Peixe fora d’água? Bagre que anda na areia fez cientistas criarem novo termo

Sem tradução correta, a forma única de locomoção terrestre do peixe foi batizada de "reffling"; assista

31/01/2024
Foto: @tmagno/ iNaturalist/ Reprodução

O bagre blindado consegue se locomover fora d’água. Mas falar que esse peixe anda não é exatamente correto, tampouco dizer que ele se contorce. Na falta de palavras existentes no dicionário para descrever a maneira peculiar que essa espécie de bagre se movimenta, cientistas inventaram o “reffling”, termo em inglês sem tradução correta para o português.

Caso já tenha assistido Pokémon, esse bagre que “anda” em terra firme lembra a maneira que o Magikarp se locomove — com a diferença que o animal da vida real, ao menos, sai do lugar. Confira no vídeo abaixo como o “reffling” acontece na prática.

 

 

O vídeo em questão é um trecho do Welcome To Earth, da National Geographic, e mostra o bagre que “anda” fazendo uma trajetória, no mínimo, arriscada, já que o animal estava fora de seu habitat. Ele consegue, no entanto, se virar bem, cumprindo sua missão de chegar salvo até um ambiente aquático.

 

É possível observar que o movimento “reffling” do bagre deixa rastros bem perceptíveis na areia, à medida que se dirige para a água, abrindo caminho pelos ambientes desérticos em busca de recursos. Apesar disso, não é fora d’água que eles se sentem mais confortáveis.

Foto: @tmagno/ iNaturalist/ Reprodução

Alerta ligado

No vídeo, o bagre até conseguiu cumprir sua missão. Porém, por mais que eles consigam sobreviver em terra firme por horas, podem acabar morrendo caso o tempo acabe. O “reffling”, então, acaba sendo uma técnica do bagre para encontrar uma alternativa mais rápida de voltar ao seu habitat natural.

Foto: @tmagno/ iNaturalist/ Reprodução

Provavelmente, o animal ficou sem comida ou algum outro recurso para sua sobrevivência, e por isso teve que sair de seu ambiente familiar.

Conheça o bagre que “anda”

Os bagres que “andam” são animais loricariídeos, um grupo altamente diversificado de peixes que pode ser encontrado na América Central e do Sul. Com a morfologia altamente especializada, eles são capazes de habitar ambientes aquáticos e terrestres sem morrer — embora não seja fácil.

Os bagres loricariídeos usam uma forma nova e altamente assimétrica de locomoção terrestre baseada em apêndices axiais, envolvendo a boca, nadadeiras peitorais, nadadeiras pélvicas, corpo axial posterior e cauda– contam os autores do estudo

O termo “reffling” é fruto de um estudo realizado em 2021, que procura entender melhor os comportamentos terrestres dos bagres blindados.

Assim, foi descoberto que a abordagem exclusiva que o animal utiliza para se deslocar pode ser a consequência de sua rigidez acima da média para um peixe.

Como os loricariídeos são tão inflexíveis, podem ser obrigados a refugiar-se como único meio de locomoção terrestre, mas a sua rigidez pode melhorar a transmissão de força, permitindo-lhes estar entre os peixes mais rápidos em terra– dizem os autores do estudo

Por mais que suas barbatanas não tenham sido feitas para caminhar, assim elas fazem. Contudo, ainda que a espécie tenha capacidade de se deslocar e sobreviver fora d’água, não é o ideal que aconteça. Então, fica a torcida para que o “reffling” só precise ser utilizado como último recurso para os bagres blindados.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Coral reforça compromisso com sustentabilidade em lançamento no Rio Boat Show

    Estaleiro levou oito barcos ao evento, todos com alguma tecnologia sustentável

    Lagoon 42 está disponível a pronta-entrega no Rio Boat Show através do Grupo Sailing

    Catamarã é multipremiado e se consagra como o modelo mais vendido da marca

    Rio Boat Show 2025: confira a transmissão ao vivo do 4° dia

    Canal do Boat Show no YouTube exibe cobertura diária do evento a partir das 20h. Acesse por aqui

    NÁUTICA Talks: confira as palestras do 4º dia de Rio Boat Show 2025

    Com dois seminários sobre o Projeto JAQ e dicas de segurança ao navegar, saiba quais as palestras desta terça-feira (29)

    Veja quem passou pelo lounge de NÁUTICA no 3º dia de Rio Boat Show 2025

    Convidados especiais aproveitaram o espaço VIP da Revista Náutica durante a 26ª edição do salão. Confira fotos