Caraguatatuba sedia encontro inédito sobre setor náutico e economia azul
Bianca Colepicolo comenta sobre o primeiro encontro de startups do Litoral Norte, promovido pelo Sebrae


Caraguatatuba se firmou como referência em inovação náutica ao sediar, nos dias 10 e 11 de junho, o 1º Encontro de Startups do Litoral Norte. Promovido pelo Sebrae for Startups, o evento teve como foco a inovação, o turismo e a economia azul. A iniciativa conectou empreendedores, poder público e especialistas do setor em dois dias de networking e atividades intensas.
CETESB publica novas regras ambientais para estruturas náuticas em São Paulo
SAC Náutico de Salvador: eficiência e segurança para entrada de estrangeiros embarcados no Brasil
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Três startups apresentaram soluções diretamente voltadas ao setor náutico — um segmento estratégico para o desenvolvimento sustentável do litoral — em uma programação que mesclou palestras técnicas e visitas práticas.
Entre as inovações apresentadas, destaque para uma tecnologia da Hybrid International que promete transformar qualquer embarcação em híbrida. Já a BLM Equipamentos levou ao encontro uma draga elétrica compacta, operada remotamente.
Rotina de networking e aprendizados
A programação do primeiro dia começou na Secretaria de Turismo, com palestras sobre o Marco Legal das Startups, oportunidades no setor público e o painel “SmartGov – Cidades Inteligentes”, que discutiu como a gestão pública pode acelerar soluções inovadoras. O dia terminou com uma visita técnica à Marina Porto do Rio.


O segundo dia foi dedicado às vivências práticas, com destaque para a visita à Fazenda de Mexilhões da Praia da Cocanha — candidata ao selo de Melhor Vila Turística do Mundo pela ONU. Também foram visitados produtores rurais e empresas atendidas pelo programa Brasil Mais Produtivo, do Senai, evidenciando como inovação, turismo, pesca e sustentabilidade podem avançar em conjunto.
O futuro da náutica no Litoral Norte
Mais do que atrair talentos e fomentar novos negócios, o encontro teve como essência aproximar a tecnologia das vocações regionais, fortalecendo a cadeia produtiva da economia do mar.
A presença das startups e o ambiente de cocriação estimularam soluções para desafios reais — desde a digitalização de processos até novas abordagens em gestão e sustentabilidade.
Promovido pelo projeto Speed Marine, do Sebrae, em parceria com as secretarias municipais de Turismo e Governo, Senai e UpLab, o encontro reforça Caraguatatuba como um hub de turismo inteligente e economia azul. O futuro da náutica passa pelo Litoral Norte — e ele já começou.
Mestre em Comunicação e Gestão Pública, Bianca Colepicolo é especialista em turismo náutico e coordena o Fórum Náutico Paulista. Autora de “Turismo Pra Quê?”, Bianca também é consultora e palestrante.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Barco fazia parte de sistema de transporte nos anos 1930 e foi revelado durante obras após furacão
Projeto Secret, da Tankoa, combina sofisticação italiana, espaços abertos e performance de alto nível
População pode ajudar no monitoramento de espécies invasoras que ameaçam o Mediterrâneo
Aos 20 anos, Anna Carla atua na embarcação desde abril de 2025. Conheça a história!
Produzido pela startup Wildtype, iguaria já está disponível em restaurante premiado e deve chegar a mais casas em breve