9 em 1: prancha modular para surf pode revolucionar o mercado
Newave inovou com a criação de peças de fácil montagem que permitem criar diferentes tipos de prancha


Imagine você estar planejando uma viagem para um destino paradisíaco e se deparar com o dilema de qual prancha levar: uma longboard para as ondas cheias ou uma lazy fish para os dias de mar menor? A Newave desenvolveu peças que tornam essa dúvida ultrapassada, já que o kit permite montar nove diferentes tipos de prancha de forma rápida e descomplicada.
Atins e o kitesurf: destino nos Lençóis Maranhenses revela nome jovem no esporte
Não é IA: baleia pega onda ao lado de surfista na Austrália; assista!
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Elaborada por engenheiros franceses ao longo de mais de dois anos, a primeira prancha modular 9 em 1 do mundo pode revolucionar o mercado e ainda transformar a forma como o lifestyle do surf interage com o oceano e com a poluição atmosférica.


Todas as peças do kit Newave contam com o sistema W-binding, patenteado pela marca, que permite o “encaixe perfeito” dos módulos. Cada um deles, por sua vez, é composto por espuma de poliestireno revestida com fibra de vidro e a parte do famigerado encaixe em formato de “W” é feita de nylon reforçado.
A marca afirma que a montagem completa de qualquer modelo de prancha leva menos de um minuto e não exige nenhuma ferramenta. Pinos de travamento manual no encaixe em “W” garantem a fixação das partes que, segundo a Newave, não soltam.


Liberdade e sustentabilidade
A prancha 9 em 1 promete atender principalmente os surfistas que enfrentam quaisquer ondas. As peças do kit cabem em uma bolsa compacta e feita sob medida que pode ser transportada dentro de carros, ônibus ou aviões.


Além da conveniência, a marca reforça o apelo ecológico. Segundo a Newave, cerca de 90% das emissões de carbono envolvidas na prática do surf estão relacionadas ao tipo de transporte até as ondas. Com as peças modulares, é possível chegar ao destino utilizando transporte público, o que ajuda a reduzir a pegada de carbono do surfista.
As peças da Newave permitem criar nove tipos de prancha. São eles:
- Lazy Fish: 5’10” (5 pés e 10 polegadas);
- All Round Fish: 6’6”;
- Long Fish: 6’7”;
- Mini Malibu: 7’6”;
- Mid Lenght: 8’0”;
- Malibu: 8’2”;
- Egg: 8’2”;
- Gun: 8’10”
- Longboard: 9’0”.


As maiores, além de enfrentarem ondas grandes, também são indicadas para a prática de stand up paddle — o famoso stand up —, onde se faz uso de um remo para passear sobre a água. Neste caso, os módulos seriam uma boa pedida até para quem quer aumentar o leque de brinquedos aquáticos na embarcação, por ocupar menos espaço a bordo do que uma prancha convencional.


Prós e contras da prancha 9 em 1
Entre os prós, se destacam a versatilidade, a facilidade no transporte, a durabilidade prometida pela marca e a velocidade de montagem, com sistema intuitivo.


Por outro lado, a performance dessa prancha modular, por enquanto, não é certa, já que ainda não há unidades antigas e desgastadas. Da mesma forma, existe a possibilidade da vedação entre as peças ser impactada com o tempo, afetando, por exemplo, sua flutuabilidade.
O preço é outro fator decisivo — que pode, inclusive, ser considerado alto para quem está acostumado com pranchas de entrada. Segundo a Newave, o investimento começa na casa de 840 euros (cerca de R$ 5,2 mil reais, na cotação de fevereiro de 2026).
Apesar do valor, a Newave esgotou os dois primeiros lotes da prancha modular e atualmente aceita inscrições para o terceiro deles no site oficial. Se, mesmo com o passar do tempo, as peças seguirem com a performance nas águas conforme prometido, essa tecnologia pode revolucionar o mercado do surf.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Chamado de Da‑Bach‑Na‑Fahrt, evento que acontece desde 1936 reúne 40 "embarcações" para descer o congelante riacho Kirchenbach com muita adrenalina
Uma das principais competições da modalidade em 2026 reunirá 186 velejadores de 10 países. Evento seguirá até 7 de março
Newave inovou com a criação de peças de fácil montagem que permitem criar diferentes tipos de prancha. Conheça a proposta!
“Fórmula 1 da Vela” teve fim de semana com fortes ventos e incidente que feriu dois atletas; assista ao vídeo
Maior do que parece, a nova V300 Crossover é uma lancha que entrega muito em cada detalhe



