O tira-teima: um comparativo entre lanchas de comando aberto, hardtop e flybridge
O Loucos Por Barcos chegou ao nono programa da temporada! Nesta quarta-feira, foi ao ar ao vivo um bate papo sobre “Lancha HT ou FLY: qual o melhor tipo de barco para você?” e, pensando nisso, NÁUTICA trouxe um comparativo entre as três opções de configurações nas lanchas: de comando aberto, com hardtop ou com flybridge. Confira:
Comando aberto
-
Por ser aberto, o cockpit é exposto ao sol, ao vento e à chuva;
-
O cockpit é coberto por apenas uma capota baixa;
-
O piloto fica em contato com a área social, os solários, a plataforma de popa e tem controle de todo o barco;
-
Tem apenas um posto de pilotagem;
-
A visão da navegação é ampla e desimpedida;
-
As áreas mais utilizadas ficam no mesmo convés;
-
Lanchas de comando aberto têm centro de gravidade baixo e, por isto, maior estabilidade;
-
Todos a bordo passam a maior parte do tempo no cockpit, mesmo que o barco tenha cabine;
-
Tem bastante espaço para banhos de sol;
-
O piloto tem visão de todos dos lados do barco e acessa rapidamente a popa, dispensando ajuda nas manobras de atracação.
Leia também
» Travessias de lancha: como planejar e navegar com segurança no Loucos Por Barcos desta quarta
» Especial Semana de Vela de Ilhabela 2021: assista ao Loucos Por Barcos desta quarta-feira
» Convivência na água: Loucos Por Barcos reuniu um lancheiro, um velejador e um piloto de jet
Hardtop
-
O cockpit é parcialmente aberto e pode ter um teto solar;
-
O cockpit pode ser fechado e o hardtop é mais alto que uma capota simples;
-
Assim como nas lanchas de comando aberto, o posto de pilotagem é integrado ao resto do barco;
-
Só tem um comando e, por isto, não requer duplicidade de instrumentos;
-
A visão da navegação é limitada pelas molduras do para-brisa e das janelas;
-
Aqui também as áreas mais frequentadas ficam num só convés;
-
O casco tem centro de gravidade mais baixo e tende a balançar menos que as lanchas com flybridge;
-
O cockpit é um meio-termo entre os espaçosos conveses dos modelos de comando aberto e as confortáveis salas das lanchas com flybridge;
-
Há menos espaço para banhos de sol;
-
A visão do lado de fora não é tão boa quanto nas lanchas de comando aberto ou com flybridge, mas o piloto tem acesso rápido à popa.
Flybridge
-
Lá no alto, o flybridge fica mais exposto ao vento, ao frio e à chuva;
-
O flybridge pode ser apenas parcialmente protegido por capota;
-
No fly, o piloto não tem contato nem controle dos demais ambientes a bordo;
-
Permite ter um posto de comando alto, que precisa ser equipado com instrumentos de navegação;
-
Por ser alto e aberto, o flybridge oferece visão mais ampla da navegação;
-
O flybridge requer escada de acesso, que nem sempre é segura para crianças e idosos;
-
No flybridge, a sensação de balanço é maior;
-
O flybridge aumenta o espaço útil e é um ambiente a mais para as pessoas se espalharem a bordo e com mais privacidade;
-
O flybridge também pode ser usado para banhos de sol;
-
Nas atracações, a visão do piloto não é boa à ré e, para chegar à popa, é preciso descer a escada do flybridge;
Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Pesquisa aponta que mudanças climáticas aumentarão consideravelmente o risco de colisões entre o animal e embarcações
A ideia foi defendida pelo economista Gustavo Grisa, durante o 9º Congresso Internacional Náutica
Reynisfjara, no sul da Islândia, é famosa não só pela aparição na série vencedora de 59 Emmys
Previsto para iniciar itinerário em maio, Villa Vie Odyssey precisou de reparos e ficou preso em Belfast, na Irlanda do Norte
Santa Catarina lidera o ranking e São Paulo tem praia conquistando o feito pela 15ª vez consecutiva. Confira a lista completa da temporada