Robô subaquático pode substituir humanos em missões no fundo do mar

Equipamento belga de apenas 40 centímetros navega a 75 metros de profundidade e cria mapas de seus arredores

04/04/2024
Foto: uWare Robotics / Divulgação

Aliar a inteligência humana à tecnologia é uma boa alternativa para muitas situações, mas quando o assunto é explorar o fundo do mar, essa ideia é ainda mais bem-vinda. Por isso, a empresa belga uWare Robotics criou o robô subaquático uOne, que promete assumir o lugar de mergulhadores em missões debaixo d’água.

O equipamento, que combina características de dois tipos diferentes de robôs submarinos, tem como foco principal a inspeção de estruturas subaquáticas.

 

Para substituir humanos nessas missões, o uOne conta com oito propulsores vetoriais, um sistema de câmeras integradas, unidade de medição inercial (IMU) e outras tecnologias que o permitem seguir um caminho pré-progamado, sem a ajuda de humanos.

Foto: uWare Robotics / Divulgação

Os chamados “pontos de interesse” das missões subaquáticas para as quais o equipamento é destinado são inspecionados pelo robô, que é capaz de criar mapas tridimensionais do ambiente ao seu redor e coletar dados — inclusive imagens RGB em alta resolução — , que são armazenados em uma unidade SSD integrada.

 

Todas as funcionalidades do robô subaquático uOne estão acopladas em um equipamento de apenas 40 cm de altura, 40 cm de largura e 50 cm de comprimento, que pesa 15 kg e suporta até 5 kg.


Para explorar as profundezas do oceano, o equipamento navega a uma velocidade máxima de 5,5 km/h, com bateria que garante até duas horas de operação após uma carga que leva o mesmo tempo.

 

Atualmente, o robô subaquático uOne é capaz de descer a uma profundidade máxima de 75 metros, mas ideia da belga uWare Robotics é que em breve esse número seja ainda maior, com a troca da atual carroceria de acrílico por uma de alumínio.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    EUA enviam ao Rio de Janeiro porta-aviões gigante de 333 metros; entenda

    USS George Washington atracou no Brasil como parte da operação Southern Seas, que visa incentivar a cooperação entre os países

    Em fase final de testes, Aquabus de Ilhabela transportaram 1,5 mil pessoas no fim de semana

    Novo sistema de transporte aquaviário contará com três catamarãs e capacidade para 60 pessoas em cada viagem; data de inauguração ainda não foi divulgada

    Italiana Rossinavi lança catamarã híbrido-elétrico de 43 metros

    Modelo nasce como “projeto mais inovador” do estaleiro, com tecnologias sustentáveis e até uso de Inteligência Artificial

    Schaefer Yachts anuncia barco que não afunda, ideal para resgates em alto-mar

    Com o nome de Interceptor 48 Pilot, novidade é fruto de parceria com a empresa irlandesa Safehaven Marine

    Criatura de 18 metros está impactando a cadeia alimentar da vida marinha; entenda

    Gelatinoso e transparente, os "picles do mares" causam perturbações no ecossistema durante as ondas de calor oceânicas e preocupam cientistas