Navio histórico italiano passará por Fortaleza e Rio de Janeiro; confira os detalhes
Veleiro militar chamado de Amerigo Vespucci atracará em terras brasileiras nesta quarta-feira (4)
Chamado na Itália de “mais bonito do mundo”, o navio histórico italiano Amerigo Vespucci atracará ainda nesta semana na cidade de Fortaleza, Ceará. Considerado a “embaixada flutuante” do país europeu, o veleiro militar icônico da Marinha Italiana passará pelo Brasil como parte do seu tour mundial.
Polvo Dumbo raríssimo é avistado por mergulhadores; confira o vídeo
NÁUTICA estreia canal exclusivo no WhatsApp; saiba como entrar
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
No momento, a previsão é de duas paradas no Brasil, como parte do roteiro da volta ao mundo. Com 20 meses de duração, a turnê começou no dia 1º de julho de 2023, partindo do porto de Gênova. O navio deve retornar à Itália em fevereiro de 2025, após passar por 31 portos, três oceanos, cinco continentes e 28 países.
Em terras brasileiras, o navio histórico italiano aportará no cais 106 do Porto de Mucuripe, em Fortaleza, nesta quarta-feira (4), onde deve ficar até o dia 8 de outubro. Vale destacar que no dia 7 de outubro o Amerigo Vespucci estará aberto para a visitação pública, guiada e gratuita. Assim, os visitantes poderão conhecer todas as curiosidades e funcionalidades do navio.
Em seguida, a viagem do navio histórico italiano será retomada rumo ao Rio de Janeiro, onde a embarcação ficará do dia 20 até 24 de outubro.
O tour mundial do navio histórico italiano, por sua vez, ainda passará muitos meses navegando pelo continente americano — para ser mais exato, até 6 de julho de 2024 –, quando sairá de Los Angeles, nos Estados Unidos, para cruzar o Oceano Pacífico até chegar no Japão.
Conheça o navio histórico italiano
Com o intimidador lema “Não quem começa, mas quem persevera”, o veleiro é o mais longevo a serviço da Marinha Militar e foi criado em 1930. Além disso, ele também serve como um navio-escola desde 6 de junho de 1931.
O Amerigo Vespucci possui 100 metros de comprimento, 21 de largura e 28 de altura. Ao todo, o navio conta com 264 tripulantes militares, entre oficiais, suboficiais, sargentos, cabos e marinheiros. O nome do navio, por sua vez, é uma homenagem ao navegador nascido em Florença, hoje na Itália, que viveu de 1451 a 1512.
Como navegador, Amerigo — ou Américo Vespúcio, em nome aportuguesado — participou três vezes de expedições marítimas. Devido às suas descrições sobre a nova terra, o continente americano foi batizado em sua homenagem.
Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Salão acontecerá entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro, nas águas doces do Lago de Itaipu, no Paraná
Patrimônio histórico e cultural da cidade tem sofrido com o avanço das marés acima do normal
São quase 90 m² de área útil, com pernoite para seis pessoas e ingredientes de sobra para curtir rios, lagos, represas e baías abrigadas
Construído em 1974, este Swan 48 foi um dos destaques da 1ª etapa da competição, na classe RGS Clássicos
Com investimento de R$ 100 milhões, o local terá integração com a Baía Afonso Wippel, no complexo Marina Itajaí