Beleza natural impressiona: vídeo de cardume é confundido com imagem de IA

Gravação feita com drone em Bertioga mostra dourados-do-mar em detalhes e viraliza nas redes

Por: Nicole Leslie -
08/06/2025
Foto: Instagram @rafa.mesquita / Reprodução

Um vídeo gravado em Bertioga, no litoral de São Paulo, impressionou internautas pela beleza e nitidez das imagens. O registro mostra um cardume de dourados-do-mar (Coryphaena hippurus) nadando próximo à superfície, em um verdadeiro espetáculo visual. A filmagem, feita com drone pelo fotógrafo Rafael Mesquita, foi confundida por muitos com uma animação criada por inteligência artificial (IA).

Compartilhado nas redes sociais, o vídeo rapidamente viralizou, acumulando mais de 15 mil curtidas e milhares de comentários — muitos comparando a estética das imagens com criações digitais.

Esse peixe é um dos mais lindos, na minha opinião– compartilhou Mesquita

Entre os comentários, estão elogios que revelam o espanto diante da beleza natural. “Sério que essa perfeição de vídeo não foi feita por inteligência artificial? Parece que não é de verdade, de tão lindo!”, disse uma seguidora. “Antes de ler a legenda, achei que fosse uma animação feita por IA”, publicou outra. Assista ao vídeo:

 

 

Confira alguns comentários da publicação sobre o cardume se parecer com imagens geradas por IA:

Comentários comparam vídeo com animações feitas por IA. Foto: Instagram @rafa.mesquita / Reprodução

Sobre o peixe dourado-do-mar

O dourado-do-mar (Coryphaena hippurus) é uma das espécies mais comuns da costa brasileira. Com hábitos migratórios, ela vive em cardumes no alto-mar, mas os mais jovens costumam se aproximar da costa para reprodução.

Cardume de peixes dourado-do-mar registrados pelo fotógrafo e que foram comparados com IA. Foto: Instagram @rafa.mesquita / Reprodução

A espécie se destaca pela coloração vibrante, que mescla tons de azul, verde, dourado e prata, criando um efeito impressionante. Com corpo alongado e cabeça mais alta que a cauda, pode atingir até 2 metros de comprimento, embora a média encontrada seja de cerca de 1 metro.

 

O peixe se alimenta de outros peixes, lulas e caranguejos, e é muito apreciado tanto por mergulhadores quanto por pescadores esportivos.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Ministro do Trabalho defende capacitação na rota da descarbonização durante visita ao JAQ H1 na COP30

    Luiz Marinho destacou a urgência na formação de trabalhadores e ouviu de Ernani Paciornik que o JAQ H1 simboliza uma virada real na navegação limpa

    Consórcio Acqua Vias SP vence leilão por 14 travessias hídricas de SP

    Parceria prevê R$ 2,5 bilhões em investimentos e volta olhares à sustentabilidade, com embarcações 100% elétricas. Confira linhas contempladas

    Do jeitinho americano: Triton levou quatro lanchas ao Fort Lauderdale International Boat Show 2025

    Estaleiro paranaense marcou presença no consagrado salão estadunidense pela quinta vez

    2ª edição do Salvador Boat Show supera expectativas de público, negócios e investimentos

    Em quatro dias, evento foi responsável pela venda de mais de 40 embarcações e superou 5 mil visitantes

    Rio Boat Show já tem data para abrir o calendário de salões náuticos em 2026

    Principais players do mercado se reuniram na Cidade Maravilhosa nesta terça-feira (11) para o coquetel de lançamento do evento, que ocorrerá de 25 de abril a 3 de maio