Peixe fora d’água? Bagre que anda na areia fez cientistas criarem novo termo

Sem tradução correta, a forma única de locomoção terrestre do peixe foi batizada de "reffling"; assista

31/01/2024
Foto: @tmagno/ iNaturalist/ Reprodução

O bagre blindado consegue se locomover fora d’água. Mas falar que esse peixe anda não é exatamente correto, tampouco dizer que ele se contorce. Na falta de palavras existentes no dicionário para descrever a maneira peculiar que essa espécie de bagre se movimenta, cientistas inventaram o “reffling”, termo em inglês sem tradução correta para o português.

Caso já tenha assistido Pokémon, esse bagre que “anda” em terra firme lembra a maneira que o Magikarp se locomove — com a diferença que o animal da vida real, ao menos, sai do lugar. Confira no vídeo abaixo como o “reffling” acontece na prática.

 

 

O vídeo em questão é um trecho do Welcome To Earth, da National Geographic, e mostra o bagre que “anda” fazendo uma trajetória, no mínimo, arriscada, já que o animal estava fora de seu habitat. Ele consegue, no entanto, se virar bem, cumprindo sua missão de chegar salvo até um ambiente aquático.

 

É possível observar que o movimento “reffling” do bagre deixa rastros bem perceptíveis na areia, à medida que se dirige para a água, abrindo caminho pelos ambientes desérticos em busca de recursos. Apesar disso, não é fora d’água que eles se sentem mais confortáveis.

Foto: @tmagno/ iNaturalist/ Reprodução

Alerta ligado

No vídeo, o bagre até conseguiu cumprir sua missão. Porém, por mais que eles consigam sobreviver em terra firme por horas, podem acabar morrendo caso o tempo acabe. O “reffling”, então, acaba sendo uma técnica do bagre para encontrar uma alternativa mais rápida de voltar ao seu habitat natural.

Foto: @tmagno/ iNaturalist/ Reprodução

Provavelmente, o animal ficou sem comida ou algum outro recurso para sua sobrevivência, e por isso teve que sair de seu ambiente familiar.

Conheça o bagre que “anda”

Os bagres que “andam” são animais loricariídeos, um grupo altamente diversificado de peixes que pode ser encontrado na América Central e do Sul. Com a morfologia altamente especializada, eles são capazes de habitar ambientes aquáticos e terrestres sem morrer — embora não seja fácil.

Os bagres loricariídeos usam uma forma nova e altamente assimétrica de locomoção terrestre baseada em apêndices axiais, envolvendo a boca, nadadeiras peitorais, nadadeiras pélvicas, corpo axial posterior e cauda– contam os autores do estudo

O termo “reffling” é fruto de um estudo realizado em 2021, que procura entender melhor os comportamentos terrestres dos bagres blindados.

Assim, foi descoberto que a abordagem exclusiva que o animal utiliza para se deslocar pode ser a consequência de sua rigidez acima da média para um peixe.

Como os loricariídeos são tão inflexíveis, podem ser obrigados a refugiar-se como único meio de locomoção terrestre, mas a sua rigidez pode melhorar a transmissão de força, permitindo-lhes estar entre os peixes mais rápidos em terra– dizem os autores do estudo

Por mais que suas barbatanas não tenham sido feitas para caminhar, assim elas fazem. Contudo, ainda que a espécie tenha capacidade de se deslocar e sobreviver fora d’água, não é o ideal que aconteça. Então, fica a torcida para que o “reffling” só precise ser utilizado como último recurso para os bagres blindados.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Casal troca apartamento para viver em veleiro com seis gatos

    Embora a rotina de manutenção do catamarã seja dura e exigente, Aline e José garante que vale a pena

    Novo submarino Tonelero será lançado ao mar no fim de março, no Rio de Janeiro

    Gigante equipamento militar equivale o peso de 234 carros populares e tem 71,6 metros de comprimento

    Carga bilionária: Colômbia vai extrair tesouros do "Santo Graal dos Naufrágios"

    Embarcação espanhola que naufragou em 1708 levou US$ 20 bilhões para o fundo do mar

    Recém-lançado, Neuboat Dock Raymarine é novidade da Marine Express

    Semelhante a uma câmera de ré, o Neuboat Dock é capaz de mapear o ambiente e trazer imagens 360º ao piloto

    Venda de ingressos para o Rio Boat Show 2024 é aberta; garanta o seu

    Evento conhecido por reunir o melhor do lifestyle náutico acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória