Navio histórico italiano passará por Fortaleza e Rio de Janeiro; confira os detalhes

Veleiro militar chamado de Amerigo Vespucci atracará em terras brasileiras nesta quarta-feira (4)

03/10/2023
Foto: Consulado da Itália no Brasil/Divulgação

Chamado na Itália de “mais bonito do mundo”, o navio histórico italiano Amerigo Vespucci atracará ainda nesta semana na cidade de Fortaleza, Ceará. Considerado a “embaixada flutuante” do país europeu, o veleiro militar icônico da Marinha Italiana passará pelo Brasil como parte do seu tour mundial.

No momento, a previsão é de duas paradas no Brasil, como parte do roteiro da volta ao mundo. Com 20 meses de duração, a turnê começou no dia 1º de julho de 2023, partindo do porto de Gênova. O navio deve retornar à Itália em fevereiro de 2025, após passar por 31 portos, três oceanos, cinco continentes e 28 países.

Consulado da Itália no Brasil/Divulgação
Consulado da Itália no Brasil/Divulgação

Em terras brasileiras, o navio histórico italiano aportará no cais 106 do Porto de Mucuripe, em Fortaleza, nesta quarta-feira (4), onde deve ficar até o dia 8 de outubro. Vale destacar que no dia 7 de outubro o Amerigo Vespucci estará aberto para a visitação pública, guiada e gratuita. Assim, os visitantes poderão conhecer todas as curiosidades e funcionalidades do navio.

Foto: Consulado da Itália no Brasil/Divulgação

Em seguida, a viagem do navio histórico italiano será retomada rumo ao Rio de Janeiro, onde a embarcação ficará do dia 20 até 24 de outubro.


O tour mundial do navio histórico italiano, por sua vez, ainda passará muitos meses navegando pelo continente americano — para ser mais exato, até 6 de julho de 2024 –, quando sairá de Los Angeles, nos Estados Unidos, para cruzar o Oceano Pacífico até chegar no Japão.

Foto: Divulgação
Consulado da Itália no Brasil/Divulgação

Conheça o navio histórico italiano

Com o intimidador lema “Não quem começa, mas quem persevera”, o veleiro é o mais longevo a serviço da Marinha Militar e foi criado em 1930. Além disso, ele também serve como um navio-escola desde 6 de junho de 1931.

Foto: Consulado da Itália no Brasil/Divulgação
Foto: Divulgação

O Amerigo Vespucci possui 100 metros de comprimento, 21 de largura e 28 de altura. Ao todo, o navio conta com 264 tripulantes militares, entre oficiais, suboficiais, sargentos, cabos e marinheiros. O nome do navio, por sua vez, é uma homenagem ao navegador nascido em Florença, hoje na Itália, que viveu de 1451 a 1512.

Foto: Consulado da Itália no Brasil/Divulgação
Foto: Consulado da Itália no Brasil/Divulgação

Como navegador, Amerigo — ou Américo Vespúcio, em nome aportuguesado — participou três vezes de expedições marítimas. Devido às suas descrições sobre a nova terra, o continente americano foi batizado em sua homenagem.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Vírus gigante encontrado no Ártico pode amenizar efeitos do aquecimento global

    Estudo aponta que o organismo, mil vezes maior do que o vírus da gripe, consegue desacelerar o derretimento do gelo; entenda

    Estrada de pedra de 7 mil anos atrás é registro da história no fundo do Mar Adriático

    Cerâmicas e outros artefatos encontrados no local são vestígios que podem ter pertencido a antiga civilização de Hvar, na Croácia

    Curtir paisagens com água diminui a frequência cardíaca, apontam estudos

    Efeito positivo da água sobre a pressão arterial foi comprovado em três experiências com humanos

    Estaleiro holandês Feadship lança seu primeiro superiate movido a energia solar

    Embarcação de 59,5 metros representa mais um passo da marca rumo ao objetivo de ser neutra para o clima até 2030

    Mestra levará seu maior barco ao Marina Itajaí Boat Show 2024

    Estaleiro estará no evento náutico com três opções de lanchas que vão de 29,5 pés a 35 pés