Jorginho Zarif estreia no Europeu de Finn, em Portugal


Preparando-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio, onde já tem vaga assegurada, e para o Mundial da Classe Finn (em maio), o paulista Jorge Zarif estreou nesta segunda feira, dia 12 de abril de 2021, no Campeonato Europeu dessa classe, que está sendo disputado nas águas de Vilamoura, em Portugal. O velejador, que não competia em eventos internacionais há quase dois anos, começou com um mau resultado, chegando apenas na 46ª colocação, na primeira regata.
Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações
Mas já na prova seguinte, Jorginho, como é conhecido no mundo da vela, ensaiou uma recuperação, largando melhor e terminando na oitava posição. Com isso, ocupa a 30ª colocação na classificação geral do Europeu de Finn.
Segundo o nosso Campeão Mundial de Finn, o problema é enfrentar o enorme número de competidores. “Tem tem muito barco na raia, e apenas uma largada. Então é necessário ficar sempre entre os 10 primeiros para conseguir brigar por um bom resultado”.
A competição prossegue até o dia 16 de abril. Já o Mundial de Finn será realizado na cidade do Porto, entre os dias 5 e 12 de maio.
LEIA MAIS:
>> Classe C30 terá nova tripulação em barco de Ilhabela. Conheça
>> Scheidt supera rivais europeus da classe Laser e conquista título em Lanzarote, na Espanha
>> 36ª America’s Cup: com vitória do Team New Zealand, taça segue em casa
Depois de tanto tempo sem competir, Jorginho encara os treinos e as competições em Portugal como uma oportunidade de ver como estão os seus adversários na classe Finn. Mesmo com a indefinição de calendário, ele diz que treinou em praticamente dois períodos cinco vezes por semana, em Ilhabela e no Rio de Janeiro, para chegar pronto para as regatas de 2021.
Sobre o atleta

Esperança do Brasil para a conquista de medalhas na Olimpíada de Tóquio, Jorginho chamou atenção do mundo da vela ao conquistar, em 2013, com apenas 20 anos (!), o Campeonato Mundial na classe Finn, disputado na Estônia — triunfo que o Brasil não via há 41 anos na categoria. E isso em sua primeira temporada na categoria principal.
Antes, ele já havia conquistado o bicampeão mundial júnior da mesma classe da vela. Tudo somado, as conquistas lhe valeram o título de “Atleta do Ano”, em eleição do Comitê Olímpico Brasileiro. Na disputa estavam dois campeões olímpicos: o ginasta Arthur Zanetti e o nadador Cesar Cielo.
Em 2018, outra proeza: ao lado do proeiro Guilherme de Almeida, Jorginhp conquistou a Copa do Mundo de Star, nos EUA. Foi o seu segundo título mundial adulto, em duas classes diferentes.
Em 2016, quando tinha apenas 21 anos, terminou as olimpíadas do Rio em quarto. Agora, mais maduro, o filho de Jorge Zarif Netto (o Guga, que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-1984 e Seul-1988) tem tudo para conquistar uma medalha em Tóquio.
Por Amanda Ligório, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.
Gostou desse artigo? Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações para ser avisado sobre novos vídeos.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Embarcação da Majesty Yachts, dos Emirados Árabes Unidos, permite que proprietário adapte áreas de popa, flybridge e proa
Turistas poderão realizar passeios sem desembarcar ainda no 1º semestre; região abriga lobos e leões-marinhos
Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque
Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos
1ª aparição do casal após a modelo dar à luz ao terceiro filho foi no barco do estaleiro brasileiro, que estará no Rio Boat Show 2025