Jet utilizado em inspeções navais foi atração da Marinha do Brasil no Boat Show de Foz

Produzido pela Sea-Doo, a embarcação usada para segurança nas águas do estado do Paraná foi exposta no Iate Clube Lago de Itaipu

Por: Redação -
27/11/2023
Foto: Descio Oliveira e Douglas Guimarães/Revista Náutica

Presente na primeira edição do Foz Internacional Boat Show, realizado no Iate Clube Lago de Itaipu entre os dias 23 a 26 de novembro, a Marinha do Brasil exibiu no evento o jet da Sea-Doo utilizado em inspeções navais.

A moto aquática da BRP (fabricante da Sea-Doo) usada pela Marinha é fruto de uma parceria anunciada em março de 2023, que visa fornecer embarcações para patrulhamento naval no estado do Paraná. Essa iniciativa faz parte do braço de segurança aquaviária inserida no Plano Nacional de Expansão do Turismo Náutico com Motos Aquáticas, liderada pela marca.

Foto: Descio Oliveira e Douglas Guimarães/Revista Náutica

Para o Sargento Rafael Carvalho, presente no primeiro Boat Show de Foz, a iniciativa permite que os inspetores navais alcancem lugares onde embarcações da Marinha não conseguiam ir anteriormente, por conta da manobrabilidade.

O inspetor naval a bordo dele chega onde outras embarcações nossas não chegavam. (O jet) está aqui pra mostrar que a Marinha está chegando onde precisar– Sargento Rafael Carvalho

Quando o acordo entre Marinha e BRP foi selado, Edesio Raimundo, Capitão dos Portos da Capitania Fluvial do Rio Paraná, mencionou que “os equipamentos farão com que a segurança da navegação seja levada à maior parte do Estado do Paraná, dentro da área de jurisdição de nossa capitania.”

Foto: Descio Oliveira e Douglas Guimarães/Revista Náutica

Segundo o sargento Rafael Carvalho, o programa Piloto Responsável, da Marinha, foi responsável por habilitar navegadores de grandes embarcações a pilotar os jets e assim, poder monitorar melhor as águas da região. “O pessoal se sentiu mais seguro”, relata o sargento.

 

Outra atração da Marinha no Boat Show de Foz foi a divulgação do aplicativo NavSeg, que “promove a segurança do tráfego da navegação com mais celeridade”, explica o sargento. Segundo ele, a adesão da plataforma vem sendo boa no primeiro momento.

Foto: Descio Oliveira e Douglas Guimarães/Revista Náutica

Pelo app é possível informar o plano de viagem da embarcação (aviso de saída), sem a necessidade do envio de papéis. Assim, permite o monitoramento da embarcação, facilitando o serviço de resgate, caso seja necessário. O aplicativo ainda fornece diversas outras informações sobre a navegação.

Marinha no Boat Show de Foz

Em seu estande no Foz Internacional Boat Show, estava o jet Sea-Doo GTI SE 170. Com motorização de 130 a 170 hp, a embarcação suporta até 3 pessoas e é utilizado pela Marinha do Brasil para ações na Capitania Fluvial do Rio Paraná.

Foto: Sea-Doo / Divulgação

1º Foz Internacional Boat Show 2023

Mais novo encontro entre nações e barcos, o Foz Internacional Boat Show 2023 movimentou o oeste do Paraná, na região da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, exibindo o potencial de desenvolvimento do turismo náutico sustentável no Lago de Itaipu, em Foz do Iguaçu.

Foto: Victor Santos/Revista Náutica

A primeira feira náutica realizada em água doce no Brasil terminou neste domingo (26), após quatro dias de contato do público que ama navegar com estaleiros e outros players do segmento náutico. Primeiro salão internacional com a chancela Boat Show, o evento foi realizado em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo, a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, a usina hidrelétrica Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Acobar.

 

O Foz Internacional Boat Show teve apoio ainda da Adetur (Agência de Desenvolvimento Cultural e Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu).

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Arte e sustentabilidade: Museu de Vidro Flutuante deve ganhar as águas ainda esse ano

    Projeto une arte em vidro para levar conscientização sobre mudanças climáticas às principais cidades do mundo

    Navio de cruzeiro pode ser alternativa econômica para acomodação de atletas dos Jogos Asiáticos de 2026

    Comitê espera reduzir custos acomodando cerca de 3 mil pessoas em embarcação durante o evento

    Monociclo subaquático permite nadar e pedalar em baixo d'água ao mesmo tempo

    Criado pela empresa francesa Seabike, o dispositivo promete uma velocidade "sobre-humana"; confira

    Após sucesso do Rio Boat Show, Brasil amplia calendário náutico para Brasília e Salvador

    Maior edição após a pandemia, salão carioca entrou para a história pela diversidade de produtos, serviços e atrações, e marcou a expansão do evento para outras regiões

    Parque eólico no mar adotará radar flutuante para evitar colisão de pássaros

    Na Holanda, sistema que combina tecnologias desligará geradores em caso de aproximações de aves