Governo do Rio de Janeiro reduz imposto para fabricantes de embarcações

Vitória para o setor, incentivo fiscal para o setor náutico reduz de 27% para 7% a alíquota do ICMS para venda de barcos

Por: Redação -
23/05/2024

O governo do Rio de Janeiro anunciou a redução significativa da alíquota de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que fabricantes de embarcações de recreio e esporte pagam para comercializar barcos produzidos no estado fluminense.

Considerada mais uma vitória para o setor náutico, a medida altera a alíquota do ICMS para venda de barcos no Estado de 27% para 7%. Publicado na última terça-feira (21) no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, a alteração no imposto já está em vigor.

 

O decreto — de Nº 49.098/ 2024 — está embasado na lei complementar Nº 160/2017 e no convênio ICMS Nº 190/2017, em adesão ao incentivo fiscal previsto na legislação do estado de São Paulo.

Para alcançar a garantia do incentivo fiscal aos fabricantes, a Acobar (Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e Implementos) desenvolveu um trabalho técnico e político, fruto de discussões que apontam a relevância da indústria náutica para a economia e geração de empregos — visto que cada barco necessita de “oito postos de trabalho, sendo cinco empregos diretos e três indiretos”, ressalta a Associação.

 

Real Powerboats, Lanchas Coral, Benet Boats e Zath Mariner são alguns dos fabricantes de barcos de lazer presentes no Estado.


Outro ponto levantado pela Acobar indica que descontos nas tributações beneficiam o estado que os concede, uma vez que gera, por consequência, aumento nas arrecadações.

Ao renunciar uma parte do imposto, o estado permite que as empresas reduzam seus preços e ganhem competitividade– Acobar, em publicação nas redes sociais

No começo de abril, o governo estadual do Paraná, assim como o Rio, reduziu impostos para o setor náutico, com abrangência tanto para indústria de barcos com fábricas no estado, quanto para as revendas de embarcações que atuam por lá, em mais uma negociação mediada pela Acobar.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Veleiro argentino encarou travessia de 9 dias para disputar a Semana de Vela de Ilhabela

    Der Bekannte 2 partiu do Puerto Petunia, em Bariloche, na Argentina, para competir na classe ORC, uma das mais disputadas da SIVI

    Blue Wind defende título da classe Cruiser na Semana de Vela de Ilhabela; conheça a história do barco

    Veleiro completou volta ao mundo há dez anos e segue sendo destaque pela performance nas regatas

    Começa neste sábado (1º) a venda da gasolina com 32% de etanol; entenda os riscos para os barcos

    Decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) gera possíveis riscos técnicos e de segurança no uso do combustível em embarcações

    Ainda dá tempo? Crioula larga atrás, mas se recupera e segue confiante no tetra da Semana de Vela

    Atual tricampeã, equipe não participou do primeiro dia de regatas, mas já soma quatro vitórias e lidera parcial da categoria ORC

    Veleiro Bora Bora compete com tripulação 100% feminina na Semana de Vela de Ilhabela pelo 2º ano consecutivo

    Em 5 mulheres, tripulação tem entre os objetivos inspirar a presença feminina na vela