Quase 200 metros! Estaleiro holandês está construindo o veleiro mais alto do mundo

Embarcação da Royal Huisman vai medir quatro vezes mais que o Cristo Redentor, mas ainda não tem data para estrear

09/05/2024
Foto: Royal Huisman/ Divulgação

Já pensou como seria um veleiro quatro vezes maior que o Cristo Redentor? Pois é isso que o estaleiro holandês Royal Huisman está construindo. Com o mais novo Project 411, o objetivo da empresa é colocar nas águas o barco a vela mais alto do mundo, que chegaria a medir aproximadamente 171 metros de altura (561 pés).

Também conhecido como Noir, o Projetct 411 deve medir aproximadamente 80 metros (305 pés) de altura, e será equipado com uma plataforma de eslupe — mastro único com uma vela triangular principal, o mais comum entre os veleiros — que terá 92 metros (264 pés). Assim, superará o Korus — atualmente o maior veleiro do mundo, com 127 m — e se tornará o barco a vela mais alto nas águas.

Foto: Royal Huisman/ Divulgação

Mas se engana quem acha que altura será o único ponto forte do Noir. Até porque, velocidade, potência e boa dirigibilidade fazem parte das instruções dos exigentes proprietários. O barco será feito inteiramente em alumínio, para reduzir o peso e ter maior agilidade.

 

O futuro veleiro mais alto do mundo ainda será equipado com acionamentos elétricos, visando fornecer potência adicional, conforme necessário. Todos os equipamentos do deque serão da cor preta — por isso o apelido Noir (preto, em francês).

O eslupe que equipará o veleiro será grande o suficiente para acomodar um bote de 45 pés. Afinal, o Project 411 foi projetado para transportar uma embarcação deste tamanho e, assim, permitir a exploração costeira, além de levar hóspedes sem necessidade de reposicionar a embarcação mais perto de um porto.

Muito a se descobrir

Com o intuito de ser um barco grande — como deu para perceber –, o Project 411 deve proporcionar o prazer de navegar com a família e amigos sem se preocupar com a capacidade — que ainda não foi divulgada.

Foto: Royal Huisman/ Divulgação

Os detalhes sobre o interior do veleiro mais alto do mundo também ainda estão em sigilo, mas se sabe que o projeto está sendo desenvolvido pela GCA Architects, de Barcelona, empresa conhecida por possuir uma abordagem contemporânea em edifícios residenciais e comerciais.

 

Quanto a parte externa, o Project 411 contará com extensões de vidro e plataformas dobráveis para conectar os hóspedes com o mar, além de um flybridge para entretenimento ao ar livre. Mais informações envolvendo o desenvolvimento do barco serão divulgadas à medida em que o projeto for avançando.

Navegando rumo ao recorde

Por mais que o projeto traga muita expectativa, é bom os interessados conseguirem esperar um pouco. Afinal, a Royal Huisman não divulgou uma data de entrega para o Noir, mas se imagina que levará algumas primaveras. O Koru, maior barco a vela atualmente, levou dois anos para ser construído, por exemplo.

Foto: Royal Huisman/ Divulgação

Das centenas de navios que nosso estaleiro entregou em sua história, o Project 411 será nosso quarto iate no ranking dos 10 maiores iates à vela do mundo– Jean Timmerman, CEO do estaleiro

Timmerman ainda comemorou o fato de a empresa estar no 140º ano de operação e anunciar um “projeto tão significativo”. Assim, a Royal Huisman vai em busca de mais um recorde, após lançar o maior veleiro de alumínio do mundo em 2020 e trabalhar, atualmente, no maior veleiro de pesca esportiva do mundo, segundo a marca.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Cientistas descobrem que baleias beluga podem se comunicar movimentando a cabeça; assista

    Conclusão veio com o estudo de animais em cativeiro; pesquisadores registraram 5 movimentos diferentes

    Casa de vidro sobre as águas no Texas está à venda por quase R$ 30 milhões; conheça

    Residência fica na cidade de Round Top, cujo último senso registrou população de 91 habitantes

    E-combustíveis para o setor marítimo podem gerar 4 milhões de empregos, diz pesquisa

    Estudo foi encomendado pelo Fórum Marítimo Global e indica que as vagas serão abertas até 2050

    Futurista e feita de titânio: conheça a lancha de 55 pés que parece uma nave espacial

    Com estilo contemporâneo, será a primeira embarcação lançada pelo estaleiro Mirrari, dos Emirados Árabes Unidos

    Litoral de São Paulo e do Rio pode ter ondas de até 3 metros neste sábado (18)

    Alerta da Marinha do Brasil vale para as cidades de Santos e Campos dos Goytacazes; confira dicas de segurança em caso de ressaca marítima