-papos na 25ª edição do salão náutico carioca

    Chegou o dia! Começa hoje o Rio Boat Show 2024

    25ª edição do evento náutico mais charmoso da América Latina tem início neste domingo, na Marina da Glória

    Eletrodomésticos de luxo da Elettromec estarão no Rio Boat Show 2024

    Ao todo, sete produtos da marca serão expostos no evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Siga Empreendimentos exibe churrasqueiras e acessórios no Rio Boat Show 2024

    Visitantes poderão conferir produtos em aço inox e madeira teca fabricados pela Vitti

    Fabianne Domingos expõe decorações e enxovais para barcos no Rio Boat Show 2024

    Especialista em projetos personalizados para o mercado náutico também decorou oito barcos expostos no salão carioca