Peixe Hulk: conheça espécie que “muda de cor” quando fica com raiva
Comum na Indonésia, o peixe medaka cria manchas no corpo quando irritado, apontam pesquisadores
O peixe medaka (oryzias celebensis) ganhou o apelido de “peixe Hulk” por ter uma semelhança com o personagem da Marvel: ele “muda de cor” quando está com raiva. Ao menos foi isso o que constataram pesquisadores japoneses, que divulgaram o achado em um artigo publicado no site bioRxiv.
Saiba como uma garrafa de champanhe salvou três tripulantes de barco a remo
Luxo em 80 metros: veja as primeiras imagens dos novos megaiates da Oceanco
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
De acordo com os biólogos do estudo, alguns dos machos da espécie comumente encontrada na Indonésia tem em suas nadadeiras e laterais algumas marcas, que mudam de cor em poucos segundos quando o animal fica irritado.
Pesquisadores descobriram mudança na cor do peixe Hulk
Para entender melhor como o peixe Hulk é capaz de “mudar de cor”, os pesquisadores fizeram alguns experimentos. No primeiro deles, uma fêmea e dois machos do animal ficaram juntos em um tanque. No segundo, ficaram três machos e, no terceiro, dois machos e uma fêmea dividiram um tanque limpo, sem algas.
Com isso, os estudiosos descobriram que, independentemente da presença de uma fêmea, os peixes machos atacaram um ao outro em um número de vezes semelhante, com exceção do tanque limpo, onde não houveram ataques nem alterações de cor.
Contudo, o número de ataques de machos com manchas foi maior do que entre os sem a característica pelo corpo. Isso levou os pesquisadores a acreditarem que as manchas escurecidas que aparecem no animal são derivadas de sua “irritação”.
Os especialistas concluíram que, com base nas informações coletadas, é plausível supor que os machos que desenvolvem a mancha escura possam ser os mais combativos de seu grupo. A presença dessas marcas pode indicar um sinal de liderança e habilidade em confrontos.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Animal só foi encontrado sete vezes ao longo da história, o que o torna um verdadeiro enigma para a ciência
Americano realizou o feito em novembro de 2008, prometendo prêmio para quem a encontrasse; saiba o que ele escreveu
Região onde animais foram avistados é rodeada de mistérios, como cânions submarinos e hotspots de biodiversidade
Viagens no navio de 230 pés com capacidade para 38 hóspedes acontecerão a partir de 2026
Atração ficará disponível até domingo (8), promove sustentabilidade e traz atividades para todas as idades