Veleiro argentino encarou travessia de 9 dias para disputar a Semana de Vela de Ilhabela

Der Bekannte 2 partiu de Buenos Aires, na Argentina, para competir na classe ORC, uma das mais disputadas da SIVI

01/08/2026
Foto: Victor Santos / Revista Náutica

Em alemão, “Der Bekannte” quer dizer “o conhecido”. E é justamente com esse título que o veleiro homônimo chega para sua segunda participação na 53ª edição da Semana de Vela de Ilhabela (SIVI), diretamente de Buenos Aires, na Argentina.

Sob os comandos de Jürgen Julio Berger, o Der Bekannte 2 partiu das águas argentinas representando o pitoresco Puerto Petunia com outros oito tripulantes (cinco homens e três mulheres) rumo às águas da Capital da Vela, no Litoral Norte de São Paulo. São eles: Gerardo Della Torre, Vanesa Vanderstraeten, Martín Ferrero, Gustavo Vallarino, Gabriela Portus, Yasmin Agudelo Orozco, Marcos La Grotteria e Juan Pablo Manoni.

Jürgen Julio Berger, Gustavo Vallarino, Martín Ferrero e Marcos La Grotteria. Foto: Victor Santos / Revista Náutica

É uma competição muito importante para nós. Na Argentina, esse campeonato é muito reconhecido e costuma reunir muitas tripulações argentinas– destacou Berger em entrevista à NÁUTICA

Um veleiro vitorioso

O Der Bekannte, construído em 2023 pelo estaleiro Cörum Yacht, é um dos nove barcos estrangeiros da 53ª SIVI, que soma 130 veleiros na água neste ano. A embarcação argentina corre na classe ORC, ao lado de embarcações famosas, como os Soto 40 Phytoervas, Inaê Soto Transbrasa e Bravo Soto 40, além do King II e do Crioula 52 — este, atual tricampeão.

Esta é a nossa segunda participação. No ano passado, não fizemos tudo o que era necessário para conseguir um bom resultado. Neste ano, corrigimos algumas coisas e esperamos evoluir um pouco em relação à edição anterior– relembrou Berger

O comandante reforça a alta competitividade da SIVI, destacando que, em uma regata de 10 horas (como a de Alcatrazes), a diferença entre cinco barcos foi de apenas um minuto. “O Der Bekannte 2 ficou em quarto lugar, apenas 4 segundos à frente do quinto colocado”, detalhou. O vencedor dessa regata específica foi o uruguaio Lady.

Foto: Victor Santos / Revista Náutica

Em busca de um bom resultado na disputa, o veleiro argentino de 35 pés conta com um currículo competitivo. O barco é o atual recordista da tradicional Regata Vuelta al Lago, no lago Nahuel Huapi (Argentina), onde completou o percurso de 100 milhas náuticas em 15 horas e 37 minutos – menor tempo já registrado na prova, considerada a mais longa em água doce da América do Sul.

Uma viagem longa, mas bem aproveitada

Se engana quem pensa que a tripulação de nove pessoas do Der Bekannte II percorreu as cerca de 1.000 milhas náuticas (aproximadamente 1.850 km) até Ilhabela — uma viagem de nove dias — no “modo preparação”. Para vir da Argentina até o Brasil, a tripulação viajou em modo cruzeiro, com direito a churrasqueira e um bom freezer para cervejas geladas em poucas horas.

Foto: Victor Santos / Revista Náutica

Para fazer a travessia, priorizamos o conforto durante a viagem. Quando chegamos para competir, retiramos todo o equipamento desnecessário para deixá-lo mais leve e competitivo– explicou o capitão

Apesar da longa viagem entre a Argentina e o Brasil, Berger garante que o esforço vale a pena. Para ele, a Semana de Vela de Ilhabela reúne algumas das melhores tripulações da América do Sul e proporciona disputas equilibradas, capazes de justificar cada milha navegada até a raia paulista.

Com informações de Gilberto Ungaretti, enviado especial a Ilhabela.

53ª SIVI

A 53ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela acontece de 24 de julho a 1ª de agosto de 2026. Conhecida como o maior evento de barco à vela na América Latina, a competição teve mais de 125 veleiros inscritos para competir em seis diferentes classes.

Foto: Victor Santos / Revista Náutica

Acompanhe o portal e o Instagram da Revista Náutica para novidades sobre o campeonato.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Rota das Praias SP-Rio: projeto promete roteiro que conecta 15 cidades no litoral de SP e RJ

    Percurso que soma cerca 2.365 praias quer ampliar a permanência dos turistas e impulsionar economia dos municípios

    Ciclone-bomba não é o maior risco para navegação no Sudeste; alerta vem no domingo e segunda

    Segundo Guilherme Kodja, consultor técnico do Grupo Náutica, ventos fortes de noroeste já exigem atenção, mas o principal perigo para quem navega deve vir com a atuação de um anticiclone pós-frontal

    Parece Van Gogh, mas é a natureza: mapa das correntes oceânicas da NASA impressiona

    Modelo reconstrói, com base em décadas de dados, o comportamento dos oceanos e sua influência sobre o clima global. Assista!

    Assim como hotéis, lanchas entram na era do "day use"; entenda

    Na hotelaria, o modelo permite aproveitar a estrutura durante o dia sem hospedagem. No setor náutico, a lógica impulsiona embarcações voltadas ao uso por algumas horas

    Parceria de vida: Lars Grael e Clínio de Freitas relembram 40 anos de competição na antiga União Soviética

    Dupla com forte histórico de competições e regatas nutre relação de amizade mais intensa ainda. Conheça!