Tonelero: submarino brasileiro é lançado em evento no Rio de Janeiro

Embarcação é fruto de um acordo selado entre Brasil e França e foi batizada em evento com autoridades nesta quarta-feira (27)

Por: Redação -
27/03/2024
Foto: Ricardo Stuckert/ Governo Federal/ Divulgação

O submarino Tonelero, construído totalmente no Brasil, conheceu pela primeira vez as águas marítimas na manhã desta quarta-feira (27), durante evento de lançamento realizado na Base de Submarinos da Ilha da Madeira, em Itaguaí (RJ).

A cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sua esposa Janja — madrinha do submarino –, o presidente da França, Emmanuel Macron, e o comandante da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen.

Macron, Lula e Janja, com submarino Tonelero ao fundo. Foto: Ricardo Stuckert/ Governo Federal/ Divulgação

A embarcação é a terceira da Classe Riachuelo (também chamada de S 42), fruto do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), um projeto ambicioso que nasceu de um acordo selado entre Brasil e França em 2008. A iniciativa teve como objetivo transferir tecnologia para a fabricação de embarcações militares.

 

Em pronunciamento, Lula destacou a força da parceria com o país europeu e a sofisticação do Estaleiro de Construção (ESC), responsável pela última fase de preparação do submarino.

Hoje, o Brasil se posiciona dentro de um pequeno grupo de países que domina a construção de submarinos. O PROSUB garante a soberania brasileira no nosso litoral, fortalece a indústria naval, com geração de emprego e renda, e promove o desenvolvimento do setor com muita inovação- disse Lula.

Foto: Ricardo Stuckert/ Governo Federal/ Divulgação

Lançamento do submarino Tonelero

O “batismo” do Tonelero marca o início do processo de testes para o futuro comissionamento (fase que assegura que os sistemas e componentes estejam de acordo com as necessidades e requisitos operacionais) de mais um submarino da Classe Riachuelo.

Janja batiza o submarino Tonelero durante lançamento. Foto: Ricardo Stuckert/ Governo Federal/ Divulgação

Baseado no projeto Scorpène, da gigante francesa Naval Group e construído pela ICN, a embarcação militar conta com 71,6 metros de comprimento e pesa aproximadamente 1.870 toneladas — o equivalente a 234 carros populares.

 

O submarino Tonelero é o segundo a carregar este nome na Marinha do Brasil, em homenagem às Fortificações do Passo do Tonelero, à margem direito do rio Paraná. O local foi conquistado em batalha pela esquadra do Império do Brasil na Guerra do Prata.


Já o primeiro Tonelero, segundo da Classe Humaitá e chamado de S 21, tem origem britânica e foi construído pelo estaleiro Vickers Limited, em Barrow-in-Furness Lancashire, na Inglaterra. Lançado ao mar em 22 de novembro de 1972, foi incorporado à Armada Brasileira em 1977, mas sofreu baixa em 2001.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Cada vez mais potentes: conheça os destaques entre os motores elétricos no mercado náutico

    De 3 hp a 1200 hp, confira mais de 10 modelos que prometem atender aos mais variados tipos de embarcações

    Novas Lanchas de Busca e Salvamento da Marinha do Brasil foram importadas da Turquia

    Embarcações encomendadas para as Capitanias dos Portos do Rio de Janeiro e do Espírito Santo prometem resistência, durabilidade e tecnologias integradas

    Los Muertitos: águas de praia no México guardam silhueta de uma caveira

    Registros do fotógrafo e pesquisador Rafael Mesquita na última sexta-feira (8) reascenderam dúvidas sobre o destino — que de assustador não tem nada

    Charles Leclerc recebe seu mais novo iate de luxo em cerimônia na Itália

    Piloto de Fórmula 1 comprou um Riva 102' Corsaro Super, marca do Grupo Ferretti. Embarcação foi entregue em 7 de maio e consolidou a 20ª do modelo nas águas

    Vem aí a 4ª edição do Marina Itajaí Boat Show, o maior evento náutico do Sul do país

    Salão catarinense acontecerá de 2 a 5 de julho, na Marina Itajaí. Ingressos já estão disponíveis com 30% off para o leitor NÁUTICA