Empresa da Irlanda do Norte cria barco com convés feito de painéis solares
Batizado de Gridbeater Amphibian, embarcação promete nunca ficar sem combustível


Painéis solares estão em alta, sendo cada vez mais utilizados por estaleiros que buscam criar alternativas mais sustentáveis para navegar. Seguindo nessa onda, a Waterways Industrial, empresa da Irlanda do Norte, criou um barco movido a energia solar que promete nunca ficar sem combustível, com um diferencial: os painéis solares ficam no convés.
Após ouvir barulhos, dono de veleiro descobre que dividia barco com passageiro inusitado
A bordo de lancha, Tom Brady foge do inverno e curte mergulho com filhos
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Segundo Richard Bell, um dos membros da empresa responsável pelo Gridbeater Amphibian, isso foi possível porque “ao contrário de outros painéis solares envidraçados, eles têm uma cobertura que permite que sejam pisados e, portanto, adequados como material de deck.”


Silencioso, o Gridbeater é movido por um motor externo elétrico leve, alimentado, justamente, pelos painéis solares. Aliás, a energia coletada e armazenada nas baterias pode ser utilizada para carregar outros produtos a bordo — ou em terra firme –, como celulares e notebooks.


Já em exibição por diversas feiras náuticas na Europa, a embarcação custa US$ 12,6 mil (pouco mais de R$ 617 mil, com valores convertidos em novembro de 2023), e a marca espera que o modelo seja utilizado para lazer em águas interiores, assim como um “salva-vidas” em áreas de ajuda humanitária.
Especializada em painéis solares off grid e estações de energia solar para diversos tipos de aplicações, a Waterway Industrial Limited começou instalando painéis solares em telhados no Reino Unido e na Europa. Agora, a empresa está focada em soluções de energia solar “nômades” verdes e limpas, para todos os tipos de terreno.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Ilieg González e Mirtha Verena viveram o momento romântico com direito a faixa de pedido estendida na proa do barco
Registro foi feito próxima à Ilha Rasa, na zona sul do munícipio do Rio; temporada de avistamentos já começou
Acredita-se que navio português tenha sido capturado durante um dos ataques piratas mais ousados do século 18 e guarde tesouro incalculável
Bianca Colepicolo analisa o sucesso do projeto, que foi aberto ao público e uniu esporte, cultura e empreendedorismo
Estudo aponta que organismo retirou até 42% de antibiótico de águas residuais