Oceanógrafos descobrem monte submarino maior que 10 torres Eiffel empilhadas

05/09/2024

Uma equipe de oceanógrafos descobriu um monte submarino de 3.109 metros de altura, tamanho superior a dez torres Eiffel empilhadas. A descoberta fica localizada a 1.448 quilômetros da costa do Chile, na Cordilheira de Nazca, uma cadeia de montanhas subaquáticas.

Depois de mapearem o monte, os pesquisadores conduziram uma exploração por uma de suas cristas com o auxílio de um robô subaquático. O resultado foi o encontro com uma rica biodiversidade, recheada de jardins de esponjas e corais antigos.

Foto: Schmidt Ocean Institute/ Divulgação

A descoberta aconteceu no âmbito da expedição de 28 dias liderada pela Schmidt Ocean Institute, finalizada em agosto. Cerca de 25 montes submarinos foram alvos de atenção nesta que se tornou a terceira viagem à região.

 

Em uma das montanhas observadas, a equipe encontrou um jardim de corais intocado, com uma área de cerca de 800 m² — praticamente o tamanho de três quadras de tênis. Nele, corais de água profunda fornecem abrigo para uma ampla variedade de organismos, como peixes-rocha, estrelas-de-crista e caranguejos-rei.

Foto: Schmidt Ocean Institute/ Divulgação

A expedição também permitiu o encontro com espécies diversas, como polvo Casper e uma lula Promachoteuthis, filmada pela primeira vez em vida.

 

“Nossas descobertas destacam a notável diversidade desses ecossistemas, ao mesmo tempo em que revelam as lacunas em nossa compreensão de como os ecossistemas dos montes submarinos estão interconectados”, pontuou Tomer Ketter, técnico marinho do Schmidt Ocean Institute.

 

A expectativa é de que os dados coletados na expedição ajudem os cientistas a proteger esses ambientes marinhos e a garantir que permaneçam intocados. Um dos objetivos, inclusive, é tornar a Cordilheira de Nazca, bem como a Cordilheira Salas y Gómez, uma área marinha protegida de alto-mar.

Foto: Schmidt Ocean Institute/ Divulgação

Antes das três expedições do instituto à região, sabia-se que 1.019 espécies habitavam essa porção do Pacífico, próxima aos montes submarinos. O número agora ultrapassa 1.300 e segue crescendo.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Secretária de SP visita o JAQ H1 e reforça compromisso do estado com energia limpa

    Durante a COP30, Natália Resende, da Semil-SP, destacou o alinhamento entre o projeto movido a hidrogênio e as metas do estado

    Rui Costa prevê assinatura do projeto de lei do marco do hidrogênio "já na virada do ano"

    Em visita ao JAQ H1, ministro destacou o projeto como símbolo da inovação verde e reforçou papel do Brasil como líder global em energia limpa

    Eles buscavam vestígios do Endurance, mas encontraram "vizinhança" inusitada na Antártica

    Com um robô subaquático, pesquisadores se depararam com milhares de ninhos circulares padronizados de peixes-rocha

    "Hoje é um dia histórico": Ministro do Turismo do Brasil acompanha inauguração do JAQ H1

    Celso Sabino marcou presença no lançamento da revolucionária embarcação e rasgou elogios ao projeto, que estará exposto na COP30, em Belém (PA)

    Prefeito de Recife faz convite ao Grupo Náutica para futuras parcerias com a cidade

    João Campos esteve em Belém durante o lançamento do JAQ H1 neste domingo (9) e reconheceu a importância da iniciativa do empresário para o Brasil