Carro inspirado em barco do século passado é um dos mais caros da história da Rolls-Royce
Totalmente personalizável, o veículo tem inspirações em veleiros dos anos 1920, da America's Cup
O sonho de ter seu barco próprio também pode se juntar ao desejo de ter seu carro dos sonhos — desde que tenha muito dinheiro. Inspirado em veleiros da America’s Cup — a mais antiga competição à vela do mundo –, a Rolls-Royce possui um dos veículos mais caros do mundo: o Boat Tail.
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Como o nome Boat Tail (“rabo de barco”, em tradução literal) já sugere, o carro recebeu esse nome por ser uma reinterpretação do Phantom II Boat Tail, de 1932, automóvel cuja traseira foi inspirada nos J Class, icônicos veleiros que disputavam nos anos 1920 a icônica America’s Cup.
O veículo é um conversível que estabelece o retorno da Rolls-Royce ao segmento dos personalizados. Além disso, o carro custa 20 milhões de libras (mais de R$ 125 milhões, segundo valores convertidos em outubro de 2023). Este é o preço que se paga pela exclusividade, visto que pouquíssimas unidades foram produzidas.
A primeira unidade do sedã de luxo com jeito de barco foi feita sob encomenda do casal Beyoncé e Jay-Z, que optaram pela cor “azul oceânico infundido com cristais brilhantes” (segundo a Rolls-Royce), que remete à paradisíaca Cote D’Azur, na Riviera Francesa.
Já o segundo Boat Tail foi uma encomenda de um empresário, baseado no Oriente Médio. Este modelo foi apresentado nos jardins do hotel Mandarin Oriental, nas margens do Lago di Como, na Itália. Ele chama atenção pela pintura, que muda de tom de acordo com a luz do sol, passando de branco para bronze.
Exclusividade de luxo
Foram quatro anos de desenvolvimento, com vários ajustes nos detalhes de personalização, até o projeto ficar pronto. Na assinatura do contrato, a marca se comprometeu com os compradores a não produzir mais nenhuma unidade do sedã de luxo além do estipulado (somente três).
Apesar de todos terem a mesma carroceria e um motor V12 6.75 biturbo de 571 hp, cada exemplar do carro é único, graças ao processo de hiper personalização. Assim, o produto ganha a cara do freguês — junto com o requinte e a personalidade de cada um.
No caso do segundo Boat Tail, por exemplo, o proprietário — cujo pai fez fortuna na indústria de pérolas — exigiu que fossem usadas quatro conchas na decoração do interior. Sem contar o painel interno, que conta com um hipnotizante relógio de madrepérola, enquanto o Spirit of Ecstasy (o tradicional símbolo da marca que vai no capô) é feito de ouro rosa.
Além do para-choque de inox e nogueira real (Royal Walnut), com riscas de ouro rosa incrustadas, um dos carros mais caros da Rolls-Royce abriga um verdadeiro deque. Ao abrir-se, o porta-malas — que tem o formato de asas — revela um arsenal de itens para um banquete a céu aberto.
O carro conta com itens como um guarda-sol, banquetas de fibra de carbono dobráveis, uma mini geladeira para champanhes, uma adega climatizada, jogo de jantar com pratos de cristal e muito mais. A ideia é proporcionar refeições ao ar livre, como se os ocupantes estivessem na popa de um barco.
Nascido no departamento de personalização da marca inglesa, o modelo chegou a ser o mais caro da Rolls-Royce, batendo o valor do Sweptail, construído em 2017 a pedido de um milionário europeu, ao custo de 12,8 milhões de dólares — preço que hoje chegaria a mais de R$ 66 milhões (valores convertidos em outubro de 2023).
Como diz o diretor executivo da Rolls-Royce, o grande trunfo para permanecer reinando no segmento de produtos exclusivos não está apenas no preço, mas nas características que a consagraram ao longo de seus 118 anos de atividades.
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