Petrobras lança combustível de base renovável para barcos de lazer

Por: Nicole Leslie -
19/01/2026

A Petrobras lançou um combustível a base de conteúdo renovável elaborado especificamente para uso em barcos de lazer. O novo Diesel Verana é produzido na refinaria de Cubatão, em São Paulo (SP), e tem 5% da composição feita de substâncias que se regeneram naturalmente.

A novidade integra a carteira de produtos mais sustentáveis da Petrobras. De acordo com a marca, o produto é o único diesel premium destinado ao mercado náutico de lazer.

 

O combustível é produzido por coprocessamento de 95% de diesel mineral com 5% de conteúdo renovável (como óleos vegetais ou gordura animal). De acordo com a Petrobras, isso faz com que o produto tenha as mesmas características e propriedades de um óleo diesel marítimo 100% mineral, por isso não exige qualquer adaptação dos motores para o seu uso.

Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão (SP). Foto: Petrobras / Divulgação

Além disso, a parte renovável desse combustível faz com que o produto reduza a emissão de gases de efeito estufa em 3%. Estes gases são os responsáveis por aquecer a atmosfera do planeta que, em larga escala, intensificam o aquecimento global.


O Diesel Verana foi testado pelo Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES), que pontuou alguns fatores como diferenciais do composto. Entre eles estão o abastecimento mais rápido e sem formação de espuma, a redução do odor típico de diesel marítimo e maior estabilidade, que promete mais proteção às partes do motor em contato com o combustível, mesmo após longos períodos da embarcação em repouso.

Abastecimento de barco de lazer. Foto: TDyuvbanova / Envato

A Petrobras já iniciou a produção e comercialização do novo combustível para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina e, ao longo do 1º trimestre, de acordo com a marca, o produto estará disponível em postos Petrobras selecionados. Segundo a Petrobras, a produção acompanhará a evolução do consumo para atender a demanda em totalidade.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Vem aí a 4ª edição do Marina Itajaí Boat Show, o maior evento náutico do Sul do país

    Salão catarinense acontecerá de 2 a 5 de julho, na Marina Itajaí. Ingressos já estão disponíveis com 30% off para o leitor NÁUTICA

    SailGP: equipe australiana se mantém na liderança após etapa em Bermudas

    Time brasileiro finalizou empatado na 12ª colocação do ranking geral, ao lado do time suíço. Próxima etapa acontece em Nova York

    Moon boat: conheça o barco em forma de lua pensado para enfrentar as águas do Golfo de Bengala

    Famosa na costa de Bangladesh, a embarcação artesanal chama atenção pelo formado arqueado do casco, que lembra uma lua crescente

    Teste Ferretti Yachts FY1000: maior Ferretti do mundo

    Testamos o maior barco em fibra de vidro produzido em série no Brasil, a Ferretti FY1000 — com cinco suítes e flybridge de 55 m² — fabricada pelo Grupo Okean em Santa Catarina. Uma embarcação que combina conforto, desempenho e a exclusividade de um iate de alto padrão

    Maior espécie de raia no mundo é vista no litoral de SP e catalogada por especialistas

    Com quase 6 metros de envergadura, fêmea surpreendeu equipe do Projeto Mantas do Brasil em Itanhaém, na Baixada Santista