Cerimônia de abertura marca início da 2ª edição do Marina Itajaí Boat Show

Com a presença de autoridades locais, tradicional desenlace da fita abriu as portas do evento náutico que, de 4 a 7 de julho, apresentará mais de 70 barcos

Por: Redação -
04/07/2024
Foto: Rivo Biehl/ Revista Náutica

O Marina Itajaí Boat Show 2024, maior evento náutico do sul do Brasil, foi oficialmente inaugurado nesta quinta-feira (4)! Com a presença de autoridades locais, convidados e visitantes, a cerimônia de abertura deu o pontapé inicial, a partir das 14h, na segunda edição do salão que acontece até o próximo domingo (7).

Neste ano com o circuito 360º, o Boat Show de Itajaí cresceu em relação a sua primeira edição, no ano passado — fato exaltado por Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, durante o cerimonial.

Com muita alegria a gente vê que conseguiu fazer o evento estar de 35% a 45% maior, com mais expositores, com mais barcos na água, com um circuito fechado, tal qual como é em Cannes: você dá a volta, tem uma ponte que abre e que fecha– Ernani Paciornik

Foto: Rivo Biehl/ Revista Náutica

Ainda em seu discurso, Ernani reforçou o potencial da indústria náutica para o país e destacou a importância dos incentivos ao setor — responsáveis por trazer resultados tão positivos para Itajaí, um dos maiores polos náuticos do Brasil.

Estamos procurando trazer o melhor para onde acreditamos que está o melhor berço da náutica. É um estado arrojado, que acreditou no setor– ressaltou na cerimônia

Para o tradicional desenlace da fita, que simboliza o início do evento, além de Ernani Paciornik, se reuniram Carlos Gayoso de Oliveira, diretor da Marina Itajaí, Mané Ferrari, presidente da Acatmar, Eduardo Colunna, presidente da Acobar, Vinicius Lummertz, ex-ministro do Turismo, Thiago Morastoni, secretário de Turismo de Itajaí e o Capitão de Corveta Diêgo de Souza Gonzalez, representando a Marinha do Brasil.

 

Carlos Gayoso de Oliveira agradeceu a confiança de todos os estaleiros e expositores e relembrou o papel da Marina junto à cidade e às políticas públicas que fortalecem a área. “A Marina hoje é um marco para Santa Catarina e para o Brasil, enquanto estrutura náutica”, explicou.

Poucas cidades têm a oportunidade de receber eventos dessa magnitude e nós ficamos muito felizes de, junto com a NÁUTICA, construir algo assim– Carlos Gayoso de Oliveira, diretor da Marina Itajaí

Foto: Rivo Biehl/ Revista Náutica

Para o presidente da Acatmar, Mané Ferrari, o sucesso do Boat Show vem, em grande parte, das boas parcerias, capazes de levar a indústria além. “Isso mostra o poder das parcerias e do setor unido”, ressaltou.

Boat Show de Itajaí é motivo de celebração

Eduardo Colunna, presidente da Acobar, também discursou na cerimônia de abertura. Ele aproveitou para chamar a atenção para a qualidade dos barcos brasileiros, exportados com grande sucesso para águas internacionais, e reforçou que o salão náutico agrega tudo o que o setor tem de melhor. “Essa parceria reforça um leque de opções que amplia e é o que o setor náutico no Brasil precisa”, afirmou

Um evento como esse é um motor para trazer as pessoas a estarem de frente para o mar, e não de costas. Você tem um potencial de navegação e não à toa tem o tanto de empresas instaladas aqui– Eduardo Colunna, presidente da Acobar

Foto: Rivo Biehl/ Revista Náutica

Vinicius Lummertz, ex-ministro do Turismo, relembrou o passado de vitórias para o meio náutico e garantiu que é essencial pensar no futuro do Brasil aliado ao futuro do setor. “Precisamos de boas políticas públicas pra criar um bom ambiente de negócio e para que haja boas oportunidades. Desenvolvimento é uma questão moral. Nós precisamos nos juntar para fazer nossa parte. Hoje é um daqueles dias que podemos nos juntar e dizer que fizemos nossa parte”, apontou.

Foto: Rivo Biehl/ Revista Náutica

Representando o prefeito de Itajaí Volnei Morastoni, o secretário Thiago Morastoni elencou as conquistas econômicas e sociais da cidade e afirmou não ter dúvidas de que, em breve, o Boat Show de Itajaí será “o melhor do Brasil”, em vista de tudo o que consegue agregar em um só local.

Além de um ambiente de negócios onde se compra e vende barcos, equipamentos e tudo o que está atrelado ao setor, também temos uma oportunidade de convívio e entretenimento– Thiago Morastoni, secretário da cidade

Por fim, o Capitão de Corveta Diêgo de Souza Gonzalez desejou a todos um grande evento, relembrando a magnitude do espaço.

O Boat Show é um evento importante para a Marina Itajaí, para a cidade, o estado, a Marinha do Brasil e para o país, porque fomenta a mentalidade náutica, o turismo e o desenvolvimento econômico da região– Diêgo de Souza Gonzalez, da Marinha do Brasil

Foto: Rivo Biehl/ Revista Náutica

Além das autoridades que discursaram, também estiveram presentes Manuel Carlos Maia de Oliveira, fundador e presidente da Marina Itajaí, Ricardo Augusto, secretário de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Ronaldo Camargo, diretor geral de Administração e Finanças do Porto de Itajaí, Agnaldo Hilton dos Santos, presidente do Sindipi, Gabriel Kelm, presidente da Associação Empresarial de Itajaí, e Ronaldo Jansson Junior, presidente do Convention Bureau de Itajaí.


Atracado pela segunda vez nas águas de Itajaí, um dos principais polos náuticos do Brasil, o Boat Show apresenta mais de 70 barcos — 50 deles sobre as águas, sendo que os visitantes podem aproveitar a oportunidade de realizar test-drives antes de adquirir a embarcação.

 

O salão também reúne novidades e destaques do setor, exibidos por uma vasta gama de estaleiros, marcas de motores e lojas de equipamentos e acessórios para atender às mais diferentes necessidades dos amantes do mar e do luxo.

Foto: Rivo Biehl/ Revista Náutica

Pensado para superar o sucesso da primeira edição, o Marina Itajaí Boat Show 2024 conta com atrações para toda a família, como desfile de moda, aulas de vela e campanha assinada pelo saudoso cartunista Ziraldo.

 

Quem quiser acompanhar de perto os grandes momentos do evento náutico, pode aproveitar a transmissão ao vivo e in loco pelo canal da Náutica no YouTube.

 

Anote aí!

Quando: De 4 a 7 de julho de 2024
Onde: Marina Itajaí (Av. Carlos Ely Castro, 100, Centro, Itajaí-SC)
Horário: Quinta e sexta-feira das 13h às 21h; sábado e domingo das 11h às 21h
Mais informações: site do evento
Ingressos: site oficial de vendas

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Edição 392 da Revista Náutica já está disponível nas bancas e no app

    Através do aplicativo de NÁUTICA é possível fazer o download do material; confira os principais destaques da edição

    Max Verstappen recebe iate avaliado em mais de R$ 70 milhões na Itália

    Segundo jornal italiano, embarcação de 33 m do estaleiro Mangusta havia sido encomendada há 2 anos pelo piloto

    Megaiate grego O'Madeleine tem deque com cinema e beach club com spa

    Projeto da Golden Yachts aposta em áreas de bem-estar dos hóspedes para conquistar o mercado

    Navegar para descobrir: oportunidades para o turismo náutico no Brasil

    Especialista no tema, Bianca Colepicolo analisa obstáculos para setor e propõe soluções para crescimento da área

    2ª etapa da SailGP: Brasil garante melhor posição em uma regata desde estreia na competição

    Comandado pela campeã olímpica Martine Grael, equipe ainda registrou a maior velocidade atingida no 1º dia de regatas em Auckland