Armadilha animal: cena de baleia registrada na Tailândia volta a viralizar nas redes

Vídeo mostra baleia-de-Bryde capturando cardumes inteiros de peixes em estratégia inovadora de caça

Por: Nicole Leslie -
07/11/2025
Foto: Bertie Gregory / Facebook / Reprodução

Um vídeo gravado há mais de quatro anos no Golfo da Tailândia voltou a chamar atenção nas redes sociais nesta semana. Nas imagens, uma baleia-de-Bryde (também conhecida como baleia-de-bridge ou Eden’s whale) exibe uma técnica de alimentação onde transforma o próprio corpo em uma armadilha para capturar cardumes inteiros de peixes.

O registro foi feito em 2021 pelo filmmaker britânico Bertie Gregory, durante as filmagens do episódio “Oceans”, da série A Perfect Planet, da BBC. O vídeo original — que voltou a viralizar após ser republicado no Instagram — mostra o momento em que a baleia surge na superfície com a boca aberta, imóvel, parecendo um enorme funil vivo.

Foto: Bertie Gregory / Facebook / Reprodução

Essa é uma das estratégias conhecidas como “trap feeding” (ou “caça por armadilha”) no mundo animal. Segundo Gregory, o comportamento pode estar relacionado à poluição e ao despejo de esgoto na região, que teriam tornado o Golfo da Tailândia um ambiente hipóxico — isto é, com pouco oxigênio dissolvido na água.

 

Nessas condições, os peixes tendem a se concentrar mais próximos da superfície, onde há maior disponibilidade de oxigênio. Aproveitando isso, a baleia fica posicionada com a boca aberta na linha d’água, à espera de que os cardumes sejam sugados naturalmente para dentro. Quando o banquete se acumula na cavidade bucal, ela simplesmente fecha a boca — e fim da caçada.


O que à primeira vista parece preguiça é, na verdade, pura estratégia. No post original, Gregory destacou que foi possível observar pequenos peixes tentando escapar da armadilha — alguns, no pânico, pareceram até a saltar da água direto para a boca da baleia, segundo ele. Assista!

 

 

Ainda em 2021, as imagens já haviam chamado atenção. Não à toa, o post feito no início daquele ano ultrapassou 45 milhões de visualizações e soma quase 400 mil curtidas. Agora, com a recente viralização, a cena voltou a encantar a internet — não apenas pela curiosidade do comportamento, mas também pela b49eleza das imagens que revelam, mais uma vez, a engenhosidade da vida marinha.

Foto: Bertie Gregory / Facebook / Reprodução

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Superiate que pertencia a bilionário do ramo de carne seca é vendido por mais de R$ 120 milhões

    Após 11 anos com a embarcação, Jack Link colocou o barco à venda e já arrumou comprador. Confira os detalhes!

    "O mar tem memória": conheça a praia que some com objetos e os "devolve" no mesmo lugar

    A Praia do Cassino é considerada por muitos como a maior do mundo, com 220 km entre Rio Grande e a Barra do Chuí, no RS

    Um barco que "voa" sobre a água a mais de 55 km/h: conheça o Pegasus

    Embarcação sustentada por foils duplos é totalmente elétrica e tem aerodinâmica inspirada nos carros de Fórmula 1 da década de 1950

    Famoso iate à vela Black Pearl é oferecido em charter a partir de R$ 5,2 milhões por semana

    Embarcação icônica, tecnológica e premiada do setor náutico de luxo pode ser alugada pela IYC e já tem itinerário definido até abril de 2027

    Não é IA: baleia pega onda ao lado de surfista na Austrália; assista!

    O fotógrafo Daniel Cook eternizou o exato momento em que a baleia-de-bryde dá um show nas águas de Lennox Head