Designer sérvio projeta veleiro de grafeno, um dos materiais mais fortes e resistentes do mundo

Por: Redação -
17/03/2021

O grafite é um dos minerais mais utilizados pelo mundo, seja nos lápis, em eletrônicos ou baterias. Mas você já imaginou esse material aplicado em barcos? Foi essa a ideia que o designer sérvio Igor Jankovic teve: um superiate à vela, de luxo e feito de grafeno (um material constituído por uma camada extremamente fina de grafite).

E não é surpresa que ele tenha pensado em um componente tão leve e de tanta durabilidade — as habilidades de Igor vão desde o design de produtos ao reino da robótica.

grafito

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

É verdade que não é uma substância barata e nem facilmente comercializada a ponto de construir várias embarcações, portanto, o Grafito (nome dado ao superiate) com certeza não será produzido em larga escala.

Mas quem disse que o intuito é produzir em larga escala? Um dos grandes diferenciais do Grafito é, justamente, a exclusividade.

Dentre as propriedades do grafeno, estão a grande condutividade — ou seja, maior proteção contra raios em tempestades — e o fato de ser um repelente de átomos muito potente, impedindo que passem por ele com facilidade, proporcionando redução de 50% no arrasto. Além de tudo, ainda é ultraleve, apesar de ser 200 vezes mais forte que o aço, e incrivelmente flexível.

grafito

Leia também

» Estaleiro italiano apresenta iate futurista de 88 pés com plataformas laterais dobráveis

» MCP Yachts revela o Global Exp 68, seu primeiro veleiro, que acaba de ir para a água

» Megaiate de 141 metros foi projetado com uma proposta: impressionar

O superiate tem nada menos que 37 metros, ou seja 121 pés, e design de casco que claramente valoriza a fluidez. O convés superior é inteiro de madeira e os detalhes são, em grande parte, em couro.

“Todo o projeto foi uma tentativa de fazer formas significativas de um produto significativo, basicamente foi aplicado com o princípio “a forma segue a função”, explica o designer.

grafito

O clube de praia, na popa da embarcação, foi projetado para se desdobrar sobre as águas, criando uma plataforma de mergulho no processo. Há espaço para duas espreguiçadeiras e um bote inflável na parte traseira, além do grande salão ao ar livre, equipado com assentos semicirculares e uma mesa redonda.

O interior do Grafito já possui uma proposta mais luxuosa e elegante. A decoração inclui paredes e painéis de madeira, piso em carpete, iluminação LED e assentos de couro.

Igor explica ainda que, devido à personalização, os únicos lugares desenvolvidos por ele foram o lounge e o espaço de entretenimento abaixo do convés. O restante foi inteiro ornamentado de acordo com as vontades do proprietário.

Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

Gostou desse artigo? Clique aqui para receber o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e leia mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Navio de cruzeiro fica preso na Irlanda por 4 meses e passageiros anunciam casamento

    Parada técnica do cruzeiro Villa Vie Odyssey rendeu a Gian Perroni e Angela Harsany um novo rumo além do programado roteiro mundial de 3 anos

    Senna, além de ídolo das pistas, também acelerava sobre as águas

    Piloto brasileiro de F1 participou ativamente da construção de seus 3 barcos; um deles, Ayrton jamais conheceu

    Embarcação dos anos 60 vai virar restaurante flutuante de luxo no Rio de Janeiro

    Novidade teve investimento de R$ 10 milhões e promete centro de eventos, bar rooftop e área vip na Marina da Glória

    Seychelles: ilha paradisíaca será sede da Copa do Mundo de Futebol de Areia

    Essa será a primeira vez que um país africano receberá a competição, que acontece de 1º a 11 de maio de 2025; hexacampeão, Brasil briga por vaga

    Pela primeira vez, baleia mais rara do mundo começa a ser estudada por cientistas

    Animal só foi encontrado sete vezes ao longo da história, o que o torna um verdadeiro enigma para a ciência