Motor Yanmar é colocado no Veleiro Bravura no 16º episódio da série

Angelo Guedes avança em pontos importantes, embora ainda deva enfrentar desafios. Confira!

Por: Nicole Leslie -
18/11/2025
Veleiro Bravura recebe motor Yanmar no 16º episódio da série. Foto: Revista Náutica

O 16º episódio da série que acompanha a construção do Veleiro Bravura vai ao ar nesta terça-feira (18), às 20h no Canal Náutica, no YouTube. Embora o barco já mostre avanços significativos, ainda faltam algumas etapas até a tão aguardada primeira navegação. Neste capítulo, Angelo Guedes leva o motor Yanmar 3JH40 para dentro da embarcação, dá início a novos acabamentos e, como de costume, enfrenta uma série de imprevistos no processo.

As manobras para posicionar o motor dentro do veleiro não foram nada simples. O equipamento, que segundo Angelo pesa mais de 300 kg, precisava ser içado e depositado com precisão no berço construído especialmente para recebê-lo.

Motor Yanmar 3JH40 no topo do casco do Endurance. Foto: Revista Náutica

Um guincho chegou a ser contratado para o serviço, mas o operador desistiu diante da complexidade da tarefa. Sem outra alternativa, o construtor decidiu resolver o problema por conta própria.

Foto: Revista Náutica

A solução encontrada foi, no mínimo, engenhosa: Angelo improvisou uma espécie de tobogã de madeira, que permitiu deslizar o motor com segurança até o local desejado. Para garantir o controle da descida, ele criou um sistema de fitas, que permitiu deslocar o equipamento lentamente e de forma simétrica, até que o motor Yanmar 3JH40 fosse finalmente depositado no interior do veleiro.

Foto: Revista Náutica

Mas os desafios não pararam por aí. No episódio, Angelo explica que deixou para depois algumas etapas de acabamento ao redor do berço do motor — decisão que acabou complicando o trabalho. Com o equipamento já no lugar, ele precisou desmontar estruturas próximas para finalizar o encaixe, o que exigiu ainda mais paciência e precisão.


O novo episódio também mostra o início da instalação elétrica, feita com a ajuda de um eletricista — necessário após um susto no episódio anterior, quando Angelo levou um choque.

Angelo instalou os cinco vidros da dog house. Foto: Revista Náutica

Além da parte elétrica, o construtor avança na colocação de acabamentos como alguns revestimentos, no chão e teto, e ainda instala a corrente da âncora, algumas prateleiras estratégicas e os cinco vidros da dog house, responsáveis por permitir a entrada de luz natural na parte interna do veleiro.

Foto: Revista Náutica

Mesmo após quatro anos e meio de trabalho em maioria solitário e ainda sem previsão para a estreia nas águas, Angelo mantém o entusiasmo.

Gosto demais do que estou fazendo. Isso aqui, para mim, é a maior curtição-afirmou

A cada episódio, os desafios estruturais dão lugar aos detalhes que transformam o projeto em uma embarcação completa. Agora, o foco está nos revestimentos e acabamentos finais, para que o Veleiro Bravura una segurança, funcionalidade e o toque profissional que o construtor amador tanto busca.

 

 

Impulsionado pela Yanmar

Não que Angelo Guedes precisasse de um incentivo ainda maior para realizar o seu sonho. Mas, com o apoio da fabricante de motores Yanmar, tudo ficou mais fácil — pelo menos no quesito motorização.

3JH40. Foto: Yanmar/ Divulgação

O equipamento que será o “coração” do Veleiro Bravura é o Yanmar 3JH40, tido como o menor motor marítimo diesel common rail interno do mundo em termos de deslocamento, dimensões e peso.

 

Com 3 cilindros, o motor oferece uma potência de 40mhp, que, segundo a marca, permitirá que novos proprietários de barcos de lazer menores se beneficiem, pela primeira vez, das vantagens de eficiência e desempenho, por conta da tecnologia de injeção de combustível CR gerenciada eletronicamente.

3JH40. Foto: Yanmar/ Divulgação

De acordo com a Yanmar, a tecnologia common rail do 3JH40 oferece consumo mínimo de combustível e níveis de ruído e emissão excepcionalmente baixos, que resultam numa operação praticamente sem fumaça e odor.

 

O 3JH40 de quatro tempos refrigerado a água é a solução ideal para novas construções e aplicações de repotenciação, especialmente para pequenos barcos a motor, saveiros, embarcações comerciais leves e veleiros monocasco — como é o caso do Bravura.


Acompanhe tudo no Canal Náutica do YouTube!

Para não perder nenhum episódio dessa épica jornada, inscreva-se no Canal da Náutica no YouTube e ative o sininho. Assim, você sempre será notificado quando um vídeo estrear — não só da “Construção do Veleiro Bravura”, mas também de outras produções NÁUTICA.

 

A série terá episódios novos toda terça-feira, às 20h (horário de Brasília). Embarque nessa aventura com a gente!

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Assista: fotógrafo faz registro impressionante de baleia de Bryde respirando na superfície

    Rafael Mesquita captou o momento no final de novembro, nas águas de Ilhabela

    Inclusão: venezuelano foi de pintor a líder em um dos maiores estaleiros do Brasil

    Jioscarlos Josue, de 29 anos, foi um dos 71 imigrantes contratados pela Fibrafort através de programas de inclusão. Conheça sua história!

    Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, vence Prêmio Nacional de Turismo

    Após votação aberta ao público, empresário garantiu o 1º lugar na categoria “Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte”

    Superiate é lançado com sistema inspirado nos usados por estaleiros italianos há mais de 80 anos

    A italiana Baglietto atendeu ao pedido do proprietário e desenvolveu um sistema de lançamento da embarcação auxiliar tal qual entre 1940 e 1960

    Exposição na Inglaterra apresenta barcos de mais de 3 mil anos esculpidos em troncos de madeira

    Mostra dá detalhes sobre a carpintaria pré-histórica, as técnicas de construção e os métodos de transporte da época