“Barco escola”: à frente do Bossa Nova, Valéria Ravani abre espaço aos jovens na 53ª SIVI
Comandante alia competitividade e ensino ao levar jovens da Escola de Vela de Ilhabela para a maior competição oceânica da América Latina


Um barco em que a competitividade navega em sincronia com o aprendizado mútuo entre diferentes gerações: esse é o veleiro Bossa Nova, comandado por Valéria Ravani. Figura veterana e influente no esporte em Ilhabela, ela sabe como ninguém a importância de abrir espaço aos jovens na modalidade, especialmente durante a Semana de Vela de Ilhabela.
Bora Bora compete com tripulação 100% feminina na Semana de Vela pelo 2º ano consecutivo
Dragon Ball? Conheça a origem do nome e os segredos do Kameha Meha, bicampeão da Semana de Vela
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
O Dufour 41.2, que ela mesma trouxe da Europa, participa da 53ª edição do maior encontro da vela oceânica na América Latina como uma espécie de “barco escola”, competindo na classe RGS Cruiser com um time que contempla homens, mulheres, jovens e veteranos.


Eu tenho participado com alunos da Escola de Vela de Ilhabela. Já faz anos que eu decidi ir colocando cada vez mais alunos. Eu fico muito feliz porque todos eles são muito agradecidos e muito comprometidos– detalhou Valéria Ravani em entrevista à Náutica
E, se no ano passado as regatas foram difíceis, resultando na “beirinha do pódio” para o Bossa Nova, como definiu Ravani, neste, as chances são maiores — embora esta não seja a única forma de garantir ares de vitória à tripulação.
O importante, acima da beleza de fazer um pódio, é trazer a moçada para velejar comigo– garantiu a capitã
O futuro da vela em Ilhabela
Além de Ravani, que participa da SIVI desde 1998, o Bossa Nova leva consigo outros oito tripulantes: Raquel Hora, Bibiana Carneiro, Andre Wahrlich, Fernando Souto, Igor Gandelman, Sarah Carvalheiro, Dora Julião e Rafael Oliveira — este, um proeiro mais do que promissor.


Aos 14 anos, o “Rafa” tira olhares orgulhosos de seus companheiros de equipe. Jovem e disciplinado, ele tem se destacado na função mesmo velejando há pouco mais de um ano e meio. “Eu sou novo ainda, tenho muito a aprender”, reconheceu.
Só tenho a agradecer as oportunidades que a Val vem me dando. Ela que introduziu a vela oceânica na minha vida– ressaltou Rafael Oliveira
Mas ele não é o único “novato” a desbravar as águas da Capital da Vela durante a 53ª SIVI. Igor, Sarah e Dora são outros jovens velejadores quem têm vivido essa experiência com bastante afinco.
É a minha primeira vez na SIVI, tô aprendendo a velejar agora. A Valéria proporciona uma oportunidade incrível. O Bossa Nova é um veleiro incrível. A SIVI está sendo uma baita experiência de aprendizado e de diversão também– ressaltou Sarah, uma das 5 mulheres a bordo
Entre a equipe do Bossa Nova, uma coisa fica muito clara: o sucesso da jornada reside tanto na sinergia do grupo quanto na paixão compartilhada pelo mar.
Pioneira na vela oceânica feminina
Bióloga geneticista e velejadora oceânica, Valéria Ravani é uma das principais incentivadoras da participação feminina na vela brasileira. Ela começou a velejar na Escola de Iatismo BL3, em Ilhabela, e acumula dezenas de conquistas, incluindo dois títulos da Semana Internacional de Vela de Ilhabela (SIVI) pelos veleiros Armação (2007) e Jazz (2011).
Ao longo da carreira, também ajudou a formar e liderar equipes com predominância feminina, defendendo maior espaço para as mulheres no esporte. Além das regatas, Valéria se destaca pelas grandes travessias oceânicas. Em 2022, trouxe o veleiro Bossa Nova de Portugal até o Brasil em uma viagem de 40 dias, com escalas nas Ilhas Canárias, Cabo Verde e Salvador.
Com informações de Gilberto Ungaretti, enviado especial a Ilhabela.
53ª SIVI
A 53ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela acontece de 24 de julho a 1ª de agosto de 2026. Conhecida como o maior evento de barco à vela na América Latina, a competição teve mais de 125 veleiros inscritos para competir em seis diferentes classes.


Acompanhe o portal e o Instagram da Revista Náutica para novidades sobre o campeonato.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Comandante alia competitividade e ensino ao levar jovens da Escola de Vela de Ilhabela para a maior competição oceânica da América Latina
Der Bekannte 2 partiu do Puerto Petunia, em Bariloche, na Argentina, para competir na classe ORC, uma das mais disputadas da SIVI
Veleiro completou volta ao mundo há dez anos e segue sendo destaque pela performance nas regatas
Decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) gera possíveis riscos técnicos e de segurança no uso do combustível em embarcações
Atual tricampeã, equipe não participou do primeiro dia de regatas, mas já soma quatro vitórias e lidera parcial da categoria ORC



