Enorme submarino de guerra surge em Santos, no litoral de São Paulo

Embarcação da Marinha, o Tikuna - S34 chamou a atenção ao atracar com tripulantes sobre o casco

25/06/2024
Foto: Marinha do Brasil/ Divulgação

Um enorme submarino de guerra da Marinha do Brasil chamou a atenção ao atracar no porto de Santos, litoral de São Paulo, no último sábado (22). A embarcação, chamada Tikuna – S34, tem 62 metros de comprimento e 12,5 metros de altura.

Antes de chegar à cidade, o submarino de guerra participou de exercícios militares no mar próximo ao Rio de Janeiro. Ele permanecerá em Santos até quarta-feira (26), dia em que retornará ao Rio, e não ficará aberto a visitação.

Foto: Marinha do Brasil/ Divulgação

Em setembro do ano passado, o Tikuna – S34 fez sucesso com moradores e turistas ao atracar na cidade pela primeira vez em seis anos. Assim como da última vez, os tripulantes chegaram ao local sobre o casco.

Por dentro do submarino de guerra Tikuna – S34

A embarcação é a primeira a receber esse nome na Marinha, que faz homenagem ao povo indígena Tikuna. A estreia dela no mar aconteceu em março de 2005.


De acordo com a Marinha, os submarinos são navios de guerra capazes de alterar o grau de flutuabilidade para efetuar patrulhas e ataques submersos na água. No caso do Tikuna, é possível ficar debaixo d’água ao longo de 24 horas, em uma profundidade de até 300 metros.

Foto: Marinha do Brasil/ Divulgação

Os torpedos emitidos pelo navio têm alcance de 40 quilômetros, o suficiente para destruir um navio de guerra em apenas um disparo. As instalações contam com quatro quartos e dois banheiros, destinados ao uso da tripulação, que pode chegar a 44 pessoas.

 

O submarino de guerra é dividido em cinco compartimentos: torpedos, baterias, comando — que conta com radares, sonares, mapas e outras telas –, manobra e máquinas. A parte de baterias, responsável por fornecer energia ao navio, fica abaixo do piso.

Foto: Marinha do Brasil/ Divulgação

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    O amor está na água: cavalos-marinhos são flagrados se “beijando”

    Mergulhadora fez raro registro do acasalamento de cavalos-marinhos-barrigudos, quando a fêmea transfere seus óvulos para o macho. Assista!

    200 mil barris radioativos afundados no oceano ao longo de 40 anos serão analisados

    Missão NODSSUM será a 1ª investigação científica em larga escala a estudar os efeitos dos dejetos lançados ao mar

    Brasil prevê alta na exportação de barcos em 2025, com EUA como principal destino

    Dados da Receita Federal e do ComexStat ainda apontam crescimento nas exportações para países como Austrália e França

    Conheça a história do Rio Finke, considerado o mais antigo do mundo

    Rio intermitente fica na Austrália e pode ter entre 350 e 400 milhões de anos

    Kate Middleton se desculpa após vencer Princípe William em regata e vídeo viraliza; veja

    Evento que resultou em desculpas reais aconteceu em 2014, mas voltou a ganhar espaço na internet mais de uma década depois