Crianças aprenderam sobre sustentabilidade com campanha do cartunista Ziraldo no Boat Show de Itajaí

10/07/2024

Há mais de 20 anos, uma parceria entre NÁUTICA e Ziraldo fez nascer a campanha “Só jogue na água o que o peixe pode comer”, que segue educando gerações. Em homenagem ao cartunista, o Boat Show de Itajaí ficou ainda mais charmoso com as obras do artista, que foram o pontapé para um tour sobre sustentabilidade com crianças entre 7 e 8 anos do colégio Salesiano, na última sexta-feira (5).

Logo no começo do evento, os pequenos foram apresentados a um enorme painel feito pelo cartunista, que retrata o tempo de decomposição de produtos comumente descartados de forma incorreta. Por lá, as crianças puderam aprender sobre os malefícios desse tipo de atitude e também tirar dúvidas.

Foto: Rivo Biehl/ Revista Náutica

Em seguida, percorrendo os corredores do salão, as crianças, acompanhadas de professoras e da equipe de marketing da Marina Itajaí, foram levadas ao estande do Centro Público de Economia Solidária de Itajaí (Cepesi), onde puderam conferir de perto o trabalho de cinco personalidades da região que desenvolvem trabalhos artísticos a partir de resíduos descartados de maneira incorreta.

Paramos com eles na Cepesi para que eles peguem na obra-prima. Tem um painel para que explorem a criatividade desenhando o que mais gostaram no evento. Já tem barquinho, capivara e o peixinho da campanha do Ziraldo– ressalta Gabriela Tavares, do marketing da Marina Itajaí

Raquele, professora do colégio Salesiano que acompanhou a visita das crianças, ressalta que “é importante [para as crianças] ter esse contato sobre a preservação da natureza, do reaproveitamento do lixo”.

Foto: Rivo Biehl/ Revista Náutica

Apesar de inserir os pequenos no universo da sustentável de forma prática e divertida, a ação reforça algo que já é muito claro para as crianças que vivem em Itajaí. Isso porque a cidade tem um reconhecido compromisso com a sustentabilidade, que se reflete, justamente, em atividades como essa.

Foto: Rivo Biehl/ Revista Náutica

“Hoje elas já têm consciência, mas temos que estar sempre plantando a sementinha, assim nós conseguimos fazer essa continuidade”, comenta Raquele.

Eles adoraram, é só ver a carinha de cada um. Muita coisa que vemos em sala de aula, nos livros, eles estão vendo na prática– ressalta Raquele

Foto: Rivo Biehl/ Revista Náutica

Carlos Gayoso, diretor da Marina Itajaí, acompanhou de perto toda a visita das crianças e explica que “a ideia é que eles tenham também um primeiro contato com a náutica. Mostramos um pouco sobre os barcos, sobre a sustentabilidade que um evento como esse proporciona.”

Estamos promovendo a sustentabilidade para as crianças– destacou Carlos Gayoso


Marina Itajaí Boat Show 2024

Reunindo lazer e negócios à beira-mar, o Marina Itajaí Boat Show 2024 trouxe as principais novidades do mercado náutico em um circuito 360° sobre as águas. Com passarelas flutuantes e uma ponte móvel, o salão, 30% maior do que a edição anterior, exibiu novo layout.

 

Durante os quatro dias de Boat Show, o evento recebeu 20 mil pessoas na Marina Itajaí. A edição deste ano ainda teve um propósito solidário, direcionando esforços para apoiar a população do Rio Grande do Sul afetada pelas enchentes: 5% da arrecadação com a venda de ingressos será destinada a apoiar essa importante causa, reforçando o compromisso do evento com a solidariedade e a responsabilidade social.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Morre Jaime Alves, da Flexboat, o homem que fez o Brasil navegar em infláveis tão confiáveis quanto ele próprio

    Fundador da Flexboat, Jaime Alves fez dos barcos infláveis um símbolo da náutica brasileira. O empresário morreu aos 72 anos

    Fundador da S.O.S. Mata Atlântica, Fabio Feldmann elogia iniciativa "muita desafiadora" do JAQ H1

    "Esse é o Brasil que está dando certo", destacou o ex-deputado, parceiro de longa data de Ernani Paciornik, idealizador do projeto

    Ministro do Trabalho defende capacitação na rota da descarbonização durante visita ao JAQ H1 na COP30

    Luiz Marinho destacou a urgência na formação de trabalhadores e ouviu de Ernani Paciornik que o JAQ H1 simboliza uma virada real na navegação limpa

    Consórcio Acqua Vias SP vence leilão por 14 travessias hídricas de SP

    Parceria prevê R$ 2,5 bilhões em investimentos e volta olhares à sustentabilidade, com embarcações 100% elétricas. Confira linhas contempladas

    Do jeitinho americano: Triton levou quatro lanchas ao Fort Lauderdale International Boat Show 2025

    Estaleiro paranaense marcou presença no consagrado salão estadunidense pela quinta vez