Cerimônia de abertura marca início da 2ª edição do Marina Itajaí Boat Show

Com a presença de autoridades locais, tradicional desenlace da fita abriu as portas do evento náutico que, de 4 a 7 de julho, apresentará mais de 70 barcos

Por: Redação -
04/07/2024
Foto: Rivo Biehl/ Revista Náutica

O Marina Itajaí Boat Show 2024, maior evento náutico do sul do Brasil, foi oficialmente inaugurado nesta quinta-feira (4)! Com a presença de autoridades locais, convidados e visitantes, a cerimônia de abertura deu o pontapé inicial, a partir das 14h, na segunda edição do salão que acontece até o próximo domingo (7).

Neste ano com o circuito 360º, o Boat Show de Itajaí cresceu em relação a sua primeira edição, no ano passado — fato exaltado por Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, durante o cerimonial.

Com muita alegria a gente vê que conseguiu fazer o evento estar de 35% a 45% maior, com mais expositores, com mais barcos na água, com um circuito fechado, tal qual como é em Cannes: você dá a volta, tem uma ponte que abre e que fecha– Ernani Paciornik

Foto: Rivo Biehl/ Revista Náutica

Ainda em seu discurso, Ernani reforçou o potencial da indústria náutica para o país e destacou a importância dos incentivos ao setor — responsáveis por trazer resultados tão positivos para Itajaí, um dos maiores polos náuticos do Brasil.

Estamos procurando trazer o melhor para onde acreditamos que está o melhor berço da náutica. É um estado arrojado, que acreditou no setor– ressaltou na cerimônia

Para o tradicional desenlace da fita, que simboliza o início do evento, além de Ernani Paciornik, se reuniram Carlos Gayoso de Oliveira, diretor da Marina Itajaí, Mané Ferrari, presidente da Acatmar, Eduardo Colunna, presidente da Acobar, Vinicius Lummertz, ex-ministro do Turismo, Thiago Morastoni, secretário de Turismo de Itajaí e o Capitão de Corveta Diêgo de Souza Gonzalez, representando a Marinha do Brasil.

 

Carlos Gayoso de Oliveira agradeceu a confiança de todos os estaleiros e expositores e relembrou o papel da Marina junto à cidade e às políticas públicas que fortalecem a área. “A Marina hoje é um marco para Santa Catarina e para o Brasil, enquanto estrutura náutica”, explicou.

Poucas cidades têm a oportunidade de receber eventos dessa magnitude e nós ficamos muito felizes de, junto com a NÁUTICA, construir algo assim– Carlos Gayoso de Oliveira, diretor da Marina Itajaí

Foto: Rivo Biehl/ Revista Náutica

Para o presidente da Acatmar, Mané Ferrari, o sucesso do Boat Show vem, em grande parte, das boas parcerias, capazes de levar a indústria além. “Isso mostra o poder das parcerias e do setor unido”, ressaltou.

Boat Show de Itajaí é motivo de celebração

Eduardo Colunna, presidente da Acobar, também discursou na cerimônia de abertura. Ele aproveitou para chamar a atenção para a qualidade dos barcos brasileiros, exportados com grande sucesso para águas internacionais, e reforçou que o salão náutico agrega tudo o que o setor tem de melhor. “Essa parceria reforça um leque de opções que amplia e é o que o setor náutico no Brasil precisa”, afirmou

Um evento como esse é um motor para trazer as pessoas a estarem de frente para o mar, e não de costas. Você tem um potencial de navegação e não à toa tem o tanto de empresas instaladas aqui– Eduardo Colunna, presidente da Acobar

Foto: Rivo Biehl/ Revista Náutica

Vinicius Lummertz, ex-ministro do Turismo, relembrou o passado de vitórias para o meio náutico e garantiu que é essencial pensar no futuro do Brasil aliado ao futuro do setor. “Precisamos de boas políticas públicas pra criar um bom ambiente de negócio e para que haja boas oportunidades. Desenvolvimento é uma questão moral. Nós precisamos nos juntar para fazer nossa parte. Hoje é um daqueles dias que podemos nos juntar e dizer que fizemos nossa parte”, apontou.

Foto: Rivo Biehl/ Revista Náutica

Representando o prefeito de Itajaí Volnei Morastoni, o secretário Thiago Morastoni elencou as conquistas econômicas e sociais da cidade e afirmou não ter dúvidas de que, em breve, o Boat Show de Itajaí será “o melhor do Brasil”, em vista de tudo o que consegue agregar em um só local.

Além de um ambiente de negócios onde se compra e vende barcos, equipamentos e tudo o que está atrelado ao setor, também temos uma oportunidade de convívio e entretenimento– Thiago Morastoni, secretário da cidade

Por fim, o Capitão de Corveta Diêgo de Souza Gonzalez desejou a todos um grande evento, relembrando a magnitude do espaço.

O Boat Show é um evento importante para a Marina Itajaí, para a cidade, o estado, a Marinha do Brasil e para o país, porque fomenta a mentalidade náutica, o turismo e o desenvolvimento econômico da região– Diêgo de Souza Gonzalez, da Marinha do Brasil

Foto: Rivo Biehl/ Revista Náutica

Além das autoridades que discursaram, também estiveram presentes Manuel Carlos Maia de Oliveira, fundador e presidente da Marina Itajaí, Ricardo Augusto, secretário de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Ronaldo Camargo, diretor geral de Administração e Finanças do Porto de Itajaí, Agnaldo Hilton dos Santos, presidente do Sindipi, Gabriel Kelm, presidente da Associação Empresarial de Itajaí, e Ronaldo Jansson Junior, presidente do Convention Bureau de Itajaí.


Atracado pela segunda vez nas águas de Itajaí, um dos principais polos náuticos do Brasil, o Boat Show apresenta mais de 70 barcos — 50 deles sobre as águas, sendo que os visitantes podem aproveitar a oportunidade de realizar test-drives antes de adquirir a embarcação.

 

O salão também reúne novidades e destaques do setor, exibidos por uma vasta gama de estaleiros, marcas de motores e lojas de equipamentos e acessórios para atender às mais diferentes necessidades dos amantes do mar e do luxo.

Foto: Rivo Biehl/ Revista Náutica

Pensado para superar o sucesso da primeira edição, o Marina Itajaí Boat Show 2024 conta com atrações para toda a família, como desfile de moda, aulas de vela e campanha assinada pelo saudoso cartunista Ziraldo.

 

Quem quiser acompanhar de perto os grandes momentos do evento náutico, pode aproveitar a transmissão ao vivo e in loco pelo canal da Náutica no YouTube.

 

Anote aí!

Quando: De 4 a 7 de julho de 2024
Onde: Marina Itajaí (Av. Carlos Ely Castro, 100, Centro, Itajaí-SC)
Horário: Quinta e sexta-feira das 13h às 21h; sábado e domingo das 11h às 21h
Mais informações: site do evento
Ingressos: site oficial de vendas

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Homem recupera Apple Watch que estava perdido no mar do Caribe há mais de um ano

    Aparelho foi encontrado ainda funcionando graças à ferramenta de localização do dispositivo

    Fluvimar mostrará sua linha de pontoons e barcos de pesca no Brasília Boat Show

    Estaleiro paranaense tem 30 anos de mercado e quase 13 mil barcos na água; salão acontece de 14 a 18 de agosto

    Maior barco da Fibrafort, lancha F420 Gran Coupé será destaque no Brasília Boat Show

    De 14 a 18 de agosto, público do evento náutico poderá conferir de perto os detalhes dessa e de outras duas embarcações do estaleiro

    Doutor Bruno: atleta olímpico dividiu rotina do kitesurf com medicina e mira ouro em Paris

    Entre plantões médicos e velejadas, Bruno Lobo superou lesões e falta de apoio para estrear nas Olimpíadas de 2024

    Fotos inéditas do Titanic prometem revelar detalhes nunca vistos dos destroços

    Expedição ao naufrágio conta com dois robôs ultra tecnológicos, que farão imagens e mapeamentos 3D no fundo do oceano