Mais surpresas no fundo do mar: relíquias da Idade da Pedra são encontradas nas águas da Itália

Descoberta pode ajudar cientistas em um feito que seria inédito para a ciência

15/12/2023
Foto: Superintendência da Área Metropolitana de Nápoles / Divulgação

O fundo do mar segue sendo um dos mais surpreendentes mistérios da Terra. Vez ou outra, contudo, ele revela surpresas que intrigam estudiosos. Desta vez, nas águas da Itália, historiadores encontraram relíquias esculpidas em vidro vulcânico, com marcas de ação humana, que podem ter como origem um naufrágio ocorrido durante a Idade da Pedra.

Segundo informações do IFLScience (site científico com sede no Reino Unido), os materiais foram encontrados no final de novembro pelo Departamento de Polícia de Nápoles e arqueólogos, espalhados no fundo do mar, próximos à Gruta Branca de Capri, uma ilha no Golfo de Nápoles.

Foto: Superintendência da Área Metropolitana de Nápoles / Divulgação

Dentre as relíquias da Idade da Pedra, uma em especial chamou a atenção dos especialistas por ser feita de obsidiana — um vidro vulcânico formado quando a lava é resfriada rapidamente. A peça de 8 quilos e 28 centímetros estava a uma profundidade de 30 a 40 metros, com marcas de corte feitas por humanos.

Foto: Superintendência da Área Metropolitana de Nápoles / Divulgação

Esse material era utilizado para criar ferramentas afiadas, como facas, machados e pontas de flecha, sendo amplamente comercializado através do Mediterrâneo durante o período Neolítico.

Descoberta pode gerar um feito inédito para a ciência

Após a descoberta das relíquias da Idade da Pedra, os pesquisadores agora buscam entender para onde os materiais estavam sendo transportados antes de pararem no fundo do mar. Com isso, há a chance de os estudiosos encontrarem vestígios da embarcação, o que seria um feito inédito para a ciência.


Há casos de barcos neolíticos encontrados no continente europeu ou em água doce, lagos e rios. Mas o Mar Mediterrâneo tem uma temperatura e salinidade agradáveis para o molusco comedor de madeira, Teredo navalis. Assim, navios de madeira de todas as idades, quando afundam no Mediterrâneo, são presas desses moluscos– Sandro Barucci, pesquisador 

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Evolve Yachts apresentará nova lancha com flybridge no Boat Show de Itajaí

    Embarcação de 15,25 metros de comprimento é tida como a maior do estaleiro. Evento acontece de 3 a 6 de julho

    Polvo ganha “9º braço” após disputa; estudo mostra como novo membro toma consciência

    Pesquisa analisou o processo de adaptação do animal a partir da captura de 24 vídeos e quase 6 mil fotos

    Em Copenhague, ações sustentáveis geram benefícios aos viajantes

    Passeios de barco, desconto em safári de focas e aluguel de bike grátis são algumas das recompensas do programa CopenPay; Conheça!

    Armatti & Fishing reserva dois lançamentos para o Boat Show de Itajaí; conheça os modelos

    Novidades terão condições especiais para negociações fechadas no evento, que acontece de 3 a 6 de julho

    Barco compartilhado: Flip Boat Club agora tem cotas de lanchas em seu portfólio

    Já consolidada com veleiros, empresa agora oferece lanchas da Sessa Marine e Mestra Boats. Confira benefícios da modalidade