A âncora agarrou no fundo e não sobe de jeito nenhum? Saiba o que fazer
Equipe de NÁUTICA separou uma dica essencial para te ajudar a resolver esse problema


O que você faria se sua âncora ficasse presa no fundo? Imagine que você goste de mergulhar, o dia está belíssimo, o mar calmo e a água com ótima visibilidade. Você, então, resolve sair com amigos para um mergulho, escolhe uma enseada bem tranquila, com fundo de pedras e muitos peixes, joga a âncora e todos vão para água.
Barco com banheira de hidromassagem é nova forma de curtir o inverno avassalador de Chicago
Empresa da Irlanda do Norte cria barco com convés feito de painéis solares
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Tempos depois, retornam a bordo, tiram as roupas de mergulho e você retoma sua posição ao timão, pronto para voltar para casa. Liga o motor, enquanto outra pessoa vai recolher o cabo da âncora. Mas, ela recusa-se a subir… você vai ajudar, tenta, tenta e não consegue.


Aparentemente, a âncora agarrou em algo e está presa lá fundo, sem dar o menor sinal de que irá se soltar facilmente. E agora?
O que fazer caso a âncora fique presa?
a) Girar o barco 180 graus e tentar puxar a âncora pelo outro lado;
b) Passar uma manilha no cabo da âncora e mandá-la para o fundo, presa em outro cabo;
c) Amarrar o cabo da âncora no cunho de proa e dar marcha a ré no motor, para ver se ela solta.
E a alternativa certa é…
Prender o cabo no cunho e forçá-lo com o motor a ré poderá entortar a âncora, arrebentar o cabo ou arrancar o cunho do casco. Já girar o barco 180 graus e dar trancos na amarra com as mãos só trará resultados se a âncora não estiver muito presa no fundo.
Por isso, a melhor opção é mesmo passar uma manilha bem grande (uma peça em forma de U) em torno do cabo da âncora e presa a um outro cabo — portanto, alternativa B.
Assim, a manilha descerá até as pás da âncora, criando um novo ponto para puxá-la usando o segundo cabo. Isto deve funcionar. Se não, aproveite que seu equipamento de mergulho está a bordo e vá até o fundo entender por quê a âncora insiste em ficar presa.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Fabricante japonesa completa 40 anos de história nos jets em nova coleção focada em performance e tecnologia
Modelo foi apresentado em quatro versões durante o Audi e-tron Experience, encontro dedicado à linha elétrica da marca no Ceará
Descoberta próxima à Fossa das Marianas, a 3 mil metros de profundidade, substância sobrevive em ambiente extremamente hostil e sem luz
Apesar da breve trajetória na náutica, Samarlon já navegou por ao menos seis embarcações e consolidou preferência por um estaleiro
Barny Dillarstone é famoso pelas explorações subaquáticas e surpreendeu até mesmo especialistas com seu achado. Assista!




