Vídeo mostra erupção de vulcão subáquatico formando nova ilha no Japão; assista

Fenômeno aconteceu próximo da região de Ogasawara, e não causou danos nem feridos

13/11/2023
Foto: Força Marítima de Autodefesa do Japão / Divulgação

Nasce uma nova paisagem na costa do Japão. Um vulcão subaquático entrou em erupção no arquipélago japonês e está formando uma ilha perto de Iwo To (antes chamada de Iwo Jima), na região de Ogasawara — a cerca de mil quilômetros de Tóquio. O aumento da área foi confirmado pela Agência Meteorológica do Japão (AMJ).

O surgimento da área sobre o oceano foi documentado em fotos tiradas pela Força Marítima de Autodefesa do Japão do país no dia 1º de novembro. Pelas imagens, é possível identificar uma pequena erupção que forma uma nuvem escura de cinzas sobre a ilha — que agora faz parte da cadeia de Ogasawara. Confira o vídeo:

 

 

Segundo as autoridades japonesas, a erupção não causou danos e ninguém ficou ferido. Além disso, a Agência Meteorológica do Japão publicou alertas após detectar tremores na ilha Iwo To regularmente desde meados de outubro — com a confirmação de que o evento “criadora” da ilha ocorreu no dia 30 de outubro.

 

Antes da erupção, moradores ouviram uma forte explosão, que lançou areia e uma grande nuvem de cinzas no ar. Assim, a nova ilha no Japão consiste principalmente em massas rochosas formadas ao norte do local, e que pode continuar crescendo se a atividade vulcânica continuar, segundo especialistas.

 

Vale destacar que esta não é a primeira vez que uma erupção subaquática forma novas ilhas. Em 2013, outro evento como este gerou uma ilhota perto do vulcão de Nishimoshina, com cerca de 200 metros. O território do Havaí também é um grande exemplo deste tipo de fenômeno.

 

Entretanto, na maioria das vezes, não é possível testemunhar essas erupções acontecerem, já que elas costumam ficar escondidas nas profundezas dos oceanos. Neste caso da região de Iwo To, sequer é possível medir quanto tempo vai durar a atividade vulcânica.

Foto: Youtube/ Asahi Shimbun Digital/ Reprodução

Inclusive, a evolução da erupção está intrigando os especialistas, que julgam ser necessário mais tempo para chegar a uma conclusão do que de fato está acontecendo e qual será o futuro desta nova ilha no Japão — que pode ter vida curta a depender do desenrolar dessa história.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Cruzeiro nudista pelo Caribe é aposta de empresa dos Estados Unidos; conheça

    Com previsão de lançamento em 2025, viagem sem roupa pelos mares custa a partir de R$ 10 mil, mas tem regras rígidas de convivência

    Robert Scheidt será o embaixador da 51ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela

    Maior medalhista da história olímpica do Brasil estará no evento patrocinado pela Mitsubishi de 20 a 27 de julho

    Iate Clube Armação de Búzios anuncia eleitos para a nova gestão; confira

    Em eleição realizada na última segunda-feira (13), o medalhista olímpico Marcos Soares foi nomeado o novo comodoro

    Brasileiro fez imagens inéditas de baleia que quase foi extinta: "indescritível"

    Documentarista flagrou uma das baleias mais rápidas do mundo no mar da Patagônia

    Venda de ingressos para o Marina Itajaí Boat Show 2024 já está aberta; garanta o seu

    Segunda edição do evento está ainda maior, com mais expositores e em formato de circuito 360º sobre a terra e as águas