Chineses na frente

Por: Redação -
13/01/2015

Todos tentam, mas a liderança do Dongfeng segue intacta na terceira etapa da Volvo Ocean Race. O barco chinês continua na frente após várias investidas dos adversários na semana e já abriu vantagem superior a 50 quilômetros para o pelotão de trás, de acordo com a última atualização da tarde desta terça-feira (13). Team Brunel, Abu Dhabi, Mapfre e Team Alvimedica se alternam nesse bloco, deixando as meninas do Team SCA em último. O objetivo da equipe da China é chegar em casa em primeiro lugar. Pelo desempenho dos comandados de Charles Caudrelier – um francês que dita as regras no barco chinês – a vitória pode ocorrer.

Mesmo assim, os tripulantes do Dongfeng esperam mais dificuldades após passar por Sri Lanka e a costa oeste da Índia. “Estamos focados, mas cansados da constante batalha de nervos. Precisamos lutar por mais 15 dias para obter a vitória em casa”, disse Charles Caudrelier.

O comandante do Dongfeng explicou a estratégia para escapar dos buracos de vento. “As sombras de vento da Índia e do Sri Lanka estão atrás de nós. O vento é como um rio, não gosta de obstáculos. Ele tenta outros caminhos para seguir sua direção, deixando um buraco de vento por trás das serras ou montanhas e rajadas nas laterais. Por isso evitamos essa armadilha”.

Agora, Dongfeng e os seus adversários têm um desafio pela frente: passar pelo Estreito de Malaca, uma das zonas de trânsito marítimo mais congestionadas do mundo, que fica entre a Sumatra e a Malásia. Em cinco dias, a flotilha estará lá. “Mais uma vez vamos pegar pouco vento e ter uma navegação bem complicada, com transição entre ventos de norte e leste”, finalizou Charles Caudrelier.

Os barcos devem chegar em Sanya, na China, entre 23 e 25 de janeiro para concluir a terceira etapa da Volvo Ocean Race. No fim do mês, o veleiro Team Vestas Wind, que encalhou na perna anterior, será transportado para Gênova, na Itália, para reparos. A meta é que o time dinamarquês volte à regata nas duas etapas finais, a partir da stopover de Lisboa, Portugal, em junho.

Foto: Divulgação

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Azimut Yachts atraca no Rio Boat Show 2024 com sucesso mundial de vendas

    Ao lado de outros quatro modelos elogiados, lancha de 62 pés é destaque no salão náutico

    Mistura de jet com inflável, barco ‘diferentão’ da Casarini Boats chega para atender a demandas do mercado

    C350 é o primeiro produto do novo estaleiro paulista e comporta cinco pessoas em design esportivo

    Zath Mariner estreia com venda no Rio Boat Show 2024 e destaca modelo de 32,8 pés como "além de seu tempo"

    Estaleiro carioca está no salão com duas lanchas e destaca pontos fortes da Zath 328 HT, exposta nas águas da Baía de Guanabara

    Benet Boat estreia no Rio Boat Show com boas opções de lanchas de entrada

    Modelos se destacam pelo valor mais acessível e cascos fortes, oriundos de embarcações de serviço da Compact Fibras

    Veja quem passou no lounge de NÁUTICA no 2º dia de Rio Boat Show 2024

    Espaço exclusivo da Revista Náutica contou com grandes nomes do setor na última terça-feira (29)