Baleia arrasta barco de pescador no RJ após ficar presa em cabo; veja

Jubarte atravessava o mar de Arraial do Cabo quando colidiu com o cabo da âncora e se assustou

Por: Redação -
27/06/2024
Foto: Funtec Ambiental/ Reprodução

Uma baleia jubarte arrastou um barco em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro, após colidir com o cabo da âncora e ficar enroscar nele. O caso aconteceu na última segunda-feira (24), em uma zona de pesca da Praia Grande — que também é rota de migração da espécie.

Assim que registraram a presença do animal, os pescadores cortaram o cabo. Ninguém ficou ferido, incluindo a baleia, mas ela passou a ser monitorada pela Fundação de Meio Ambiente, Pesquisa Ciência e Tecnologia de Arraial do Cabo (FUNTEC), já que ainda estava com o cabo preso na nadadeira.

Foto: Funtec Ambiental/ Reprodução

Por meio de um drone, os especialistas acompanharam o animal e, ao localizarem-no, acionaram lanchas do ICMbio e do laboratório Ecomar da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) para prestar assistência a ele. Uma embarcação de pesca tradicional também se juntou às equipes.

 

Quando os especialistas se prepararam para mergulhar, a jubarte conseguiu se soltar do cabo e retornou ao mar aberto em segurança. Veja abaixo o momento em que a baleia arrasta o barco:

 

Temporada de baleias

Após o ocorrido, a prefeitura de Arraial do Cabo reforçou as regras a serem seguidas em caso de aproximação de cetáceos.

 

Dentre as normas, está a necessidade de manter o motor do barco ligado em neutro, caso os tripulantes avistem uma baleia, bem como determinações sobre limites de distância, barulho e perseguição aos animais.


As informações constam em um guia preparado pela prefeitura, que também traz informações sobre locais onde é possível avistar baleias, dicas para encontrá-las e telefones úteis caso alguém encontre um animal precisando de ajuda.

 

No Brasil, a temporada de baleias acontece de junho a novembro, meses em que os cetáceos deixam as águas geladas da Antártida para se reproduzirem e parirem em território tropical mais quente.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Aeronave anfíbia pode abrir voo por terra ou água: conheça a Beriev Be-200

    Imagens poderiam ser confundidas com criações de inteligência artificial, mas são reais. Saiba como!

    Quanto de plástico pode matar um animal marinho? Estudo analisou quantidades e tipos mais letais

    De acordo com o estudo, a ingestão de quantidades pequenas de plástico podem aumentar em 90% a chance de morte de alguns animais

    Tripulação francesa bate recorde de volta ao mundo mais rápida em um veleiro

    Liderada por Thomas Coville e a bordo do trimarã Sodebo Ultim 3, equipe circunavegou o globo em 40 dias e 10 horas

    SailGP abre venda de ingressos para etapa no Rio de Janeiro, que acontece em abril

    Após percalços na temporada 2025, regata de alta velocidade finalmente terá disputa na América do Sul e em águas brasileiras

    "Jet" de madeira: paraense viraliza com potente moto aquática artesanal; assista!

    À NÁUTICA, construtor do "rabejet" revelou bastidores da embarcação cujos vídeos somam quase um milhão de visualizações nas redes sociais