Vídeo mostra erupção de vulcão subáquatico formando nova ilha no Japão; assista
Fenômeno aconteceu próximo da região de Ogasawara, e não causou danos nem feridos
Nasce uma nova paisagem na costa do Japão. Um vulcão subaquático entrou em erupção no arquipélago japonês e está formando uma ilha perto de Iwo To (antes chamada de Iwo Jima), na região de Ogasawara — a cerca de mil quilômetros de Tóquio. O aumento da área foi confirmado pela Agência Meteorológica do Japão (AMJ).
Argolândia: continente desaprecido há mais de 150 milhões de anos é descoberto por geólogos
Garanta seu ingresso para o Foz Internacional Boat Show com 20% de desconto
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
O surgimento da área sobre o oceano foi documentado em fotos tiradas pela Força Marítima de Autodefesa do Japão do país no dia 1º de novembro. Pelas imagens, é possível identificar uma pequena erupção que forma uma nuvem escura de cinzas sobre a ilha — que agora faz parte da cadeia de Ogasawara. Confira o vídeo:
Segundo as autoridades japonesas, a erupção não causou danos e ninguém ficou ferido. Além disso, a Agência Meteorológica do Japão publicou alertas após detectar tremores na ilha Iwo To regularmente desde meados de outubro — com a confirmação de que o evento “criadora” da ilha ocorreu no dia 30 de outubro.
Antes da erupção, moradores ouviram uma forte explosão, que lançou areia e uma grande nuvem de cinzas no ar. Assim, a nova ilha no Japão consiste principalmente em massas rochosas formadas ao norte do local, e que pode continuar crescendo se a atividade vulcânica continuar, segundo especialistas.
Vale destacar que esta não é a primeira vez que uma erupção subaquática forma novas ilhas. Em 2013, outro evento como este gerou uma ilhota perto do vulcão de Nishimoshina, com cerca de 200 metros. O território do Havaí também é um grande exemplo deste tipo de fenômeno.
Entretanto, na maioria das vezes, não é possível testemunhar essas erupções acontecerem, já que elas costumam ficar escondidas nas profundezas dos oceanos. Neste caso da região de Iwo To, sequer é possível medir quanto tempo vai durar a atividade vulcânica.
Inclusive, a evolução da erupção está intrigando os especialistas, que julgam ser necessário mais tempo para chegar a uma conclusão do que de fato está acontecendo e qual será o futuro desta nova ilha no Japão — que pode ter vida curta a depender do desenrolar dessa história.
Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Em palestra no 9º Congresso Náutica, Isabella Pozzeti disse que 8 projetos pilotos de infraestrutura estão sendo implantados
Com ajuda de detectores de metal, dois homens encontraram 36 moedas cunhadas na Inglaterra e na Irlanda
Grandes barcos do estaleiro catarinense atracarão nas águas da Bahia marina, de 6 a 10 de novembro
Pesquisa aponta que mudanças climáticas aumentarão consideravelmente o risco de colisões entre o animal e embarcações
A ideia foi defendida pelo economista Gustavo Grisa, durante o 9º Congresso Internacional Náutica