Salvador mira protagonismo na economia azul com 1º Fórum Náutico Internacional

Encontro da Associação Náutica da Bahia levou autoridades para debater o desenvolvimento da náutica no estado e em sua capital

25/06/2025
O 1º Fórum Náutico Internacional da Associação Náutica da Bahia (ANB) aconteceu no bairro do Comércio, em Salvador. Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS / Reprodução

O uso sustentável dos recursos marinhos e costeiros, aliado ao crescimento econômico e a conservação ambiental são algumas das premissas da chamada economia azul — para qual Salvador está de olho. Mirando ser protagonista nesse conceito, a capital baiana realizou, no fim de maio, o seu 1º Fórum Náutico Internacional, promovido pela Associação Náutica da Bahia (ANB).

O evento, em parceria com a Associação de Atividades Náuticas e Desportiva de Canárias e a Confraria Europeia da Vela, reuniu autoridades nacionais e internacionais, especialistas do setor, representantes do poder público e da iniciativa privada para debater ações para o desenvolvimento econômico, turístico, social e ambiental da Baía de Todos-os-Santos e do litoral baiano.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS / Reprodução

A programação do fórum incluiu painéis temáticos, debates estratégicos e apresentações de soluções voltadas ao fortalecimento da cultura náutica, qualificação profissional e atração de investimentos, inclusive com cases de sucesso implantados na Espanha — com direito a uma comitiva espanhola presente — e na Europa.


A expectativa é de que a Bahia, Salvador e seu universo náutico consolidem-se nos próximos anos como referência nacional e internacional.

 

Giulliana Brito, chefe de gabinete da Secretaria de Turismo (SETUR), compareceu ao evento e destacou que o estado “possui um patrimônio natural, cultural e histórico riquíssimo, além de uma população acolhedora”, que torna o destino diferenciado.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS / Reprodução

A Secretária do Mar de Salvador, Maria Eduarda Lomanto, ressaltou a importância da criação da pasta e reafirmou o compromisso da prefeitura em transformar o setor náutico em uma das grandes matrizes econômicas da cidade. Para ela, “trazer Salvador para o protagonismo da economia do mar é uma grande responsabilidade”.

 

O presidente da ANB, Santiago Campo, por sua vez, ressaltou que o objetivo é “fomentar todas as iniciativas concretas e promissoras em torno da Baía de Todos-os-Santos e da costa baiana”, e destacou os pontos fortes do setor no estado, que vão “do pescador artesanal à indústria naval, passando por setores como pesca, mergulho, desenvolvimento energético, transporte marítimo entre outros.”

 

Para se ter uma ideia, segundo dados da Prefeitura de Salvador, a Baía de Todos os Santos conta com inúmeras praias, 56 ilhas, rios, manguezais, corredeiras e quedas d’água em uma área de 1.052 km². Tem um contorno de quase 200 km de extensão e 13 municípios.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Paris verde e amarela: Brasil ganha praia artificial às margens do Rio Sena

    Evento gratuito faz parte da Temporada Brasil-França, que comemora os 200 anos de relações entre os países

    Empresa de cruzeiros prepara 1º navio movido a hidrogênio

    Viking Cruises, companhia com foco em itinerários no Norte da Europa, aposta em navios sustentáveis

    Quebra-cabeça: superiate Maiora 42 desafia disposições tradicionais de barcos de luxo

    Com lançamento previsto para 2027, embarcação dá destaque ao convés superior e tira cabines dos deques inferiores

    Celebridades aproveitam verão europeu sobre as águas; veja fotos!

    Nomes como Cristiano Ronaldo, Erling Haaland, Dua Lipa e Hailey Bieber compartilharam cliques curtindo a Europa em embarcações

    Próxima parada, Grã-Bretanha: Brasil encara nova etapa do SailGP após resultado histórico

    Em crescimento na competição, Mubadala disputará Grand Prix em Portsmouth, na Inglaterra, neste fim de semana