Conheça o conceito do Blackbird, barco inspirado em design automotivo
Além do layout esportivo, projeto do designer que já trabalhou na Pininfarina inclui plataforma retrátil
Imagine unir a paixão por navegar em um barco à adrenalina de dirigir um carro. O designer Marek Weidlich quer tornar isso possível com o barco Blackbird, projeto que revela uma embarcação cujo layout interno e externo remete a um automóvel — com direito a beach club e plataforma retrátil.
Novo modelo de embarcação “cápsula” tem janela panorâmica e beach club
“Palácio flutuante”: iate de 138 m tem lounge submarino e piscina com fundo de vidro
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Marek Weidlich é um designer com mais de 10 anos de experiência na área, com passagens por estúdios de design automotivo, como Porsche Design e Pininfarina, além de ter trabalhado para montadoras como Skoda Auto e Biomega. Recentemente, ele decidiu migrar do setor automotivo para a construção naval.
Com isso, nasceu o conceito do barco Blackbird. Segundo o designer, o projeto foi desenvolvido em seu tempo livre, durante cinco meses, “após colocar a filha para dormir”. O nome se deve às cores escuras da futura embarcação, além do formato “pontudo”, que remete a um bico de pássaro.
Descrita como uma proposta “de pensamento livre e inspirada na cultura punk”, o barco Blackbird investe no estilo minimalista, apostando em tons de preto, cinza e branco.
A proa é afilada, enquanto a cabine, aberta, conta com posto de comando, bancos em U, duas espreguiçadeiras e mesa retrátil de jantar — quando não está em uso, ela se esconde no piso.
A popa, por sua vez, conta com uma plataforma retrátil, para facilitar o acesso à água.
No cockpit, o design automotivo é evidente. De acordo com Weidlich, a proposta era “sair do design tradicional de barcos e criar um cockpit mais parecido com um carro sobre as águas”.
Com o tempo, o projeto original do volante se transformou em algo que mescla o design automotivo com a indústria de barcos– explicou
“O objetivo era criar uma cabine que se assemelhasse ao interior de um carro, rompendo barreiras entre o mundo dos barcos e entusiastas de carros”, completou o designer.
Na parte externa, o Blackbird também remete a um carro. Apesar de ser uma embarcação de lazer, o monocasco parece um barco de corrida. Além disso, seu estilo angulado promete um impacto positivo na navegação.
Contudo, ainda não foram divulgadas informações sobre o motor, potência, velocidade ou o preço que a embarcação terá, caso seja de fato produzida. Também não se sabe quais materiais serão usados na construção do barco Blackbird.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Evento acontece em paralelo com o salão náutico, no dia 30 de novembro, no Iate Clube Lago de Itaipu
Público poderá conferir equipamentos a partir de R$ 9,5 mil no estande da marca; salão acontece no Lago de Itaipu, de 28 de novembro a 1º de dezembro
Dois grandes eventos aconteceram neste final de semana (17), reunindo, ao todo, mais de 300 equipes
Novo barco estará ao lado de outros dois modelos da marca no evento, de 28 de novembro a 1º de dezembro, no Lago de Itaipu
Com 3º volume de coletânea, jornalista fará noite de autógrafos nesta terça (19), em São Paulo