Raríssimas imagens flagram baleia azul amamentando filhote; assista
Cenas também mostram cetáceos em outros momentos íntimos, que envolvem desde reprodução até ‘ida ao banheiro’
Detalhes sobre a vida íntima de baleias-azuis, um dos maiores animais do mundo, vieram à tona por meio de imagens inéditas, flagradas no âmbito de uma pesquisa na Austrália. Entre as cenas, está a de uma baleia amamentando seu filhote.
Professor larga tudo para dar volta ao mundo em veleiro de 8 metros
No século 17, maior navio do mundo foi construído no Brasil e batizou o Aeroporto do Galeão
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Na filmagem, é possível ver o pequeno animal se aproximar da mãe e permanecer junto a ela por alguns segundos enquanto se alimenta. Estima-se que um bebê-baleia chegue a consumir, por dia, cerca de 200 litros de leite.
O vídeo foi gravado no Timor-Leste, país do sudeste asiático, como parte do programa de pesquisa liderado, há dez anos, pela Universidade Nacional Australiana (ANU, na sigla em inglês).
Segundo a professora Karen Edyvane, ecologista marinha e líder do projeto, as imagens da baleia amamentando — bem como as que as mostram namorando, defecando e em outras situações — são fundamentais para desvendar o mistério que, até então, encobriu a forma com que esses animais se reproduzem.
Nosso projeto de uma década documentou alguns dos comportamentos reprodutivos íntimos menos conhecidos das baleias azuis, alguns pela primeira vez. É muito emocionante– Karen Edyvane, à ANU
Confira abaixo o vídeo da baleia amamentando!
Projeto descortina vida íntima das baleias-azuis
Feitas com o auxílio de mergulhadores e drones, as imagens das baleias-azuis surpreendem não só a comunidade científica.
Afinal, em outro vídeo, é possível ver com clareza um cetáceo defecando — ao passo que uma terceira gravação mostra dois animais em um “namoro íntimo”, como descrito na legenda. É ainda possível acompanhar as baleias brincando, repousando e nadando pelo mar.
Embora feitas em 2022, as cenas só foram reveladas neste mês e estão disponíveis no site do projeto, batizado de Whales and Dolphins of Timor-Leste — ou Baleia no Golfinhu iha Timor-Leste, como é conhecido localmente. A exceção é o vídeo da baleia amamentando, publicado no ano passado pela Insider Divers, responsável pela gravação.
De um modo ou de outro, somente agora os cientistas deram detalhes sobre as descobertas, cerca de três meses depois de apresentarem um estudo ao Comitê Científico da Comissão Baleeira Internacional (IWC).
Desde 2014, o projeto da ANU avistou mais de 2.700 baleias-azuis, números que, em nível global, “são realmente extraordinários”, como destaca Edyvane.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
O “Riva Residenze” terá 36 apartamentos exclusivos em Fort Lauderdale, considerada a capital americana do iatismo
Veículos off-road da BRP também estarão no estande da Vittacar no salão náutico, que acontece de 6 a 10 de novembro
Animal, na verdade, era um grande lagarto, comum na região; vídeo do momento já soma quase 400 mil visualizações
Multifunções, produto pode ser usado até como flutuador; salão acontece de 6 a 10 de novembro
Trato firmado na COP 16 estabelece fundo de R$ 1,15 trilhão à conservação de recursos naturais até 2030