Brasil despeja 1,3 milhão de toneladas de plástico no oceano todos os anos, indica estudo

País é o principal poluidor da América Latina e oitavo do mundo, segundo relatório da ONG Oceana

Por: Beatriz Lia -
29/10/2024
Foto: bodan22 / Envato

Um relatório divulgado pela ONG Oceana apontou que o Brasil despeja 1,3 milhão de toneladas de plástico no oceano anualmente. Com isso, o país é considerado o mais poluidor da América Latina e o oitavo do mundo todo.

Divulgada na última quinta-feira (17), a pesquisa Fragmentos da Destruição: Impactos do Plástico à Biodiversidade Marinha Brasileira apresenta outros dados alarmantes, principalmente sobre animais marinhos.

 

Segundo o estudo, 200 espécies marinhas, dentre elas 85% em extinção, já foram registradas com ingestão de plástico no Brasil. Além disso, um em cada 10 animais que consumiu o material morreu.

Foto: melis82 / Envato

A situação é ainda mais preocupante no que diz respeito à Amazônia. De acordo com os dados da Oceana, 98% dos peixes amazônicos analisados continham plástico ou microplástico em órgãos como intestino e brânquias.

 

Em relação às tartarugas verdes, foi comprovado pela Oceana que 70% delas ingeriram plástico. Mas, em algumas regiões do país, o índice pode chegar a 100%.


Espécies que não são marinhas também são afetadas pela poluição. O estudo indica que 77% dos estômagos analisados de aves, tartarugas e mamíferos continham plástico.

 

O relatório aponta ainda a necessidade de uma legislação específica para a produção de plástico e itens descartáveis. Os pesquisadores também recomendam ao Estado que invista em alternativas ao plástico e em pesquisas e desenvolvimento.

Foto: _Natalya / Envato

“Há evidências mais que suficientes sobre a piora e a gravidade da crise”, disse Ademilson Zamboni, oceanólogo, mestre e doutor em Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo, após a divulgação do estudo.

A indústria não pode continuar negando sua responsabilidade e o Poder Público precisa liderar uma transição, já que é um desafio que afeta não só os oceanos, mas toda a nossa sociedade– concluiu Zamboni

NÁUTICA leva conscientização sobre a poluição dos oceanos

Uma ação de NÁUTICA em parceria com Ziraldo ajuda a conscientizar sobre a poluição nos oceanos. O cartunista criou, em 1998, um “peixinho” que estampa a campanha “Só jogue no mar o que o peixe pode comer”, que ressalta a importância do cuidado com a água no litoral brasileiro.

Foto: Daniel Xavier e Carlos Roberto/ Revista Náutica

A ação leva aos salões náuticos Boat Show — considerados os maiores do país e até da América Latina – cartazes e ações educativas práticas, como painéis informativos, que usam dos traços de Ziraldo para promover maior conscientização.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Com pé de galinha, catamarã fez 42 nós: Hoffmann mostra porque é referência em hélices

    Reimar e Bethina Hoffmann revelaram à NÁUTICA os segredos e o futuro dos hélices em entrevista a Marcio Dottori. Assista

    Muito além do azul: entenda as diferentes cores de água pelo mundo

    Coloração dos mares, rios e lagos dependem de uma série de combinações geológicas, biológicas e químicas

    Alemão entra para o Guinness Book após viver debaixo d'água por 4 meses

    Rudiger Köch passou 120 dias a 11 metros do nível do mar para provar que cápsula sustentável pode ser uma opção de moradia

    Megaprojeto Neom: cidade em formato de linha pode causar mudanças no clima

    Especialista que atua como consultor do projeto destaca que impactos da construção "não foram estudados o suficiente"

    Esferas de concreto no fundo do mar podem gerar e guardar energia

    Cientistas propõem que a estratégia poderia abastecer milhares de casas devido a capacidade de armazenamento