Jornal publicado 5 dias após naufrágio do Titanic é encontrado em guarda-roupa e leiloado

Guardada há 112 anos, edição que retrata familiares buscando sobreviventes foi encontrada por dono de casa de leilões

29/08/2024
Foto: Hansons Auctioneers/ Reprodução

Não é todo dia que você descobre uma relíquia por acidente. Porém, foi exatamente isso que aconteceu com Charles Hanson — proprietário da casa de leilões Hansons Auctioneers — , que encontrou, no fundo de seu guarda-roupa, um jornal publicado pelo Daily Mirror cinco dias após o naufrágio do Titanic.

E, como era de se esperar de um dono de casas de leilões, Charles prontamente colocou a peça à venda na Hansons Auctioneers. Não foi difícil encontrar interessados no jornal, que veio a ser arrematado por 34 euros (aproximadamente R$ 209 em conversão realizada em agosto de 2024) na última semana.

Navio Titanic em Southampton, em abril de 1921. Foto: Wikimmedia Commons/ Domínio Público

Segundo o “descobridor” do jornal, o material histórico foi encontrado graças à avó de um cliente das Hansons, na cidade de Lichfield, localizada no condado de Staffordshire, Reino Unido. De acordo com Charles, guardar jornais antigos era costume da mulher.

Ela mantinha jornais marcando eventos importantes, como a coroação do Rei George V em 1911, bem como o naufrágio do Titanic– Charles Hanson

Um pedaço da história

Publicado em 20 de abril de 1912 — cinco dias após o naufrágio do Titanic — , a edição centenária do jornal britânico Daily Mirror — que está de pé até hoje — retrata as dores das famílias que aguardavam com agonia a divulgação da lista de sobreviventes.

Foto: Hansons Auctioneers/ Reprodução

“Uma lista dos salvos foi afixada do lado de fora dos escritórios da White Star, e mães e esposas que estavam esperando contra a esperança leram ansiosamente os nomes, apenas para descobrir que seus piores medos se realizaram”, diz o jornal britânico.

 

Na primeira página, o jornal exibe a foto de duas mulheres e uma criança em Southampton — cidade portuária da Inglaterra, de onde partiu o Titanic — aguardando a publicação dos sobreviventes do acidente, com a manchete “Uma das milhares de tragédias que fizeram do naufrágio do Titanic o mais horrível da história do mundo”.

Dentro do periódico, havia uma página dupla com diversas imagens das vítimas, com os dizeres que destacavam a “coragem indomável na presença da morte” dos falecidos. No geral, todas as oito páginas desta edição detalham a tragédia e ressaltam o heroísmo dos passageiros e tripulantes mortos.

Eles fizeram o máximo para salvar as vidas das mulheres primeiro, enquanto aceitavam seu próprio destino com dignidade. É uma peça valiosa da história social– Charles Hanson

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Maior espécie de raia no mundo é vista no litoral de SP e catalogada por especialistas

    Com quase 6 metros de envergadura, fêmea surpreendeu equipe do Projeto Mantas do Brasil em Itanhaém, na Baixada Santista

    Governo de São Paulo abre consulta pública para plano inédito de combate ao lixo no mar

    Iniciativa pretende enfrentar a poluição marinha e criar soluções ambientais duradouras. Sugestões podem ser enviadas até o dia 15 de maio

    Kiaroa Residence & Marina: a peróla de Maraú

    Com marina privativa para até 60 barcos, infraestrutura moderna, heliponto e um dos lugares mais exclusivos da Península de Maraú, no sul da Bahia, o Kiaroa Residence & Marina é o novo refúgio de alto padrão das águas

    Volvo Penta equipará a primeira balsa elétrica de passageiros da Austrália

    Embarcação vem sendo construída pela Aus Ships em Brisbane e a previsão é que comece a operar comercialmente no início de 2027

    Após 25 anos, pesquisadores se emocionam ao revisitar recife artificial que revitalizou fundo do mar no PR

    Projeto iniciado em 2001 buscou repovoar a vida marinha em Pontal do Sul. Resultado superou expectativas, com retorno de peixe criticamente ameaçado de extinção