Tsunami pode ter sido a causa do desaparecimento da população da Grã-Bretanha há 8 mil anos

Estudo correlaciona a dizimação dos habitantes locais ao desastre natural pela primeira vez

15/01/2024

Milhares de anos atrás, ainda na Idade da Pedra, um repentino declínio da população que habitava a região norte do que hoje é a Grã-Bretanha criou um mistério que, agora, parece ter sido resolvido. Pela primeira vez, um estudo sugere que o desaparecimento dos habitantes locais está relacionado a um enorme tsunami.

Há cerca de 8.200 anos, por volta de mil pessoas viviam em pequenos assentamentos costeiros na região noroeste da Europa quando o número de sítios habitados no local caiu repentinamente.

Até então, acreditava-se que o fato havia se dado após uma brusca queda na temperatura em todo o continente. Porém, um estudo publicado no Journal of Quaternary Science trouxe à tona uma nova possibilidade.

Seria o tsunami a solução para o mistério?

Segundo informações do IFLScience, os pesquisadores chegaram à conclusão de que o tsunami de Storegga — ocorrido entre 8.120 e 8.175 anos atrás — pode ter sido o responsável pela queda repentina na população da região.

 

Também chamado de três “Deslizamentos de Storegga”, o desastre está entre os maiores deslizamentos de terra conhecidos e ocorreu no limite da plataforma continental norueguesa, no Mar da Noruega. O fenômeno natural deu origem a um imenso tsunami no Atlântico Norte, com ondas de mais de 20 metros de altura.


Para chegar à conclusão de que essa teria sido a causa do desaparecimento da população da Grã-Bretanha, os pesquisadores criaram simulações computacionais dos impactos do tsunami em um importante local mesolítico chamado Howick, no nordeste da Inglaterra — onde foram encontrados sedimentos da época.

 

Para concretizar a teoria, os estudiosos foram além, simulando uma onda sob dois cenários diferentes de mudança do nível do mar. Com isso, eles descobriram que o tsunami poderia ter chegado até Howick — se ocorresse durante a maré alta.

 

Assim sendo, as consequências teriam sido catastróficas. Os pesquisadores explicam que “em Howick, as estimativas de mortalidade variavam, mas estavam até 100% dentro da zona entremarés rica em recursos”.

Isso fornece evidências que sugerem que o tsunami provavelmente foi o responsável pelo declínio populacional no norte da Grã-Bretanha no período após 8.200 [anos atrás] quando o tsunami ocorreu– concluíram os autores do estudo

Na prática, além de acabar com quem aparecesse em seu caminho, a onda também teria colocado fim nos recursos alimentares do local, contribuindo com a diminuição populacional.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Conheça a misteriosa ilha em forma de olho que se movimenta no rio Paraná

    Origem do fenômeno é desconhecida, gerando teorias diversas, que vão de esconderijo alienígena a base nazista

    Sucesso da Kapazi, cadeira flutuante estará no Boat Show de Foz

    De 28 de novembro a 1º de dezembro, acessório que atende de crianças a adultos atracará no salão ao lado de outros produtos recém-lançados da marca

    Natal e rock and roll! Evento nos EUA unirá música com desfile de barcos temáticos

    Pachtogue River Christmas Boat Parade levará embarcações natalinas e clássicos do rock a Long Island, em Nova York

    Para todos os gostos: 7 revestimentos da Kelson's estarão no Boat Show de Foz

    Agroquímica São Gabriel aposta na variedade para conquistar o público do salão, que acontece de 28 de novembro a 1º de dezembro

    Nova espécie de peixe sem olhos é descoberta em caverna subterrânea

    Encontrado na China, animal vive na escuridão, não possui padrão de cor e mede até 2,5 centímetros