Barco elétrico pode integrar o Aquático-SP em acordo com prefeitura de Moscou
Cooperação entre prefeituras prevê otimização da infraestrutura aproveitando cases de sucesso da capital russa


Atualmente, São Paulo busca revitalizar e integrar suas hidrovias ao sistema de transporte público urbano. Moscou, na Rússia, por sua vez, é expert na operação de transportes hidroviários. É justamente essa troca que promete levar à capital paulista um reforço na infraestrutura do Aquático-SP, com a integração de barcos elétricos ao sistema.
Aguapés formam “campos de futebol” no Rio Tietê e afetam desde turismo náutico até a pesca
Imagens de satélite e IA revelam milhares de navios fantasmas nos oceanos
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
O Aquático SP, que liga o Cantinho do Céu ao Parque Mar Paulista, no bairro Pedreira, através da Represa Billings, dispõe de cinco embarcações. A estrutura, inaugurada em maio de 2024, reduziu um trajeto de 1h20 para 17 minutos e já levou mais de 350 mil pessoas.


A cooperação com Moscou prevê a integração de um modelo elétrico a esse sistema, visando otimizar sua infraestrutura aproveitando cases de sucesso da capital russa, como a modernização do transporte fluvial no rio Moscou. A eletrificação dos barcos ainda quer reduzir as emissões de gases do efeito estufa, contribuindo para compromissos climáticos de ambas as cidades.
O primeiro passo para essa parceria foi dado em 27 de março, através de um Memorando de Entendimento, acordado entre a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e do Governo de Moscou.
A próxima etapa consiste no encaminhamento do Memorando de Entendimento à SMRI/GAB para a adoção de medidas subsequentes. Nesta quarta-feira (2), a delegação brasileira formada por representantes da SMRI e da SMTU, e que está em missão em Moscou, participou do último dia do Curso de Sistemas de Transportes Inteligentes.
Dentro da agenda, aconteceu uma visita ao transporte aquático que liga a capital do país a diversos pontos da região metropolitana moscovita. Confira fotos:
Ver esta publicação no Instagram
Barcos elétricos em Moscou
A rota fluvial elétrica no rio Moscou foi a primeira do mundo a operar exclusivamente com embarcações elétricas, sendo que o sistema foi lançado em junho de 2023. A rota conta com seis paradas e oito embarcações para 50 passageiros, cada uma delas com o nome de outros rios de Moscou: Sinichka, Setun, Presnya, Filka, Skhodnya, Ramenka, Yauza e Neglinkacada.
Ver esta publicação no Instagram
Os barcos são equipados com painéis informativos, carregadores USB e espaços para bicicletas e scooters. A passagem pode ser paga com o cartão de transporte público Troika ou via cartão bancário, e passageiros com planos de transporte de 90 ou 365 dias podem utilizá-lo gratuitamente.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Confira quais modelos escolhidos por celebridades atracarão no evento, de 26/04 a 04/05
Cientistas acreditavam que embarcação pertencia ao tempo dos guerreiros nórdicos, mas se surpreenderam
Instituto tomou decisão depois de parque com lagoa artificial registrar mais de 30 ataques a banhistas em 2025
Produção chegará ao Disney+ neste domingo (13) no Brasil. Assista ao trailer
Especialista no assunto, Bianca Colepicolo analisa como territórios podem, aos poucos, criar uma cultura náutica